|
|
|
| |
| |
|
10/11/2009 00:44
Quais os principais problemas que o movimento sindical portuário enfrenta hoje?
E o que é preciso fazer para mudar o atual panorama e fortalecer esse movimento? Dê a sua opinião.
|
| |
 |
31
Comentários
| Comente
o texto |
| |
Enviado por
Papo Serio
em 30/01/2010
(Rio de Janeiro)
Companheiros
Neste espaço democratico onde vejo a presença de alguns colegas que realmente pensam em sindicato como entidade para a categoria e não para uma claque particular, eu aproveito para chamar a atenção na reforma da legislação portuária que esta em discusão. Este momento é importante que as lideranças sindicais de todo o Brasil fiquem atentas para que não soframos um novo golpe neoliberal. Um dos objetivos é privatizar a Autoridade Portuária. Lideranças vamos deixar de tampar o sol com a peneira e desviar a atenção do trabalhador com papo furado..fala sério.
|
| |
Enviado por
Cileno Borges
em 29/01/2010
(Belém)
A representatividade sindical feita dentro de certas Cias.Docas, tendo estas como fontes pagadoras dos dirigentes sindicais, talvez precise ser revista.O dirigente sindical afastado de suas atividades funcionais trabalha na e para a entidade de classe tendo como pilar de suas atribuições defenderem os interesses de classe trabalhadora, porém quem paga os salários de forma a maior desses dirigentes é o empregador, justamente aquele que em época de discussão de Acordo Coletivo tenta,dentro de um ponto de vista economicista, fazer prevalecer a sutil idéia de que os trabalhadores já estão ganhando o suficiente e necessário e o que é previsto em lei pelos seus serviços prestados. Ou seja, o trabalhador só ganha aquilo a que faz jus,enquanto o dirigente sindical ganha pelo maior salário da categoria, o que não aconteceria se estivesse exercendo suas atividades normais na empresa. Faz-se mister nossos representantes libertarem-se de certas amarras para que essa autonomia intelectual seja mais original, pois em alguns casos certos dirigentes apenas têm nos repassado que a visão do empregador ESTÁ correta,MESMO QUE ESTE, empregador,ESTEJA DESCUMPRINDO CLÁUSULA DE ACORDO COLETIVO TAMBÉM FIRMADA PELA SINDICAL. Será que a nobreza da representatividade sindical depende necessariamente desse ganho a mais para que ela aconteça?Igualmente, certos gestores dessas Cias. sendo oriundos dos trabalhadores não deveriam ter a mesma flexibilidade que normalmente têm, caso não fossem gestores?
|
| |
Enviado por
Roberto Mora
em 29/01/2010
(São Chico...)
CONCORDO COM VOCÊ "MEU CHARÁ"... PORTANTO, LÁ VAI... ROBERTO MORA, NASCIDO NA CIDADE DE SÃO FRANCISCO DO SUL, EM 01/01/1970, ATUALMENTE TRABALHANDO EM VITÓRIA. QUANTO A CRISO DO SINDICALISMO... BEM, VEJAMOS... SINDICALISMO, SINDICALISMO MESMO... NÃO EXITE MAIS... TALVEZ TENHA EXISTIDO NOS IDOS DA DÉCADA DE 70 DO SÉCULO PASSADO... HOJE NÃO MAIS EXISTE QUE, DIGO NA ATIVIDADE PORTUÁRIA, ATIVIDADES DIVIDIDAS EM VÁRIOS SINDICATOS... ONDE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL MANDA TER UM SÓ... A TAL DA UNICIDADE SINDICAL... AINDA DIVIDIDO POR VAIDADES E POR ORGULHOS PÉRFIDOS... ONDE EU SOU EU E AQUELE É AQUELE... QUANDO ACORDARMOS SERÁ TARDE DEMAIS... DESDE A REVOLUÇÃO FRANCESA JÁ ESCUTAMOS O VELHO DITADO QUE A UNIÃO FAZ A FORÇA... ATÉ QUANDO VAMOS MANTER ENTIDADES DE ALTO CUSTO PARA OS TPAS... CADA SINDICATO TEM A SUA SEDE... DIRETORIA... CONTABILIDADE... EMPREGADOS... ASSESSORIA JURÍDICA... PERGUNTO: POR QUE NÃO NOS UNIRMOS NUMA ÚNICA ENTIDADE EM SISTEMA DE COLEGIADO, COMPOSTO POR SEIS CADEIRAS, UMA PARA CADA ATIVIDADE, SENDO O PRESIDENTE O VOTO DE MINERVA... OU MELHOR SE NÃO UMA CADEIRA PARA CADA ATIVIDADE, ENTÃO EM BLOCOS, PROPORCIONAIS AO NUMERO DE TRABALHADORES EM CADA ATIVIDADE. QUEM TEM MAIS TRABALHADORES TEM MAIOR REPRESENTATIVIDADE. É SÓ UMA IDÉIA, VIU? COM UMA ESTRUTURA UNIFICADA, NÃO GASTAREMOS TANTO COM A ADMINISTRAÇÃO SINDICAL E TEREMOS UMA ASSESSORIA JURÍDICA COESA, ISTO É, FOCADA NUM ÚNICO OBJETIVO. HOJE VEMOS UMA GRANDE TORRE DA BABEL. O FERREIRINHA EM 2006 JÁ ESCREVIA O MESMO!
|
| |
Enviado por
PORTOS AFLITOS
em 28/01/2010
(PORTOS DE BRISAMAR)
CARO BETO, O DIREITO AO CONDINOME OU O APELIDO ESTÁ EXPLICITO QUANDO VOCÊ ACESSA O ICONE COMENTE O TEXTO, VOCÊ MESMO É UM "BETO QUALQUER" DE SÃO CHICO " MEU CHARÁ ", E MAIS O BLOG PORTO GENTE TEM NOSSO e-mail E NO CADASTRO TODOS OS DADOS PERTINENTE AO LEITOR OU COLABORADOR. PORTANTO NÃO EXISTE O ANONIMATO.
PORTOS! SÃO PORTOS.
A BRISA QUE AGORA, SOPRA EM SEUS MOLES, SEUS CAIS, SUAS DOCAS.
TRAGA A TI PORTOS!
O SEU DIGNO LUGAR.
|
| |
Enviado por
Beto
em 27/01/2010
(São Chico)
TÍTULO II. Dos Direitos e Garantias Fundamentais. CAPÍTULO I. DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS. Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: [...] IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; [...]
|
| |
Enviado por
PORTOS AFLITOS
em 27/01/2010
(PORTOS DE BRISAMAR)
NÃO É DE SE ESTRANHAR, QUANDO AS PESSOAS PERDE O PODER, E DEPOIS VÊEM COM RETÓRICAS QUERENDO ACHINCALHAR, QUEM COM ESFORÇO E APOIO MAIOR DOS PORTUÁRIOS DO RIO DE JANEIRO ESTÁ TENTANDO MELHORAR AS CONDIÇÕES DE TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA DOS PORTUÁRIOS, POIS AS CONDIÇÕES CITADAS POR "PAPO SÉRIO"SÃO MUITOS ANTIGAS, DESDE DA ÉPOCA EM QUE "ELE" ERA DIRIGENTE SINDICAL, DEIXA DE SER HIPÓCRITA E PREGUIÇOSO JUNTE-SE AO GIANNETTO E AJUDE OS PORTUÁRIOS DO RIO DE JANEIRO.
PORTOS! SÃO PORTOS. A BRISA QUE AGORA SOPRA EM SEUS MOLES, SEUS CAIS E SUAS DOCAS, TRAGA A TI PORTOS! O SEU DIGNO LUGAR.
|
| |
Enviado por
Papo Sério
em 26/01/2010
(Rio de Janeiro)
Prezado companheiros
Sei que, em sua grande maioria, quem fala de porto, aqui, tem no minimo uma vida inteira dentro de uma das companias portuárias deste Brasil. Por isso não preciso lembrar o quanto os trabalhadores pagaram a conta do chamado custo brasil, que na época foi a desculpa da turma do Mantelli para fazer a Lei de Modernização dos Portos. Quem pagou a conta foi sem duvida o trabalhador e desde então eu não me lembro de ter ouvido uma voz que seja levantar a massa para reagir contra a depredação sindical que se deu . E a liderança foi se arrumando daqui e dali, ate terminar no atual estado dos sindicatos. Dizer que o presidente do sindicato dos portuarios do Rio é uma liderança sindical é desconhecer o quanto patronal ele sempre foi e seus caminhos ate a frente do sindicato, incluindo acordos e conchavos de deixar muito politico com inveja. O Sr Guterra desde que o Pedro assumiu colou com o cara e o que ele arrumou, nada a não ser participar do circo do poder. Quero saber qual liderança destes portos do Brasil se´preocupa com o estado das instalações em que os trabalhadores vivem. Aqui no Rio é uma vergonha, falta desde papel higienico ate aqua. moveis velhos e predios caindo os pedaços. Cade as lideranças?.Estão na fita.........Fala sério
|
| |
Enviado por
Aprigio
em 22/01/2010
(São Francisco do Sul)
Papo serio. Meu caro, tenho acompanhado os trabalhos da FEDERAÇÃO NACIONAL DOS PORTUÁRIOs, que hoje é presidida pelo Sr. Eduardo Lírio Guterra. Conheço mais ou menos 03 anos , e vejo que o seu trabalho , bem como os demais componetes da diretoria , esta correspondente a expectativa em todos os sentidos ,principalmnete, quanto a presença física nos sindicatos para debater quaisquer assuntos das categorias, independente de dia, local e estado. Bem como, tenho presenciado em reuniões em diversos locais , os trabalhos do Presidente do Sindicato dos Portuários do Rio de Janeiro, Sr. Segio Gianneto e sua diretoria, que demostram um grande interesse em busca de benefícios da categoria.
Desta forma, cabe ressaltar que o nosso presidente da Federação é da orla portuária do Porto de Vítoria , e tem nos reinterado quanto as responsabildade que os demais presidentes sindicais tem quer ter junto ao seus associados.
Por isso, muita vez temos que separar o joio do trigo.
abraço
|
| |
Enviado por
Papo Serio
em 22/01/2010
(Rio de Janeiro)
Companheiro
Vamos falar serio? Vamos dar uma paradinha e olhar para dentro do movimento sindical portuário. Tirando Vitoria, onde a união e a boa vontade deu uma lição, o resto foi morrendo e esta agora agonizando nas ultimas. As lideranças são comprometidas(vide sindicato de portuários do RJ), a categoria esta anestesiada pela idade e por uma nova geração que mais se preocupa com o proprio umbigo. As Federações estão juntoscoladas na politica da hora, pra garantir seu quinhão. Resultado? e isso que a gente ta vendo, um bando de maluco sem falar coisa com coisa e querendo sua fatia do bolo. O idealismo do passado morreu a muito, farinha pouca meu pirão primeiro, este é o lema da ocasião. aqui no Rio não existe sindicato de portuários e sim um grupo de pelegos que se preocupam com as causas proprias. Por isso eu só destaco Vitoria onde uma intersindical forte resgatou um pouco a moral do movimento sindical portuário. Mas uma andorinha so continua a não fazer verão.
|
| |
Enviado por
JAIRO286
em 09/01/2010
(Itajai/SC)
Primeiramente gostaria de agradecer a postagem do senhor Beto de São Francisco do Sul, sobre este assunto.
Sou membro da chapa vencedora nas eleições dos estivadores em Itajaí/SC, na qual colocamos como proposta uma renovação na forma de dirigir o sindicato de Itajai, sem idéias arcaicas, não centralizando funções, e colocando em discurção idéias e interesses para serem discutidos e aprovados pela maioria.
O pior sindicalista é o falso "entendedor", aquele que pouca coisa entende mas entende um pouco a mais que toda a categoria, e passa para todos a ideia que tudo sabe em discurços grandiosos seguidos de choros e filosofias, aplaudido pela minoria interesseira "boca de cofre".
Graças a Deus esse perfil de sindicalista mudou aqui em SC, (as 3 estivas de SC mudaram o perfil de sua direção), e lutaremos sim por transparencia, etica nas negociações, descentralização de poder, e união da classe trabalhadora.
Dia 13/01/2010, estaremos assumindo o sindicato e estaremos de portas abertas a todos os SINDICATOS DE ESTIVADORES DO BRASIL.
|
| |
Enviado por
iansa
em 08/01/2010
(rio de janeiro)
nao ha a menor vontade , o menor interesse em revigorar o porto do rio , com dragagem , equipamentos , armazens deteriorados , salarios de estivadores defasados , entra governadores , prefeitos , presidentes , e nada e feito em prol do porto . o porto esta morrendo e nada e feito . em frente ao armazem 22 , onde era feito a descarga de trigo , nao tem calado . deve ter tres metros de calado , nao possibilitando a atracaçao de navios . os descarregadores estao em condiçoes de uso , mas os navios nao tem condiçao de atracar. nao existe interesse de se trazer navios para um porto deteriorado onde se pratica as maiores taxas de atracaçao do planeta . paga -se taxa para tudo , tornando impraticavel a renovaçao de cargas no porto . nao tem interesse da parte de ninguem em se resolver este ploblema . nem da parte de docas , nem de operadoras portuarias , e o porto esta morrendo . o tpa esta agonizando , e o proprio governo da as costas a este lugar , que mantem centenas de dezenas de familias que vivem dos ganhos do porto . o governo arrecada menos , o estado arrecada menos , e ate as pessoas que viviam aos arredores do porto , agonizam . olhem para o porto do rio de janeiro com carinho , estam matando , literalmente , o porto . o descaso e o algos do tpa estivador , que nao tem tempo de se aposentar , e fica neste sofrimento sem igual , e suas familias sofrendo ............
|
| |
Enviado por
iansa
em 08/01/2010
(rio de janeiro)
o capitalismo selvagem age dentro da comodidade do tpa .a palavra de ordem do empresariado e ..o maior lucro com o menor custo , sofra quem sofrer , doa em quem doer , a nao divisao de lucros , por menor que seja , esta totalmente proibida aos menos favorecidos , neste caso , aos trabalhadores da orla maritima . pessimas condiçoes de trabalhos , descaso quase que total com a NR29 , QUE SE FOR COBRADA NA INTEGRA , PARA -SE totalmente o porto do rio de janeiro . a 8630 , E TOTALMENTE DESRESPEITADA , o empresario desvia a lei com condensendencia de pessoas que deveriam zelar por ela . deturpam a lei de tal forma , usando habilidades de advogados , que desviam a lei de seu curso , dando formas erroneas , deturpando as mesmas e , juizes , magistrados que deveriam ser guardioes da legalidade , da lei escrita , ver elas serem desrespeitadas por advogados de multinacionais estrangeiras , que pisam em solo brasileiro , tiram o trabalhador de seu posto de trabalho , mesmo com a lei favorecendo ao trabalhador , o sindicato impotente , o ogmo sendo manipulado por operadores portuarios que fazem tudo ao seu bel prazer , trabalhadores sem navio no costado , ternos reduzidos , sem aumento de salario real a mais de uma decada , centenas de familias passando necessidades , e , o trabalhador , impotente , seu campo de trabalho reduzido , a operadora libra , ferindo a mais pura forma da lei , nao tira tpa , e juizes dizem que esta tudo certo . ha anos que nao se tem dragagem no porto do rio
|
| |
Enviado por
Guto
em 18/12/2009
(Salvador)
O medo do trabahador de perder o emprego, Pois, todos sabem que é uma area promissora
|
| |
Enviado por
Tweeter
em 12/12/2009
(Navegantes)
PRINCIPAIS PROBLEMAS?!! TODOS SABEM. SÓ NÃO ENXERGA QUEM NÃO QUER:
- mentalidade atrasada,
- inflexibilidade,
- insteresses excussos,
- mão de obra desqualificada,
- sem estudo,
- sem interesse
- Inércia,
- filosofia "o navio não é meu, o container não meu, a carga não minha e tenho emprego garantido. Pra q estudar"
|
| |
Enviado por
Cileno Borges
em 08/12/2009
(Belém)
Certos sindicatos, representantes dos trabalhadores efetivos das nossas administrações portuárias, precisam passar por reformas em seus estatutos. Dizer que os associados são acomodados e que por isso essas reformas não acontecem logo, não é suficiente como justificativa, embora deva haver motivação para as coisas acontecerem. A pergunta é: porque as diretorias desses sindicatos custam tanto a convocar a categoria para discutir essas reformas? Dirigentes sindicais afastados do trabalho para representar a classe trabalhadora, ganhando pelo maior salário da categoria é passível de discussão. Existem muitos trabalhadores das nossas cias. docas que gostariam de saber os porquês desses ganhos estarem acima da média da maioria dos outros que se encontram em pé de igualdade funcional e com o mesmo ou maior tempo de casa desses dirigentes. É prudente se evitar certos sutis afagos dos donos do poder, tendo sempre em vista manter e não esquecer nunca de suas origens, como garantia de uma representatividade com maior grau de autonomia intelectual, política e, porque não, também econômica. Contudo, ainda sim existem dirigentes de valor em nossas entidades de classes e outros potenciais dirigentes que vêm naturalmente se formando, tendo em vista fortalecer esse movimento que anda, na visão de alguns, desacreditado, culpa tb da pouca participação de muitos de seus associados. A sobrecarga de tarefas às sindicais tb precisa ser revista, há questões relativas às associações de profissionais.
|
| |
Enviado por
Beto
em 07/12/2009
(São Chico)
Companheiros... São pelas virtudes que se é mais bem castigado... Lembram do Ferreirinha? Foi descredibilizado, tratado como se nada soubesse de Porto... contudo, preveu no início do ano a queda de um ditador... o Sr. Saul Airoso da Silva... conhecido como a "rainha da inglaterra" dos portuários, pois, era presidente de tudo... aonde quero chegar... dia 05 de dezembro último, houve eleição no Sindicato dos Estivadores de Itajaí e o Sr. Saul... perdeu as eleições!!! Agora sim podemos esperar um novo recomeço... pois, Sr. Saul... política e sindicalismo não são atividades compatíveis!!! Adeus!!! e Saudações ao Ferreirinha!!! que neste Ano de 2009 ajudou os Arrumadores de São Chico a colocar ordem na casa e pelo visto deve ter colocado os dedos nas mudanças em Itajaí também...
|
| |
Enviado por
lashing
em 05/12/2009
(Rio de Janeiro)
A culpa é dos próprios associados que são acomodados, preferem a se entragarem do que lutarem. Para depois ficarem reclamando no ponto de escalação. Só pensa no presente mas se esquecem do futuro , todo planejamento é feito para se coher frutos a longo prazo na beira da praia os trabalhadores so pensam no hoje.
|
| |
Enviado por
CABEÇA PENSANTE DA ESTIVA
em 01/12/2009
(RIO DE JANEIRO)
Li todos os comentarios, espero que os sindicalistas brasileiros na sua maioria tenham lido, ou alguém faça chegar a seus ouvidos. Só queria relatar que o sindicato sempre foi local de discussão, trabalho e luta, tem pessoas que se apoderam do cargo, manipulam trabalhadores de mentes fracas, choram quando fazem discurso, dão tapinha nas costas dos trabalhadores e fortes abraços, comem até em lata de goiabada pra passar a imagem de homem do povo, emprestam dinheiro que é do próprio trabalhador etc. etc. Existem no meio sindical portuário, mta gente de grande competência porém não conseguem se destacar entre esses ratos políticos, por serem pessoas honestas e que querem fazer a coisa certa.
Trabalhador descontando valores absurdos e o diretor diz que é pra pagar dívidas passadas, conseguem vencer o trabalhador no cansaço, rombo nas contas do sindicato, pessoas que ficaram bem de vida as custas do trabalhador.
Para mudar este panorama atual realmente tah difícil, soh colocando alguns diretores em cana e revertendo seus bens em prol do sindicato, pois quando chegar a próxima diretoria, eles vão pensar 2 vezes antes de delapidar o patrimônio do sindicato!!
|
| |
Enviado por
Joao Roberto
em 30/11/2009
(Santos - São Paulo - Brasil)
Eu acredito que realmente não existe problemas nos movimentos seja sindical ou qualquer outro tipo de organização, pois bem, apos ler diversas opiniões e ate mesmo ter participado dessas organizações nos ultimos anos, como representante eleito, poderia concluir q realmente os tempos mudaram a ordem do dia tb, ou seja, os modelos anteriores com relação aos atuais não são + eficazes e eficiente, ao ponto de termos grande mobilizações de massa e apoio popular das + diversas classe sociais e categoria laborativas, portanto, devemos tb atualizar as avaliações dos movimentos, e ai incluindo os portuarios, que nos ultimos anos vem tendo 1 evolução na automação e modernização de sua estrutura de trabalho e mudando a ordem do dia. Se consideramos a evolução industria e, serviços, podemos concluirmos q é apenas 1 questão de referencias para medirmos ou avaliar se temos ou não 1 movimento com problema ou simplesme não representa + nada. Tenho outra opinião com relação ao sindicalista (ex), HOJE Presidente do BRASIL, segundo mandato, eleito com o voto popular, se quando dirigente ou mesmo como oposição tinha divergencias aos governos q antecederam, e é logico q HOJE enquanto Governo, não fara oposição a ele mesmo, e partindo da organização da sociedade seja qual for a representatividade sera motivo de reavaliar a gestão de governo sobre os pleitos da massa mobilizada, claro ne...
|
| |
Enviado por
celio guanandy
em 28/11/2009
(antonina)
O grande problema com os sindicatos da area portuaria é a desunião a vaidade , é achar que se é estivador é melhor que os outros , com esse pensamento de "farinha pouca meu pirão primeiro", é o que os empresários que administram os terminais hoje no Brasil, estão contando, querem dividir para acabar e tornar a mão de obra dos TPAs vinculada, e pagando uma merréca para os trabalhadores aumentando ainda mais os seus extratosféricos lucros. Temos que seguir o exemplo de quem está dando certo com a intersindical, só tendo união dos sindicatos é que vamos poder mostrar a força do Trabalhador. Temos mais é que acabar com o monte de sindicato em cada Porto Organizado, devem ser sindicatos de Trabalhadores Portuários por unidade da federação, (estados) assim teremos mais Força e seremos reconhecidos no ambito nacional, porque se nós fazermos uma greve greve geral paramos o Brasil só assim com muita união é que os empresários vão dar o Real Valor nosso Trabalho.
Celio Guanandy Estivador em Antonina
celioguanandy@gmail.com
|
| |
Enviado por
Rodrigo Alessandro Ferreira - Ferreirinha
em 21/11/2009
(Itajaí)
Blog
ferreirinha357.spaces.live.com
A Vaidade!
|
| |
Enviado por
Roberto Hernandes
em 19/11/2009
(Vitoria ES)
Concordo Giovanini, aqui em vitória onde temos uma Intersindical que discute todos os problemas dos trabalhadores em conjunto, quando se fala em unificação fica todo mundo se mechendo na cadeira isso é um absurdo, nos ja poderiamos ter avançado muito mais, infelismente o cooporativismo fala mais alto. Isso só acontece porque nos trabalhadores que somos o sindicato acomodamos com essa situação. O suport tem em seu estatuto, que o Diretor eleito é obrigado a abrir mão de seu mandatato para uma possível "UNIFICAÇÂO". Quem faz os Sindicatos são as pessoas precisamos cobrar Trasnparência e atitude.Não concordo também com pessoas que estão no movimento Sindical para usar em beneficios próprios, ou seja, fazer "carreira política", partidária e não a Sindical.
|
| |
Enviado por
silvia apareida de almeida
em 18/11/2009
(santos)
Ninha parabens tambem tenho a mesma opinião , pois meu marido sofreu um acidente e se não tivesse um familia unida estariamos passando por mais dificuldades ainda , e ainda bem que pagava o inss hj o que recebe de aposentadoria é pouco mas pra quem ficou impossibilitado de trabalhar é muito e na época do acidente 03 anois atrás ele pagava sindicato que o mesmo nunca veio saber o porque ele nunca mais apareceu por la , e quando fui procurar o sindicato pra uma orientação fui informada que não teria direito porque não estava em dia com a mensalidade , então abaixo a contribuição sindical pra renovar a antt e exija a contribuição ao inss porque assim tambem vamos pagar a quem ja esta aposentado que um dia vai chegar a sua vez de ter alguem trabalhando e apgando seu beneficio( mesmo que seja pouco )
|
| |
Enviado por
faro fino
em 18/11/2009
(santos)
fico indignado que certos sindicatos ao inves de ajudar só atrapalha a quem queira fazer trabalho social no lugar de meter a mão no bolso do trabalhador ao invés de mostrar serviço de qualidade para ter socios e se sustentar da contribuição mensal dos mesmos , outra coisa que não entendo é porque o caminhoneiro autonomo não tem nenhum direito na fundação setaport , afinal tambem somos trabalhador do porto , pois a maior parte da carga dos navios chegam de caminhão e não voando gostaria de ser reconhecido como trabalhador portuario .
pois o sindicato desta classe (caminhoneiro autonomo não vale nada) ainda pede pra antt suspender a senha de quem trabalha serio mostra serviço de qualidade com responsabilidade social e não mete a mão no nosso bolso
|
| |
Enviado por
del
em 18/11/2009
(Angra dos Reis)
os proprios culpados do enfraquecimento do movimento sindical brasileiro, é o proprio trabalhador, que aceita seus representantes a administra politicamente o sidicato, não propoem mudanças nos estatutos socias que na sua maioria foram criado para defender a diretoria, que usa o sindicato para garantir beneficios proprio, principalmente no que diz respeito ao afastamento da lideranças sindical do local de trabalho para exercer cargo de direção com garantia de remuneração ( engodo crido pelos acordos coletivos de trabalho) temos que rever essa pratica e fazer uma profunda analise sobre o assunto, a participação do movimento sindical nos conselhos, nas comissões criadas normalmente para desarticular o movimento, portanto ta mas que na hora do movimento sindical atraves das centras sindicais, fazer uma grade reforma no sindicalismo brasileiro, principalmento no sistema portuarios que estão deixando passar uma grande oportunidade atraves da mudança~que esta vivendo o setor e se fortalecer com a unificação dos sindicatos e das federações, o que não acontece, simplismente por vaidade dos dirigentes uma vergonha, e quem vem perdendo com isso são os trabalhodores que cada ves mais vem deixando de acreditar na sua hoganização e acreditando mais nos patrões . não podemos mas esperar, pois o amanhã pode não chegar.
|
| |
Enviado por
ninha
em 18/11/2009
(santos)
sindicatos ( com excessão de poucos ) vergonha nacional , sabe porque atrelar a contribuição sindical para renovação da antt é uma vergonha porque acordos da cupula sindicalista que não tem competencia pra dar um bom atendimento aos seus associados ( usuarios e assim manter socios contribuintes para suprir suas despesas) conforme resolução 3056/09 Sem nenhuma assembléia que determinou a taxa sindical do caminhoneiro autonomo r$ 66,45, onde acharam esse valor , autonomo não tem ganho e nem serviço fixo e diga -se de passagem não esta sob as leis da CLT,porque pra cobrar estadia r$ 1,00 a hora parado depois da espera de 06 horas tem que entrar na justiça comum porque a do trabalho não aceita )
A pior vergonha é não exigir que o autonomo pague a contribuição ao INSS que da direito a assistencia medica hospitalar ,afastamento remunerado em caso de acidente e mais tarde uma aposentadoria , na resolução esta obrigação foi deixada de lado , mas a maldita contribuição sindical não .
Ainda foram reclamar e conseguiram suspender a senha do MUBC Santos que vinha realizando um trabalho social junto ao inves de cobrar o absurdo de r$45,00 r$50,00 até r$60,00 reais por placa estavam pedindo a doação de 02 latas de leite por veiculo pra depois doar ao fundo social das prefeitruas como foi feito
MAS TRABALHO SOCIAL PRA SINDICATO É PRA GENTE BOBA QUE NÃO SABE METER A MÃO NO BOLSO DO TRABALHADOR
|
| |
Enviado por
Cileno Borges
em 17/11/2009
(Belém)
Igualmente, a pluralidade de linhas de pensamentos e idéias, bem como, os interesses que fazem com que uns e outros estejam sindicalizados são, ao mesmo tempo, muito difusos e de certo complexo entendimento. Há associados que vêem nos sindicatos um meio de suprir as ausências e deveres do empregador em lhes prestar melhor atendimento às suas necessidades como comer, medicar-se, socorrê-los nos momentos de aperto financeiro e cuidar de sua saúde. Aí muitos só vêem os sindicatos como um mero assistencialista. Esse não deixa de ser também o papel dos sindicatos, a questão do seu fazer social. Outros vêem nos sindicatos, também, aquela entidade que vai sempre brigar pela defesa dos seus interesses, se possível com unhas e dentes, não medindo esforços na busca dessa representatividade. Aí está o lado politico-administraivo dos sindicatos. Com certeza, o sindicalismo de ontem está diferente do de hoje quanto à relação sindicatosxempregador. Muitos reclamam que esta relação está muito próxima e estreita quanto a alguns aspectos o que os faz pensar, também, que alguns sindicatos arrefeçam muito quanto a certas tomadas de decisões, muitas das quais pouco aceitas pela maioria dos seus associados. Mas, o pior de tudo é, hoje, ver pessoas que ontem foram sindicalistas puros e que hoje mudaram complemetamente seus modos de pensar e agir em relação ao empregador. Isso poderia ser até um avanço, mas não é, é o jogo político da defesa de interesses recíprocos, que nem sempre são os de todos.
|
| |
Enviado por
Cileno Borges
em 17/11/2009
(Belém)
Além da busca de paradigmas alguns sindicatos, também, precisam auto se afirmar no cenário regional. A composição e mandato(s) de certas diretorias têm feito que seus reais propósitos fiquem sob suspeição, pois interesses coletivos passam a ser secundários, dando-se primazia e utilizando-se alguns sindicatos como verdadeiros trampolins para galgar cargos ou apenas se atingir a realização de projetos pessoais enquanto se estão nestes, inclusive instrumentalizando suas estruturas para se alcançar tais projetos. Sindicatos são para representar e defender econômica e profissionalmente os interesses dos trabalhadores. Quando isso deixa de acontecer, tenta-se brigar para que estes voltem às suas gêneses. Porém, para muitos, a única alternativa e deixarem de ser associados, pois percebem que, há muito, alguns estão totalmente desfigurados, descaracterizados, numa palavra, patronalizados. Um sindicato que chega ao ponto de ter em suas fileiras diretores que são prepostos da Cia. contra associados em reclamatória trabalhista, quando era para ser o inverso, e sua diretoria se omite ou demora na iniciativa em afastá-los - já tendo sido esta inúmeras vezes advertida que funcionários que são comissionados, portanto, que exercem cargo de confiança na empresa não podem, ao mesmo tempo, por incompatibilidade ideológica, serem também dirigentes sindicais – não pode esperar outra coisa a não ser o distanciamento de seus associados e, consequentemente, o esvaziamento permanente de seus fóruns.
|
| |
Enviado por
Plínio Alvarenga
em 17/11/2009
(Santos)
Não podemos apontar qualquer críticas ao movimento portuário ou ao movimento sindical geral sem olharmos para a história recente brasileira, entendendo a historia recente como aquele período que se inícia em abril de 1964 até o presente momento.
Não podemos esquecer que nesta fase da história o movimento sindical perdeu a sua identidade ideológica - perda esta que não se restringiu apenas na mudança de páginas, mas de vidas ceifadas - principalmente o movimento sindical portuário que se identificava com ideários libertáios. Se no período da ditadura a truculência imperava, no período pós ditadura, com relevância ao período FHC, que buscou "quebrar a espinha dorsal" do movimento sindical, e neste período coube aos portuários enfrentar a privatização e a desmoralização da sua identidade de trabalhador avulso.
A geração que nasceu em 64 hoje contam com 45 anos de idade, isto é em pleno potencial da sua vida ativa e muitos destes hoje são lideres sindicais gerados pela ditadura e portanto com as imagens da história recente brasileira. Por outro lado não podemos negar que o movimento sindical construiu a sua estrutura de organização interna com a efetivação das Centrais Sindicais, porém não podemos negar também que esta construção por ser orgânica, se distanciou do seu principal instrumento organizativo o social.
O Governo Lula deveria ser meio e não fim das reivindicações sociais. Hoje as 40h esta se tornando meio da organização. Demorou 12 anos para o Lula ser presidente
|
| |
Enviado por
Uriel Villas Boas
em 17/11/2009
(Santos)
Os m ovimentos sociais e não apenas o movimento sindical passam por momentos de muita dificuldade. E as razões são as mais diversas. Uma delas, por certo, tem a ver com a presença de um ex-sindicalista no Poder maior. É uma colocação que exige uma longa explicação. Mas de forma suscinta pode-se dizer que enquanto oposição, o discurso é um. Quando se ascende ao Podcer, não é mais a oposição se manifestando. Passa a ser situação. Surgem então as dificuldades e questionamentos. E a falta de preparo para enfrentar os novos problemas. É uma das razões para que o movimento sindical seja levado a posicionamentos sem unidade. E sem conseguir a mobilização das bases. Esta é uma questão que atinge o movimento sindical portuário. Que precisa passar por uma profunda discussão entre suas lideranças, rememorando o tempo em que as lutas levaram a grandes conquistas. Mas havia mais unidade, mais ação conjunta. O que não aconte nos dias atuais. Enquanto isto a classe patronal age de forma inteligente, pressionando e conseguindo mudanças na legislação a seu favor.Numa negociação, apresentam-se em conjunto. E o sindicatos operários via de regra, estão divididos Ainda é te mpo para que se faça uma reflexão e se pense grande. Pois o portuário faz parte da história sindical brasileira.
|
| |
Enviado por
Paulo C. B. Giovaninni
em 17/11/2009
(Vitóiria)
O principal problema que atravanca o movimento sindical portuário, com certeza, é a fragmentação de sua representatividede em vários sindicatos numa mesma base que, na sua grande maioria, priorizam mais os interesses dos grupos dominantes (lê-se diretores) em detrimento da categoria como um todo. A solução para isso está na unificação dos sindicatos portuários numa unica representatividade. Isso fortalecerias a categoria e ao mesmo tempo diminuiria o número de diretores a disposição dos sindicatos. Mas ninguém que perder o status nem as benesses que o cargo de diretor propicia. São muitos macacos para poucos galhos, não teria espaço para agasalhar todos, por isso os "capos" (diretores) não puxam e nem permitem essa discussão. Mas como disse certa vez disse o companheiro Irineu (do Suport-ES), a unificação é inevitável, um dia qualquer no futuro, nem que seja em baixo de uma ponte, junto a uma fogueirinha de papel, ela sairá. Se não for no amor será na dor, com certeza.
|
 |
| |
 |
|
|
|