Home  
 
.::. Pecem .::.  
 
  • Angra dos Reis
  • Antonina
  • Aratu
  • Areia Branca
  • Barra do Riacho
  • Barra dos Coqueiros
  • Belém
  • Cabedelo
  • Estrela
  • Ilhéus
  • Imbituba
  • Itaguaí
  • Itajaí
  • Itaquí
  • Maceió
  • Manaus
  • Mucuripe
  • Natal
  • Paranaguá
  • Pecem
  • Pirapora
  • Porto Alegre
  • Porto de Navegantes
  • Porto Velho
  • Recife
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande
  • Salvador
  • Santarém
  • Santos
  • São Francisco do Sul
  • São Sebastião
  • Suape
  • Vila do Conde
  • Vitória
  • Ceará

  • Pecém aumenta fluxo de cargas e projeta recorde para 2010  
    Texto atualizado em 19 de Janeiro de 2010 s
    Bruno Rios
    reportagem
     

    Janeiro não poderia ter começado melhor para o Porto de Pecém (CE). O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) divulgou os números dos portos brasileiros em 2009, Pecém liderou o ranking de exportação de frutas e, mesmo em um período marcado pela crise mundial, movimentou 33% a mais de cargas entre janeiro e dezembro do ano passado em relação ao mesmo período de 2008. Para 2010, a projeção é de quebra do recorde histórico de toneladas, que até hoje pertence a 2007, com exatos 2 milhões movimentados.

    O mais surpreendente foi o aumento de 33% na movimentação de cargas entre 2009 e 2008, incluindo-se carga geral, contêiner, granel líquido e gás natural. No total, foram 1,9 milhão de toneladas transportadas, contra 1,3 milhão de 2008. Os destaques foram o aumento de 29% no transporte de longo curso e 41% a mais de cargas na cabotagem. Pecém manteve a liderança na exportação de frutas e por seus terminais passaram 261 mil toneladas de produtos do tipo, o equivalente a 37% de tudo que o Brasil exportou de frutas no ano passado.

    No quesito de importação de produtos siderúrgicos, o Porto de Pecém figurou em segundo lugar no ranking do MDIC, tendo transportado 353 mil toneladas em 2009, sendo ultrapassado apenas pelo Porto de Santos (SP), com 510 mil toneladas. Atrás de Pecém na lista surgem os portos do Rio de Janeiro, São Francisco do Sul e Itajaí (SC) e Vitória (ES). Estes números deixam Mário Lima Júnior, diretor de Desenvolvimento Comercial da CearáPortos, como demonstrou ao PortoGente, cheio de esperança para um 2010 histórico.


    Complexo de Pecém é um dos mais promissores da região Nordeste

    “A fruta é um de nossos principais filões. O melhor ano foi o de 2007 e esperamos igualar aquele período ao longo de 2010. Se isso ocorrer, o que é muito provável, e se prosseguirmos no processo de diversificação de cargas movimentadas, nós bateremos em 2010 o recorde histórico, com movimentação de mais de 2,3 milhões de toneladas em 12 meses. Na recessão, os produtores de fruta fizeram direitinho a lição de casa e agora todos nós colhemos as vantagens disso. As perspectivas para Pecém são as melhores possíveis”.

    Mário Lima ainda confirmou que um carregamento de 70 mil toneladas de minério de ferro será exportado para a China na segunda quinzena de fevereiro pelo Porto de Pecém. O minério procede das minas do município de Sobral (CE) e está sendo transportado por via ferroviária até o porto. Até hoje, já estão estocadas no pátio de Pecém 32 mil toneladas do produto, devendo o total de 70 mil toneladas ser atingido até o dia 15 de fevereiro. “Além disso, estamos investindo na carne congelada, que vai abrir muitas portas no exterior”.

    PortoGente mostrou na última semana que a prioridade da CearáPortos é finalizar a construção do Terminal de Múltiplo Uso (Tmut), fundamental para agilizar tanto  o embarque quanto o desembarque de contêineres, hoje feito no Píer 1 de Pecém. A novidade é que agora o Governo do Ceará trabalha com prazo para as primeiras operações no Tmut: o mês de outubro próximo. Ao mesmo tempo, a CearáPortos articula a construção de um pátio exclusivo para cabotagem, com 20 mil metros quadrados de área e mais de R$ 3 milhões de investimentos.

    Website: www.cearaportos.ce.gov.br

     
     
     
     
    Anteriores
    31/08/10 |  3:17 
      Estrutura para contêineres é o maior gargalo do Porto do Pecém
    15/06/10 |  1:17 
      Criação da cidade de Pecém será decidida em plebiscito
    08/06/10 |  1:51 
      Emancipação do Distrito de Pecém está mais próxima
    27/04/10 |  2:46 
      Pecém corre para licitar obras de expansão até o final do ano
    20/04/10 |  2:19 
      Executivo elogia retroárea e planejamento do Porto do Pecém
    02/02/10 |  7:17 
      Exportadores de frutas cobram do Ministério da Agricultura mais fiscais agropecuários em Pecém
    26/01/10 |  0:11 
      Pecém aposta na exportação de cargas congeladas e frutas para lucrar mais
    19/01/10 |  0:16 
      Pecém aumenta fluxo de cargas e projeta recorde para 2010
    27/03/09 |  0:30 
      Pecém celebra norma de exploração e ausências de Ogmo e CAP
    09/12/08 |  7:03 
      Porto cearense se mobiliza para figurar entre os melhores
    08/07/08 |  0:25 
      Governo dá início a obras de termelétrica e divulga expansão
    29/04/08 |  5:44 
      Novos terminais vão mudar a cara do complexo nordestino
    16/10/07 |  0:51 
      Siderúrgica vira novela mexicana: gás é o vilão
    28/11/06 |  0:05 
      Construção de píer em Pecém se constitui em verdadeira novela
    05/09/06 |  3:43 
      Pecém investe em infra-estrutura para figurar entre os principais do Brasil
    27/06/06 |  3:14 
      Pecém ganhará terminal de gás para abastecer região Nordeste
    27/12/05 |  3:01 
      Pecém já é o 4° do Nordeste em exportação