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O Terminal Portuário de Alcântara é um projeto liderado pelos portugueses Nuno Martins e Paulo Salvador, diretores-executivos da Grão-Pará Multimodal. A iniciativa consiste em uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) composta por um porto de águas profundas e um ramal ferroviário, com objetivo de, no futuro, amplar a malha multimodal ao longo do território maranhense, conectando os portos aos setores produtivos mais importantes do Arco Norte.

O estudo de impacto econômico realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) avalia que o empreendimento proporcionará efeitos positivos no desenvolvimento econômico do MATOPIBA (sigla que reúne as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), além de ter potencial de aumentar em até 20% o Produto Interno Bruto (PIB) do estado no qual será instalado. Alcântara é hoje um município quase deserto, onde seus habitantes vivem principalmente da agricultura, da pecuária e da pesca. A maior parte da produção agrícola é considerada de subsistência, distribuída em dois tipos de lavouras: temporária e permanente.

O acesso ferroviário ao terminal deverá ser feito a partir de um ramal ligando a Estrada de Ferro de Carajás (EFC), com possíveis futuras ligações com a Ferrovia Norte-Sul e com a Ferrovia Transnordestina. O complexo portuário está projetado para ocupar uma área de 11 milhões de m2 (1.100 hectares) e poderá operar principalmente minério de ferro, ferro gusa, grãos alimentares e carga geral.

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Projeto apresentado ao Ministério da Infraestrutura

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* Clique aqui e acesse a apresentação completa do TPA


Avaliação de Impacto Econômico do Terminal Portuário de Alcântara
Documento elaborado pela Universidade Federal do Maranhão

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- Clique aqui para acessar

Contrato de Parceria
Acordo de caráter pioneiro assinado entre a Grão-Pará Multimodal Ltda. e a Associação de Moradores da Comunidade Negra Rural Quilombola de Vila Nova Ilha do Cajual

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Termo de Referência do Ibama para elaboração do EIA/RIMA do Terminal Portuário de Alcântara
- No EIA/RIMA deverá ser apresentada a conclusão sobre os resultados do estudo, enfocando os seguintes pontos: prováveis modificações ambientais na área de influência decorrentes do empreendimento, considerando a adoção das medidas propostas no Plano de Gestão Ambiental; existência de outros empreendimentos previstos e/ou existentes na área de influência, suas relações sinérgicas, efeitos acumulativos e conflitos potenciais como empreendimento em questão; e Conclusão quanto à viabilidade ambiental do empreendimento, confrontando com a hipótese de não execução do projeto.
* Clique aqui aqui para acessar o Termo de Referência já protocolado


Áreas Portuárias e Logísticas
Plataforma digital de atendimento portuário e consultoria de mídia voltada para a comercialização de áreas e terrenos com potencial de uso no universo portuário e logístico
* Clique aqui para ver o mapa de terrenos disponíveis no Maranhão

Outras perspectivas do WebSummit Arco Norte
* Governador Flávio Dino (MA): Gestão e ampliação do Porto do Itaqui, novos terminais privados, regularização fundiária e eficiência da malha multimodal que abastece o Maranhão
* Advogada Mayana Stella: Regularização documental de terrenos e assessoria jurídica são fundamentais para desenvolvimento portuário no Maranhão

Mensagem do Portogente aos Navegantes
* Arco Norte, elo de ligação econômica do Brasil com o mundo

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