Com as operações no porto público do Itaqui e no terminal privado da Vale em Ponta da Madeira quase atingindo a capacidade máxima das instalações, investidores e empresários estão se articulando para viabilizar a construção de novos terminais. É o caso do Terminal de Alcântara, projeto elaborado pela Grão-Pará Multimodal e com perspectiva de início das obras em 2021, e do Porto São Luís, que deverá receber investimentos chineses.

Um futuro aumento na movimentação de cargas necessita ser acompanhado da instalação de unidades fabris, armazéns, pátios de tancagem, portos secos e recintos alfandegados, conforme destaca a advogada especialista em Direito Portuário e Marítimo, Mayana Stella. Ela atua no Complexo Jurídico Melo Rodrigues, na capital maranhense.

A advogada ressalta que a maior parte dos terrenos com vocação logística e portuária tem saúde documental precária e que os atuais proprietários não possuem a documentação necessária para comercializá-las. 


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Núcleo de Direito Portuário e a proprietária do escritório, dra. Fabiana
Melo Rodrigues, durante visita do Portogente para as gravações

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Exemplo de área à venda nas redondezas do complexo portuário maranhense


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