Quinta, 28 Março 2024

Esta Gazeta é atualizada às terças e sextas-feiras

No século XIX, os portos foram monopólios privados no Brasil. Na metade do século XX, monopólios estatais (era Portobrás). E agora é o modelo “landlord port”, onde público e privado convivem na administração e operação portuária. A explicação é do presidente da Companhia Docas de São Sebastião (SP), Frederico Bussinger, que entrou no debate portuário do PortoGente.

PPP

A “Parceria Público Privada” nos portos, como define Bussinger, é o principal referencial do modelo brasileiro estabelecido pela Lei 8.630, apesar da lei prever a possibilidade de terminais de uso privativo.

Padrão

No entanto, para portos organizados, Bussinger defende o modelo PPP como o mais indicado. Isso porque no exercício das funções de autoridade-administradora há funções públicas que tanto é difícil ver como serem exercidas pelo privado.

Lotação

O presidente da Docas de São Sebastião está preocupado com a “recentralização” do processo decisório dos portos e com o aumento de atores no setor, que criam morosidade, complexidade, imprevisibilidade e zonas cinzentas.

Mapa portuário

O ministro dos Portos, Pedro Brito, no seu Twitter, avisa que o Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP) prevê a expansão de 12 portos brasileiros e que será feita parceria entre Secretaria Especial de Portos (SEP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Porto de Roterdã.

Sonho meu

O presidente do Sindicato dos Operários Portuários de Santos (Sintraport), Robson Apolinário, em entrevista ao PortoGente quer que os presidenciáveis assumam o compromisso de manter a SEP, ou transformá-la em Ministério dos Portos.

Ponte da carochinha

O projeto da ponte sobre o canal de acesso do Porto de Santos (SP), ligando as cidades de Santos e de Guarujá e anunciado pelo governador Serra, é apenas uma imagem virtual. Ainda tem muito tempo pela frente até que consigam elaborar um projeto moderno.

Mágoa

Os portuários de Itajaí (SC) estão extremamente descontentes com o andamento das obras de reconstrução do Porto que foi parcialmente destruído por fortes chuvas em novembro de 2008. As obras dos berços 01 e 02 só devem ser concluídas no meio deste ano, prejudicando as operações no porto.

Top de linha

O vice-prefeito de Paranaguá (PR), Fabiano Vicente Elias (PSDB), reconhece que o Porto de Santos deve ser tratado como um "capítulo à parte" na política portuária nacional, e não deve ser comparado à realidade dos demais complexos portuários. Até autonomia política o porto santista merece, segundo o vice-prefeito.

Tabelinha portuária

Os portos entraram definitivamente na pauta política do País. O senador Osmar Dias (PDT-PR) também quer dar o seu pitaco sobre o setor, e avalia: “porto público forte e competitivo, liderando investimentos em parceria com a iniciativa privada. Esse é o caminho”.

Quem assume?

Enquanto a presidência da Companhia Docas do Pará (CDP) continua nas mãos de um interino; as especulações aumentam. O cargo teria entrado até numa suposta negociação eleitoral entre PT e o PMDB de Jader Barbalho.

Lobby

Ricardo de Rezende Ferraço, vice-governador do Espírito Santo, enviou ofício à SEP. Ele quer a inclusão do projeto do Porto de Águas Profundas na segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

CAP regional

O Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Espírito Santo agora também tem presidente regional. É João Luiz Paste, engenheiro civil e secretário de Projetos Especiais da Prefeitura de Vitória. E assume querendo deixar os portos capixabas em pé de igualdade em competitividade e modernidade para não perder cargas.

Ah, bom

“Nós queremos melhorar a competitividade e tomaremos medidas para melhorar a situação do exportador". Do ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Boca de siri

Corre em sigilo de Justiça, investigação contra suposto assédio moral e sexual que teriam sofrido ex-funcionários da siderúrgica Usiminas, pós-entrada do atual presidente Marco Antônio Castello Branco.

Fora do trilhos I

Expert em descarrilamento, a América Latina Logística (ALL) contabiliza mais um acidente com seus trens, no início desta semana. Desta vez foi em Santa Maria (RS), com composição carregada de trigo e milho para Rio Grande (RS).

Fora dos trilhos II

No sábado (27), no centro de Rio Preto (SP), foram três vagões com 80 toneladas de soja que descarrilaram ao seguir de Alto Taquari (MT) para o Porto de Santos.

Bolha assassina

Vem do Fundo Monetário Internacional (FMI) alerta para o perigo de uma “bolha especulativa”, grande quantidade de dinheiro externo que entra na economia de um país. Indonésia e Brasil estariam dentro dessa bolha.

Fel

O cientista político Bolívar Lamounier não perde oportunidade para atacar a candidata do presidente Lula. Nesta segunda-feira (1º), esteve no Conselho Superior do Agronegócio (Consag), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), e disse que Dilma Rousseff é adepta de políticas públicas "ultrapéssimas" e que caso eleita irá encarecer o desenvolvimento do País.


PortoGente, um grande canal de comunicação universal

Média trimestral registrada na última segunda-feira, dia 01/03/10

Os números indicam a posição de cada site no ranking
mundial estabelecido pelo levantamento do site Alexa

Quer denunciar, reclamar ou esclarecer?
[email protected]

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome