Sexta, 19 Abril 2024

Carla Diéguez

Mestre em Sociologia pela USP (2007), com ênfase em sociologia do trabalho, e bacharel em Ciências Sociais pela Unesp (2001). Atualmente, é docente e pesquisadora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

As últimas semanas foram importantes para o setor portuário. Em constante mobilização, os representantes dos trabalhadores portuários avulsos conseguiram, em reunião com o relator da MP 595, a MP dos Portos, avançar nos pontos conflitantes.

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Nas últimas semanas venho refletindo bastante sobre o movimento atual de reforma portuária empreendido pelo Governo Federal. Ainda estou tentando compreender o que se pretende com ele, não apenas no sentido da modernização do setor, mas do Estado brasileiro.

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No último domingo, dia 02 de dezembro, um estivador do Porto de Santos faleceu decorrente de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Esta notícia não causaria espanto se o trabalhador não tivesse sofrido o AVC no Ponto de Escalação 3 do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), durante a realização da parede do começo da tarde e o socorro, que deveria ser imediato, não tivesse demorado mais de 15 minutos para chegar.

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Dia 18 de outubro é data em que celebramos nobres profissões, como médicos e pintores e também estivadores. Os estivadores comemoram seu dia em data diferente dos demais trabalhadores portuários, que celebram sua profissão no dia 28 de janeiro, em alusão a abertura dos portos as nações amigos por D. João VI.

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Findado o 1º turno eleitoral, muitos municípios já conhecem os políticos que os governarão pelos próximos quatro anos. Santos é um deles. A cidade com o maior porto do Brasil elegeu Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que aos 33 anos de idade ostenta um vasto currículo político, que inclui o fato de ter sido secretário-adjunto de Educação do Estado de São Paulo em uma das gestões mais questionadas dos últimos anos. Contudo, quase 60% dos eleitores santistas depositam nele suas esperanças de uma cidade melhor.

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