Quinta, 25 Abril 2024

Hoje serão abordados os três E’s do trânsito; Engenharia, Educação e Esforço Legal que são citados por vários autores como solução para resolver o problema da segurança viária.

Os três E’s do trânsito

Vários autores citam que para alcançar um trânsito segura é necessidade aplicar os três E’s com a mesma intensidade e igualdade (figura acima).

·ENGENHARIA: Uma das premissas de um trânsito seguro é a necessidade das vias terrestres terem condições físicas de segurança, sendo que, os conhecimentos e normas técnicas de engenharia devem ser implantados com coerência e responsabilidade.

·EDUCAÇÃO:  Dirigir com educação é muito mais que agir gentilmente no trânsito. Ultrapassa o mero conhecimento da Lei ou do aprendizado necessário para habilitação na condução de veículos. Significa o papel de cada um no comportamento diário no trânsito diante das diversas situações que surgem. É aplicar a direção defensiva dirigindo com consciência, responsabilidade individual e coletiva. Visando preservar a vida, a segurança própria e do próximo.

·ESFORÇO LEGAL: No caso do Brasil o esforço legal está baseado no código de trânsito nacional, cujo sentido está relacionado com as atividades de fiscalização ao cumprimento das regras, para que na excepcionalidade de seu descumprimento, seja exercida a coação através da aplicação das penalidades previstas em Lei, coação esta, que visa restabelecer a ordem através de punição.

Discutindo sobre os três E’s percebe-se que:

·A engenharia está diretamente ligada com a infraestrutura.

·A educação no trânsito tem ligação direta com a escola e meios de comunicação, sendo que, pode é deve ser bem divulgada dês do inicial da aprendizagem de um indivíduo.

·O esforço legal é punitivo tendendo a corrigir os problemas causados pela falta de educação dos condutores e pedestres.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!