Quarta, 24 Abril 2024

Algumas diferenças nas análises. Mas algo comum aos expositores na Intermodal South America: o planejamento portuário e logístico brasileiro precisa evoluir. E muito! Mas em que direção? Bem...

 

Setembro de 2008, Cingapura: Participando da “LatinAsia” (conferência de potenciais investidores asiáticos), e por imprevistos, coube-me também a agenda de visitas do então vice-governador.

 

Com secretários estaduais e dirigentes de agências brasileiras, em um workshop, aprendemos muito sobre a estratégia (bem sucedida!) daquela cidade-estado para prover infraestruturas e serviços públicos. Aberta a palavra, um secretário, de importante estado, intrigado, questionou: “Bem: isso é o planejado. Mas o que acontece na prática?”. A segura expositora sino-descendente respondeu de bate-pronto: “O que é planejado acontece!”.

 

Inconformado ele retrucou: “Sabemos que uma coisa é o planejado; outra, bem diferente, é o realizado. Não aqui?". De novo: “O que é planejado acontece!“. Após uma terceira e quarta investida nossa gentil anfitriã, agora já meio sem jeito, procurou esquivar-se: “Talvez estejamos tendo alguma dificuldade com o idioma...”.

 

Ante a situação, e já convencido que não passava na sua cabeça a hipótese de que algo planejado não seja executado, pedi licença para participar do debate: “A pergunta me parece bem feita. A resposta bem dada. A dificuldade está na diferença de culturas!”

 

Ficara claro que, para eles, planejar parece ser algo muito além de discursos, de peças mercadológicas, de PowerPoints, de declarações de intenção, de meras ideias, plantas ou desenhos. Obras paradas? Sobrepreços de 100%, 200%? Recursos orçamentários devolvidos? Difícil imaginar-se.

 

Admiramos, por vezes com uma ponta de inveja, o sucesso cingapuriano em setores como aviação, aeroportos, medicina, telecomunicação, saneamento, construção e reparos navais, portos... Não basta admirar os resultados! Temos diferenças culturais; é verdade. Mas será que não há algo a ser aprendido com tal modelo de planejar e gerenciar?

 

Segue-me martelando: "O que é planejado, acontece!". Amém!

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!