Sexta, 29 Março 2024

Nada melhor do que podermos recordar passagens e acontecimentos interessantes da querida Santos, como é o caso do hotel mais famoso em todos os tempos da Cidade. Para esta semana, escolhi texto do livro "Lembranças de São Paulo – o Litoral Paulista nos Cartões-Postais e Álbuns de Lembranças (2001)", da dupla João Emilio Gerodetti e Carlos Cornejo.

Só de sabermos que existiu um hotel conhecido mundialmente, que ficava onde hoje está situado o Shopping Parque Balneário e o hotel que conserva o mesmo nome, já é motivo de ufanismo para a cidade de Santos. Vamos ao texto (original), do início do século passado

HOTEL PARQUE BALNEÁRIO

Para refazer a saúde e desfrutar de um repouso fortificante

O suntuoso Parque Balneário, rodeado de jardins, situava-se na Avenida Ana Costa, nas proximidades da Praia do Gonzaga. Por volta  de 1900 reunia um pequeno hotel e uma área de recreio, do tipo de parque de diversões, cujo nome passou para o hotel. Anos depois, reformado  e ampliado, com frequentado cassino, o Parque Balneário tornou-se o principal hotel da cidade. Segundo Charles Hu, em Le  Brésil, obra de 1907:

Este suntuoso hotel foi construído pelo excelentíssimo Sr. Júlio Conceição, convencido de que a cidade de Santos tem um belo porvir, não somente enquanto polo comercial e industrial, mas ainda como estância balneária, devido á praia, constituída por areia fina e uniforme que se aprofunda docemente no mar, de jeito que a mais de cem metros a água não recobre ainda um homem. Esta praia é banhada ainda por um mar que não conhece a tempestade e onde as águas são de uma pureza absoluta.

Os clientes do hotel, que vão passar algum tempo para refazer a saúde ou desfrutar de um repouso fortificante, saem de manhã para banhar-se nas águas, que não oferecem perigo nenhum, e á tarde assistem ao pôr-do-sol, respirando esse ar oxigenado, seja percorrendo a pé a praia, seja passeando quase á margem da água nos bondes característicos da região.

Se de um lado se está embriagado pelo solene espetáculo do mar, de outro o olhar repousa sonhando e admirando aquela maravilhosa coroa de floresta, com todo o encanto da vegetação tropical que trepa sobre as montanhas que formam um antiteatro em volta da cidade.

A atual proprietária, Madame Nicolasa de Paraquellos, desejando que o conforto do estabelecimento seja proporcional á localização, o tem dotado com uma cozinha de primeira ordem dirigida por um chef experiente e nas suas adegas se encontram sempre os grandes e renomados vinhos crus europeus, champanhes borbulhantes, perfumados, borgonhas robustos, maravilhosos vinhos brancos do Rbin e da Moselle, assim como os melhores produtos das vinhas mais renomadas da Itália e Portugal.

Este hotel não tem registrado jamais desastre, e é absolutamente livre dos incômodos mosquitos durante todas as estações do ano.

Elegantemente construído, conta com noventa habitações, extremamente asseadas e elegantemente mobiliadas, suntuosos  refeitórios e salões de dança, sala de conversação e sala de consertos. O Parque Balneário é o verdadeiro ponto das famílias que vêm fazer uma estadia elegante e confortável de banhos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!