Quinta, 18 Abril 2024

Silvio dos Santos

Engenheiro civil, opção transportes, formado pela Escola Politécnica da USP. Desde 2003 é engenheiro do Laboratório de Transportes e Logística da UFSC, onde trabalhou nos convênios com a ANTT e com a Secretaria de Portos para a realização do Plano Nacional de Logística Portuária

Além dos sinais utilizados nas estradas de ferro que disciplinavam a circulação dos trens, o controle da circulação dos trens sempre foi o objetivo da operação ferroviária. Os sistemas desenvolvidos ao longo da história da ferrovia sempre buscaram o aumento da segurança e da capacidade.

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Hoje, continuaremos a falar sobre a origem dos sinais das ferrovias.

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Os sinais utilizados nas estradas de ferro se resumiam, na sua origem, às trombetas, às bandeiras e às lanternas que os agentes das companhias ferroviárias portavam para anunciar a presença do trem. Mas com o aumento do tráfego, a necessidade de instalação de sinais fixos tornou-se urgente.

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Hoje, falaremos das primeiras ações de modernização da ferrovia brasileira.

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Hoje, falaremos das causas que determinam as baixas velocidades das ferrovias brasileiras.

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