Quinta, 28 Março 2024

Silvio dos Santos

Engenheiro civil, opção transportes, formado pela Escola Politécnica da USP. Desde 2003 é engenheiro do Laboratório de Transportes e Logística da UFSC, onde trabalhou nos convênios com a ANTT e com a Secretaria de Portos para a realização do Plano Nacional de Logística Portuária

No fim dos anos 1960, a SNCF (empresa francesa de ferrovias) idealiza o TGV – trem de grande velocidade. A idéia era construir um engenho confiável, provido de motores aeronáuticos (helicópteros), movidos por uma turbina a gás. Em 1970, nasce um protótipo denominado de "ETG" (Elemento à Turbina a Gás), equipado com turbina a gás e também com um motor auxiliar a diesel. Essas máquinas eram capazes de rodar a 160 km/h no eixo Paris-Caen–Cherbourg, atingindo o recorde mundial para trens não elétricos (310 km/h). Em 1974, a França também é atingida pelo choque do petróleo que a obriga a rever todos os projetos iniciados na década anterior quando o petróleo era abundante e barato.

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Em 1973, o Governo Brasileiro anunciou a construção de uma ambiciosa ferrovia eletrificada entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Conhecida como Ferrovia do Aço, ligaria Belo Horizonte diretamente a São Paulo e Barra Mansa. Seu principal objetivo era facilitar a abastecimento minério de ferro para as principais usinas siderúrgicas do Brasil Companhia Siderúrgica Paulista - COSIPA em Cubatão, São Paulo, e Companhia Siderúrgica Nacional - C.S.N., em Volta Redonda, Rio de Janeiro. Essa ferrovia seria construída em 1000 dias e por isso foi chamada de A Ferrovia dos 1000 dias...

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Hoje, falaremos da eletrificação das Ferrovias Paulistas S.A. - Fepasa.

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Hoje, falaremos da eletrificação da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.

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Hoje, falaremos da eletrificação da Estrada de Ferro Sorocabana.

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