• Parece que o caso mais judicializado da história do Porto de Santos (SP) volta à baila, já neste início de ano. A área onde operava, até meado do ano passado, a Libra Terminais, está sendo disputada por interesses e atividades distintos.

  • No fim da semana, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região determinou o restabelecimento do alfandegamento ao considerar que o processo licitatório da área só estará completamente finalizado com a assinatura do contrato pela Ageo. Até lá, a Granel poderá operar normalmente o terminal

  • Dentre as diretrizes e regras estabelecidas no normativo, a RN 18 definiu em seu art. 27, inciso I , que na navegação de longo curso, quando o frete estiver expresso em moeda estrangeira, deverá ser utilizada a “taxa de conversão de câmbio” publicada pelo SISBACEN, a denominada PTAX, do dia do seu efetivo pagamento

  • O Hyundai Loyalty, maior porta-contêiner a operar em portos brasileiros, atracou em Itapoá no dia 27 de maio último. Com 340 metros de comprimento e 46 metros de largura, a embarcação do armador Hyundai Merchant Marine (HMM) tem capacidade total de armazenagem de 8,6 mil TEUs (TEU é a unidade padrão de contêiner).

  • Com o objetivo de atender a demanda gerada pela produção na cidade de Imperatriz, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) irá conceder para a iniciativa privada um terminal de carga geral especializado na movimentação de celulose e papel no Porto do Itaqui

  • A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) informou que o leilão de duas áreas no Porto Organizado de Santos, em São Paulo, e de uma área no Porto Organizado de Paranaguá, no Paraná, acontecerá em 13 de agosto de 2019, às 10h,em São Paulo.

  • A Marinha do Brasil e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) assinaram acordo de cooperação para fiscalizar as operações do setor aquaviário.

  • A partir desta segunda, 2 de outubro, o Portogente publica vídeos e breves entrevistas que alimentarão um "esquenta" para a exibição do WebSummit 2017, que debaterá a atual legislação portuária no Brasil

  • Um dos motivos que levou Tarcísio a ser escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi sua atuação como secretário de Coordenação de Projetos na Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), afinal o Ministério terá como competência estabelecer diretrizes e definir prioridades dos programas de investimentos no setor de transportes

  • Os processos de autorização de exploração de instalações portuárias poderão sofrer grandes mudanças e estão sendo discutidas em audiência pública. Os interessados têm até às 23h59 de sexta-feira (29) para enviar contribuições.

  • O Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Salvador já foi licitado e o Terminal Marítimo de Passageiros Concais S.A. no Porto de Santos está com sua renovação antecipada de contrato.

  • O engenheiro naval Nelson Luiz Carlini, um dos mais respeitados consultores do País em logística portuária e navegação, está preocupado com a revisão da Resolução nº 2.389 de 2012, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que estabelece os parâmetros à prestação dos serviços de movimentação e armazenagem de contêineres nos portos.

  • Pobre Brasil, artigo do diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires, publicado em O Estado de São Paulo, em 5 de maio último, é uma chuva de meias verdades que não pode ser levada a sério por um povo que constrói um futuro vigoroso.

  • A alta qualidade do debate da privatização do Porto de Santos, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo, na capital paulista, no dia 29 de agosto último, trouxe uma contribuição fundamental ao entendimento das ações equivocadas em curso e com perda de tempo precioso pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes

  • Aqui apresentaremos para vocês as características e localidades dos principais portos do Brasil em 2016, além de algumas curiosidades sobre esses portos incríveis.
    Os portos a seguir foram escolhidos por um critério de ranqueamento de movimentação de carga dos Portos Organizados da própria ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), o órgão brasileiro responsável pela regulamentação, controle tarifário, estudo e desenvolvimento do transporte aquaviário do Brasil(saiba mais aqui).

     

    Ebook Manual do Transporte Aquaviário e Portos do Brasil


    Além disso, iremos expor as fases de crescimento e os pontos de melhoria dos portos para este ano de 2017. Veja abaixo a apresentação da movimentação de carga total dos portos citados abaixo e se surpreenda!

    Fonte: (https://webportos.labtrans.ufsc.br/Brasil/Movimentacao) Acessado em 03/04/2017.

    Fonte: (https://webportos.labtrans.ufsc.br/Brasil/Movimentacao) Acessado em 03/04/2017.
    Fonte: (https://webportos.labtrans.ufsc.br/Brasil/Movimentacao) Acessado em 03/04/2017.

    Fonte:
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  • Entre os portos que mais cresceram, destaque para o Porto do Itaqui, no Maranhão, totalizando 22.338.213 toneladas em 2018 e crescendo 16,87% no volume total em relação ao ano anterior

  • Quando esses estudos foram solicitados junto à Agência pela USUPORT-RJ, por meio do Portal de Acesso à Informação, o pedido foi considerado genérico para motivar sua não apresentação

  • Após muitos anos operando sem a licença de operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Porto de Paranaguá agora comemora ter se transformado em referência ambiental, a ponto de liderar, em 2017, o Índice de Desempenho Ambiental da Antaq

  • Manifestações contra o embarque de gado vivo no Porto de Santos, a instável relação do Brasil com os vizinhos do Mercosul e as intermináveis obras da Ferrovias Transnordestina

    gado menor

  • O objetivo deste artigo é identificar as políticas públicas brasileiras específicas para promoção da adaptação da infraestrutura portuária brasileira às mudanças do clima. São entendidas como específicas as políticas, planos e programas públicos aplicados exclusivamente aos sistemas de transportes e mudança do clima