• Piezeletricidade: a geração de energia elétrica do futuro

    A energia é o que nos move, seja a energia responsável por nos manter ativos que é extraída dos alimentos e metabolizada pelo nosso organismo, a energia gerada pelos combustíveis fósseis, ou as energias renováveis.

    Figura 1: Comparação entre as fontes de geração de energia elétrica de 1971 até 2015 no mundo todo. O carvão continua soberano, mas as energias renováveis mostram um crescimento expressivo desde meados de 2007. Fonte: Agência Internacional de Energia (pág. 9 - http://www.iea.org/publications/freepublications/publication/WorldEnergyBalances2017Overview.pdf )


    Por ser uma necessidade e por saber que os combustíveis fósseis irão acabar um dia, cada vez mais outras alternativas são procuradas para o suprimento de energia de forma renovável. Segundo a Agência Internacional de Energia, um exemplo disso é a Alemanha que possui a ambição de que, até a metade do ano de 2030, toda a energia elétrica produzida no país seja oriunda de fontes renováveis. Por isso, atualmente, a Alemanha é um dos países que mais investe nesse tipo de tecnologia.

    É com isso que foi criado o conceito de Energy Harvesting: ser capaz de “colher” diferentes tipos de energia do ambiente e convertê-las em outros tipos de energia mais “úteis”, como a ...

  • Projeto unifica regras para agências reguladoras

    Na primeira semana de fevereiro deverá ser retomada pelo Congresso Nacional a discussão sobre o Projeto de Lei (PL) 6621/2016, que unifica as regras sobre gestão, poder e controle social das agências reguladoras, cuja principal função é criar normas de controle e fiscalização de setores visando o interesse público.