• Conheça o Block K e a forma que isso pode afetar uma empresa

    O controle da produção e do estoque, hoje também conhecido como Block K na Escrituração Fiscal Digital (EFD), é um arquivo digital que se constitui em um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

    Após as informações serem prestadas pelos contribuintes, os blocos do arquivo da EFD trabalham no uso do ICMS e IPI, sendo assim o Fisco será capaz de encerrar a fase de operação da empresa, a partir da compra de matéria-prima até produção do produto final, deste modo a combater a emissão de notas da EFD (Escrituração Fiscal Digital) ICMS IPI. O ICMS-IPI se refere a informações relacionadas à produção e ao estoque de produtos na autorização da empresa e no poder de terceiros.

    Caso aconteça de se encontrar alterações não justificadas na movimentação dos estoques, esse ato pode ser considerado como sonegação fiscal. Dessa forma, é indispensável um trabalho excelente em equipe com os diversos setores da empresa, incluindo os departamentos fiscal, de contabilidade, custos e estoques, entre outros.

    controle da prod e do estoq fig 1

    O QUE É O BLOCO K DO SPED FISCAL?


    Como uma obrigação acessória para as empresas, o Bloco K tem uma função principal, que é a substituição do Livro de Controle de Produção e Estoque. Este livro era entregue apenas quando o governo solicitasse. No entanto, agora, com o Bloco K, esta obrigação passou a ser formalizada e ampliada com

    ...
  • Governo de SP publica normas para ampliar oferta de voos no Estado

    A Secretaria Estadual de Logística e Transportes e a Secretaria Estadual de Turismo publicam no Diário Oficial desta sexta-feira (19) o decreto que regulamenta o benefício da redução do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias) para as empresas aéreas.

  • ICMS Na Exportação

    A Constituição federal de 1988 garante a não incidência de alguns tributos indiretos na hora de exportar, dentre eles o ICMS na Exportação, com o intuito de incentivar a atividade, mas essa isenção difere de produto para produto.

    Aprenda mais sobre ICMS na Exportação e fique por dentro do assunto.

  • ICMS na Importação: Tudo que você precisa saber

    O ICMS na importação é um imposto estadual, cada estado brasileiro possui uma alíquota para a circulação de bens e serviços. Os bens importados não estão imunes ao pagamento deste imposto. Descubra mais sobre o calculo deste imposto na importação neste texto.

  • Qual a diferença entre tributo e imposto?

    Com o intuito de esclarecer detalhes sobre a questão, apresentamos este artigo com a diferença existente entre os dois conceitos e explicando os motivos de eles não se confundirem. Para uma melhor compreensão vamos trabalhar com os conceitos de forma individualizada para depois tecer uma conclusão