• Será realizado no próximo dia 21 de janeiro, na sede da Praticagem de Santos, o workshop gratuito "Gestão da Cadeia Logística Portuária: convergência entre tecnologia e gestão para os portos do futuro". Com apoio da Praticagem e organização da Maritime Law Academy, o evento será ministrado pelo coordenador técnico do programa CAF-SELA, engenheiro Luis Ascencio

  • Como o blockchain funciona como um bloco de informações, onde todos os processos e transações formam um histórico único e criptografado de ponta a ponta, e com a inserção de contratos inteligentes nessa cadeia, é possível garantir a integridade dos processos e ter certeza de que a peça que chegou ao pátio de montagem é a legítima

  • Os custos portuários e a imprevisibilidade nos custos de transporte marítimo contribuem, cada vez mais, para o afastamento das pequenas e médias empresas. Esse problema não vem sendo resolvido adequadamente pelo Poder Judiciário, em face da sobrecarga de processos e da falta de capacitação adequada e vivência no setor, da maioria dos magistrados, em que o seu esforço para amenizar esse problema

  • O Esquenta WebSummit Portogente 2017 apresenta nesta segunda-feira (16) vídeo em que o presidente da Frente Parlamentar de Logísica, senador Wellington Fagundes (PR-MT), exalta a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 39 e fala em trabalhar para garantir maior segurança jurídica para potenciais investidores no setor de portos e logística no Brasil

  • O Complexo calcula que uma média de 1.600 a 2.000 caminhões/dia (70% de combustíveis) estão deixando de ter acesso ao Porto. Outros 1.800 veículos importados estão no Pátio Público de Veículos 1 e não foram escoados via rodoviária

  • Quando a Adidas lançou o tênis de modelo AM4LDN (Adidas Made For London) para os maratonistas de Londres, em outubro do ano passado, a marca deu o start à jornada de agilidade e proximidade do consumidor final, disparando na frente de muitos concorrentes.

  • No mercado atual em que vivemos com a competitividade em alta, a empresa que não se atualiza com as especificações e exigências do mercado, acabam perdendo espaço e, consequentemente, clientes. Para aumentar a competitividade de uma empresa é fundamental e muito utilizado a melhoria da estratégia logística.

    Essas estratégicas logísticas muitas vezes estão associadas à revisão de planejamentos e, também, a troca de equipamentos por outros mais avançados que permitem maior eficiência, como por exemplo, a inserção cada vez maior da Tecnologia da Informação (TI) através de softwares. Para um melhor entendimento do uso desses sistemas, aqui iremos falar um pouco sobre como a Tecnologia da Informação se aplica à Logística.

    tecno da Infor aplicada à log fig 1
    A TI revolucionou a logística e continua sendo um grande aliado competitivo das empresas.

    A TI é um grupo de atividades que incluem o uso de software, banco de dados e uma arquitetura de rede que trabalham para tornar mais fácil o acesso e o gerenciamento das informações das organizações. Sendo assim, facilitam a vida de seus usuários. A área de TI utiliza a informática para prover informações que auxiliam as atividades que se destinam, a produzir, transmitir, armazenar, acrescentar e interpretar os dados, a fim de obter resultados mais precisos e agilizar a taxa de resposta entre setores, clientes e fornecedores.

    A TI, seus bancos

    ...
  • O modelo defendido pelos profissionais para utilizar nos portos brasileiros é o Landlord Port, presente em todos os portos mundiais competitivos e apontado pelo Banco Mundial como o mais indicado e competitivo, ocorrendo nos Portos de Rotterdam, Hamburgo, Singapura, Shangai e demais portos.

  • Tempo de Ressuprimento é uma expressão logística que diz respeito à somatória do Tempo de Compra, mais o Tempo de Processamento e Embarque pelo fornecedor, mais o Tempo de Transporte e mais o Tempo de Recebimento (conferência, testes, etc.), ou seja, trata-se da duração total dos processos até a mercadoria ficar disponível para utilização.

     

  • Os navios petroleiros da classe VLCC estão entre os maiores do mundo, com capacidade de armazenamento de até 2 milhões de barris de óleo cru

  • Explorando as mais diversas ferramentas disponíveis na Internet, a equipe do Portogente publica questionários, pesquisas e listas com a intenção de aprimorar o conhecimento do público que acessa o site

  • Estudo analisou dados dos 40 principais portos internacionais envolvidos no comércio exterior brasileiro, que representaram, em 2018, 80% da movimentação portuária, na importação ou exportação, mas não considerou que o modus operandi da cobrança se dá sem qualquer controle pela Antaq. Afinal, o THC pode ser cobrado pelo transportador marítimo ou seu agente intermediário, para fins de ressarcimento ao terminal onde o contêiner é movimentado

  • Este artigo do Portogente apresenta particularidades do mundo naval e detalhes sobre os mais diversos tipos de navios, além dos termos técnicos adotado no segmento da navegação

  • O sistema de gestão de transportes (TMS) é um software que pode ser utilizado tanto sozinho como em conjunto com o ERP, sua utilidade é o gerenciamento dos transportes, que possibilita o usuário ver e fiscalizar toda a operação logística.

    Este software ajuda no planejamento, realização, fiscalização e controle das atividades ligadas a: carga, expedição, emissão de documentos, entregas, recolhimento de produtos, rastreamento da frota e produtos, apoio à negociação, planejamento de rotas e modais, monitoramento de custos e nível de serviço, e planejamento e execução de manutenção da frota.

    tms fig 1

    Vantagens:

      1. Monitoramento e controle eficiente;
      2. Comunicação direta;
      3. Término de possíveis erros de rota.

    Desvantagens:

      1. Mau uso pode acarretar grandes falhas;
      2. Deve se tomar cautela na forma que for implantar.

    Conheça outros sistemas de informação aplicados à logística: CRM (Customer Relationship Management), EDI (Electronic Data Interchange), WMS (Warehouse Management System) e ERP (Enterprise Resource Planning).

  • O Transporte Rodoviário é aquele que se realiza em estradas de rodagem, com utilização de veículos como caminhões e carretas. O transporte rodoviário pode ser em território nacional ou internacional, inclusive utilizando estradas de vários paises na mesma viagem.

  • A gestão da cadeia de suprimentos é um processo de gerenciamento estratégico dos fluxos organizacionais (de bens, serviços, finanças, informações) bem como as relações entre empresas, visando apoiar e melhorar os objetivos das empresas

  • A Logística é conhecida por otimizar processos comerciais e industriais, mas o que muitos não sabem é que esse conhecimento pode ser aplicado para otimização de operações humanitárias.

  • Certificação segue normas internacionais de qualidade e segurança nos processos logísticos

  • Unitização de Cargas: entenda os principais conceitos, os tipos mais utilizados e um passo-a-passo exclusivo de 10 etapas de como realizar uma unitização de cargas eficiente.

  • VícioPróprio: Problemainerente à própria mercadoria ou inadequação da embalagem, favorecendo aocorrência de avarias. desde que o vício próprio possa ser comprovado (falta decondições de verificação antes do carregamento) e haja avaria subseqüente, oarmazenador poderá se eximir de qualquer responsabilidade sobre a avaria.