• O Transporte de Madeira por Flutuação

    Em continuidade ao relato da evolução da navegação fluvial na França, hoje iremos abordar o transporte de madeira por flutuação, onde foi utilizada pela primeira vez uma técnica de logística: a unitização.

     

  • Os 10 Principais Portos do Brasil em 2016 [com ebook]

    Aqui apresentaremos para vocês as características e localidades dos principais portos do Brasil em 2016, além de algumas curiosidades sobre esses portos incríveis.
    Os portos a seguir foram escolhidos por um critério de ranqueamento de movimentação de carga dos Portos Organizados da própria ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), o órgão brasileiro responsável pela regulamentação, controle tarifário, estudo e desenvolvimento do transporte aquaviário do Brasil(saiba mais aqui).

     

    Ebook Manual do Transporte Aquaviário e Portos do Brasil


    Além disso, iremos expor as fases de crescimento e os pontos de melhoria dos portos para este ano de 2017. Veja abaixo a apresentação da movimentação de carga total dos portos citados abaixo e se surpreenda!

    Fonte: (https://webportos.labtrans.ufsc.br/Brasil/Movimentacao) Acessado em 03/04/2017.

    Fonte: (https://webportos.labtrans.ufsc.br/Brasil/Movimentacao) Acessado em 03/04/2017.
    Fonte: (https://webportos.labtrans.ufsc.br/Brasil/Movimentacao) Acessado em 03/04/2017.

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  • Os verdadeiros entraves à cabotagem

    No Brasil, a tentativa de equacionar problemas estruturais, em especial nos segmentos de logística e transporte, quando encontra empenho e boa fé por parte de autoridades e agentes públicos, não raro esbarra em erros de diagnóstico que acabam comprometendo o objetivo pretendido.

  • Panalpina Brasil comemora 40 anos na Intermodal South America

    Operadora logística multimodal, a empresa combina seus produtos de frete aéreo, marítimo e logística para entregar soluções integradas, sob medida e de ponta a ponta

  • Paranaguá celebra modernização de berços de atracação

    O prazo de execução da obra é de 18 meses e será realizado pela empresa vencedora da licitação, o Consórcio B201 (Tucumann e TMSA). O projeto consiste no prolongamento de 100 metros da estrutura civil do berço de atracação 201 e modernização das estruturas dos berços 201 e 202, o que possibilitará o aprofundamento da navegação para 13,70 metros

  • Planejamento Logístico: o que é e como realizar?

    Efetue com agilidade o seu planejamento logístico usando estratégias e ferramentas que irão promover sua logística de forma competente e eficaz

  • Políticas para a logística portuária no próximo governo do Brasil

    Logísticas portuárias que garantam a movimentação eficiente da carga do local de produção aos portos, com o mínimo de resistência para ser entregue no menor tempo e sem perda, é condição determinante da competitividade do produto brasileiro no mercado internacional.

  • Porto de Porto Alegre

    O Porto de Porto Alegre é um porto brasileiro, localizado na cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, na região sul do Brasil. As principais cargas embarcadas são: soja, celulose, bobina de ferro/aço, máquinas e aparelhos elétricos, contêiner cheio, contêiner vazio, petróleo cru, óleo diesel, óleo combustível, benzeno, tolueno e xileno, enquanto as principais cargas importadas são: trigo, sulfatos diversos, fertilizantes fosfatados, fertilizantes potássicos, papel-jornal, fertilizantes nitrogenados, uréia, contêiner cheio, contêiner vazio, nafta, petróleo cru, gasolina comum, propeno e etileno.

    O Porto de Porto Alegre é um porto brasileiro, localizado na cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, na região sul do Brasil. As principais cargas embarcadas são: soja, celulose, bobina de ferro/aço, máquinas e aparelhos elétricos, contêiner cheio, contêiner vazio, petróleo cru, óleo diesel, óleo combustível, benzeno, tolueno e xileno, enquanto as principais cargas importadas são: trigo, sulfatos diversos, fertilizantes fosfatados, fertilizantes potássicos, papel-jornal, fertilizantes nitrogenados, uréia, contêiner cheio, contêiner vazio, nafta, petróleo cru, gasolina comum, propeno e etileno.

    História

    Os primeiros usos do lago Guaíba como via de transporte se perdem nas origens da cidade. Nos primeiros tempos de Porto Alegre foram sendo construídos sucessivos trapiches, rampas de acesso e pequenas docas de desembarque na região do centro, e que em meados do século XIX chegaram a existir em grande número. As primeiras idéias para a construção de um cais estruturado datam de 1833, quando a Câmara Municipal aprovou um projeto de alinhamento desde a Ponta do Arsenal (onde hoje fica a Usina do Gasômetro) até o Caminho Novo (atual Voluntários da Pátria), com a construção fracionada a cargo dos particulares possuidores dos terrenos na testada do futuro cais. Contudo, este projeto, ambicioso e utópico para

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  • Porto de Santos agiliza talentos logísticos

    O Porto de Santos (SP) lançou, recentemente, um programa de capacitação ao seu corpo técnico, em diversas áreas afetas à gestão portuária, em parceria com o portal de logística Portogente. Ao ampliar essa iniciativa aos colaboradores da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), em sintonia com os seus interesses, objetivos e estratégias, vai contemplar todo o seu setor portuário. Sem dúvida, um passo inovador e fundamental para a produtividade do capital.

    Portogente é hoje o maior e mais acessado portal de transportes e logística do Brasil, com alcance internacional, e conta com mais de 83 mil alunos inscritos. Seus cursos ministrados online, por meio de plataforma avançada permite ao aluno acesso aos conteúdos, tirar dúvidas, participar de bate-papos e de fóruns, receber orientação e ser avaliado em quaisquer hora e local. Detalhes que fazem a diferença nos dias de hoje.

    O comércio global e a globalização são determinantes de centenas de variáveis, entre as quais a maneira de fazer comércio. Encolher o tamanho do mundo, aumentando a velocidade ou a capacidade dos navios, é um modo de tornar mais ágil a cadeia de suprimentos. Em suma, reduzir ao mínimo o tempo em que o capital de giro fica atrelado a mercadorias em trânsito.

    Aumento dos navios e consequente demanda de maior velocidade dos portos e terminais resultam em pressão nos custos operacionais e dos investimentos. Ante esse cenário de mudanças, a primeira tarefa da administração é definir quais os resultados esperados do empreendimento a seus cuidados.

    A recem empossada diretoria do Porto de Santos ao profissionalizar a gestão da empresa, ao investir na motivação, satisfação e produtividade das pessoas, demonstra que, lembrando Peter Drucker, o meio de produção é o conhecimento. Ao tratar os custos de mão obra como investimento, a Codesp produz resultados para modificar a sociedade. Exemplo de administração a ser seguido.

  • Porto de São Sebastião - vídeo institucional valoriza vantagens estruturais

    Os principais produtos de importação: barrilha, sulfato de sódio, malte, cevada, trigo, produtos siderúrgicos, máquinas e equipamentos, bobinas de fio de aço e cargas gerais. Exportação: veículos, peças, máquinas e equipamentos, vitualhas, produtos siderúrgicos e cargas gerais

  • Portogente celebra 50 mil alunos e busca universalizar conhecimento

    Os cursos disponibilizados são gratuitos e online. A plataforma conta com usuários cadastrados em todos os estados brasileiros, além de inscritos em países como Portugal, Estados Unidos, Moçambique e Argentina, entre outros

  • Potencial logístico de Pernambuco é foco de encontro

    Com foco no potencial logístico de Pernambuco, Recife sediará, em 12 de março, o “Logística & Inovação”, encontro que discutirá, entre outros temas, as possibilidades para que o Complexo Portuário de Suape se torne referência do setor na América Latina.

  • Presidente da ATP aponta profundidade na Barra Norte do Amazonas e BR-163 como principais desafios

    Em vídeo enviado ao WebSummit Arco Norte, produção do Portogente que discute uma logística mais ágil e eficiente do escoamento de carga pelos portos das regiões Norte e Nordeste, o diretor-presidente da Associação dos Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa, apontou o aumento da profundidade da Barra Norte do Rio Amazonas e a conclusão do asfaltamento da rodovia BR-163 como os principais desafios para melhorar a competitividade logística dos produtores de grãos, em especial os instalados no estado do Mato Grosso

  • Presidente da Usuport-RJ critica concentração que eleva preço do frete na cabotagem

    O diretor-presidente da Associação dos Usuários dos Portos do Rio de Janeiro (Usuport-RJ), André de Seixas, contribui para os debates do Esquenta WebSummit Portogente falando a respeito da estratégia de atuação da entidade de classe em relação à navegação de cabotagem

  • Principais empresas de logísticas mostram qual mensagem querem passar na Intermodal 2017

    A feira, a principal do setor na América Latina, é tradicionalmente um palco de lançamento de serviços e tecnologias, absorvendo tendências internacionais e atendendo ao apelo por maior competitividade de seus atuais e potenciais clientes

    panalpina stand

    dhl ferries

  • Prioridade à armazenagem de grãos

    Na última semana, o governo anunciou a liberação de recursos para o Plano Agrícola e Pecuário de 2017/2018. Entre os programas considerados prioritários estão as linhas de crédito voltadas para armazenagem ligados ao Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) – com recursos de R$ 1,6 bilhões.

  • Projeto Escola em Rio Grande apresenta novas regras

    O Projeto Escola no Porto é uma ferramenta do Porto do Rio Grande para aproximar jovens e adultos ao complexo portuário. Dentro do projeto, escolas públicas e privadas de todo o Estado visitam o cais do Porto Novo a fim de conhecer mais sobre a atividade portuária e dados de um dos maiores portos do Brasil e da América Latina.

  • Projetos de infraestrutura de São Paulo em debate

    O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, reunido, nesta quinta-feira (10/01), com o governo estadual de São Paulo, debateu a viabilização do Ferroanel de São Paulo, do projeto do Trem Intercidades e a concessão da rodovia Rio-Santos, no litoral norte do estado paulista

  • Quais as diferenças entre Freight Forwarders e NVOCC?

    Os Freight Forwarders são empresas que, a grosso modo, mandam os fretes (cargas) adiante, fazem acontecer os processos da cadeia logística. Já os NVOCCs são empresas consolidadoras de carga que foram criadas, nos anos 80, pelos próprios armadores que preferiam não se dedicar a consolidar pequenas cargas.

  • Riscos da renovação antecipada da malha ferroviária paulista à empresa Rumo

    O contrato vigente prevê o encerramento da concessão da malha ferroviária paulista à Rumo Logística em dezembro de 2028. O Ministério da Infraestrutura e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentaram proposta de prorrogar antecipadamente o contrato por mais 30 anos. Em contrapartida, a Rumo se comprometeria a realizar obras de ampliação da capacidade do transporte de cargas e de resolução de conflitos urbanos em cidades paulistas que são cortadas pela ferrovia