• Belém recebe o 41º Encontro Nacional de Praticagem

    Nos próximos dias 28 e 29 de novembro será realizado o 41º Encontro Nacional de Praticagem, em Belém, capital do estado do Pará. Temas como segurança da navegação, capacitação, logística e infraestrutura portuária estão na programação que será apresentada por representantes da Marinha, de universidades e dos próprios práticos, responsáveis pelo assessoramento dos comandantes das embarcações em manobras em águas restritas

  • A cabotagem urgente

    Já está mais do que na hora de se fazer da cabotagem no Brasil uma realidade compatível com a nossa dimensão continental. Um país com extensão de costa com quase 8.000km, e que considerando suas reentrâncias alcança 9.200km, poderá ligar seus extremos norte e sul distantes quase 7.500km...

  • A cobrança do CARF frente ao agente marítimo

    Najla Buhatem

    A responsabilidade do agente marítimo frente à do transportador estrangeiro de mercadorias foi objeto de questionamento por mais uma instituição nacional. Dessa vez, uma proposta de cobrança por parte do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), determinando que as agências teriam legitimidade para responder por infrações cometidas pelo armador estrangeiro

  • A importância da hidrovia Tietê-Paraná

    A possibilidade de que a navegação na hidrovia Tietê-Paraná seja interrompida depois do final da safra de grãos deixa apreensiva a comunidade que vive dos serviços portuários.

  • A importância das agências marítimas na logística internacional

    A função essencial das agências marítimas é representar os interesses do armador ou do afretador/fretador do navio por meio da gestão náutica ou comercial, dependendo da outorga de poderes que lhes é conferida pelo outorgante

  • A navegação no Rio São Lourenço - Dos Grandes Lagos ao Oceano Atlântico (2)

    Durante a colonização, os Grandes Lagos e seus rios eram os únicos meios práticos para o transporte de pessoas e de cargas. Embarcações do centro da América do Norte foram capazes de chegar ao Oceano Atlântico a partir dos Grandes Lagos, quando o canal de Erie foi aberto em 1825

  • A navegação no Rio São Lourenço dos Grandes Lagos ao Oceano Atlântico

    Os Grandes Lagos e o Rio São Lourenço sempre foram importantes eixos de transporte para a economia da América do Norte mesmo antes dos Estados Unidos e do Canadá terem se tornado nações independentes

  • A Rede de Vias Navegáveis da França

    A Rede de Vias Navegáveis da França

    Neste artigo, iremos conhecer a rede de vias navegáveis da França, da qual já conhecemos diversos rios e canais, assim como algumas de suas interessantes obras. Agora iremos mostrar os números e as cifras que fornecerão a noção exata da importância da navegação fluvial na França e na Europa.

  • Açu participa de treinamento para atualização de marítimos

    Cerca de 30 marítimos que atuam na frota de rebocadores do Porto do Açu participaram de um curso de atualização, dividido em três aulas, ao longo da última semana. O objetivo dos encontros, que aconteceram no Terminal Multicargas (T-MULT), foi qualificar comandantes, marinheiros e chefes de máquinas da Wilson Sons.

  • Aduana da Argentina agiliza os controles para facilitar o comércio exterior

    A idéia é gerar segurança de fluxo de ponta a ponta e não interromper as operações em um Porto. Tudo isso deve ser acompanhado pela tecnologia de última geração que está sendo orçada, além de capacitar o pessoal que atua no segmento

  • Agentes marítimos e a falta de regramento jurídico

    Apesar de desfrutar de uma extensa costa litorânea, o Brasil ainda é um país que "toca a vida" de costas para o mar, com poucos profissionais qualificados para julgar questões relacionadas ao transporte marítimo e convivendo com decisões judiciais bastante controversas.

  • Agripino critica a verticalização dos armadores no setor portuário

    O processo de verticalização dos armadores no setor portuário brasileiro é um fator relevante e que precisa ser bem observado pela sociedade. O fenômeno é simples de explicar: armadores estrangeiros compram ou instalam terminais portuários, operadores logísticos, fabricantes de rebocadores, agências de navegação e outras companhias para ter total controle do processo

  • Aliança recebe prêmio Segurança no Mar com o navio Pedro Álvares Cabral

    A Aliança Navegação e Logística recebeu, no dia 26 último, o Prêmio 'Segurança no Mar' do Controle Naval do Tráfego Marítimo, com o navio Pedro Álvares Cabral. A premiação contempla os operadores marítimos, navios mercantes...

  • Antaq aprova norma com critérios para cobrança do THC e THC-2

    A comunidade portuária brasileira está engajada para interpretar e aplicar a minuta aprovada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) na última semana, cujo texto "estabelece parâmetros regulatórios a serem observados na prestação dos serviços de movimentação e armazenagem de contêineres e volumes nas instalações portuárias". O texto normatiza os critérios para a polêmica cobrança da Taxa de Movimentação no Terminal (Terminal Handling Charge – THC) e do Serviço de Segregação e Entrega (SSE), também conhecido como THC-2

  • Após liminar, Anvisa é obrigada a prosseguir com fiscalização de livre prática

    A Justiça Federal, em regime de plantão, proferiu decisão liminar favorável a empresa proprietária de embarcação, ordenando que a Anvisa considerasse paga taxa ainda por ser compensada no sistema Datavisa

  • Aproximar a navegação brasileira do futuro

    O transporte marítimo tem uma importância fundamental para o desenvolvimento do Brasil. O futuro do País será promissor caso sejamos ambiciosos em nossa visão. Ao focarmos os quase 8 mil quilômetros de costa brasileira, com grande diversidade de portos públicos e privados, somos capazes de projetar um horizonte repleto de oportunidades

  • Aumente a segurança de navegação marítima com bóias de marcação virtual

    Nos últimos meses, a equipe de P&D da EIVA trabalhou em uma nova solução de sistema, o NaviSuite Perio. Ele fornece às autoridades portuárias e de outras hidrovias a possibilidade de substituir bóias de marcação por bóias virtuais, que são gerenciadas por meio de uma interface de usuário de software e nunca realmente implantadas fisicamente no local, mas ainda são exibidas aos usuários de AIS como bóias reais em um determinado local na água

  • Benefícios do SDN da Antaq para a logística portuária

    Ricardo Pupo Larguesa

    O SDN é um sistema informatizado que tem por finalidade receber, pela Internet, informações técnicas e operacionais sobre frotas das empresas brasileiras de navegação, suas atividades operacionais e preços

  • Cabotagem do Brasil sem infraestrutura

    Elogiável a pauta do Ministério da Infraestrutura de incentivar a navegação de cabotagem. Porém, sempre há um porém, a quem serve esse programa? Preocupa que essa iniciativa possa se tornar mais um agravante da nossa navegação costeira ser privilégio de um pequeno grupo de grandes empresas estrangeiras, travestidas de brasileiras

  • Cabotagem e o turning point da logística brasileira

    A crise de abastecimento pela qual o Brasil atravessou em 2018 trouxe um alerta para a matriz de transporte nacional, visto que expôs a dependência do País a um único modal e demonstrou a necessidade de diversificação e a subutilização de outros modais mais eficientes, com destaque para o transporte marítimo por cabotagem e águas interiores