Sexta, 29 Março 2024
  • Marinha alerta para ressaca em Santos, cidades do RJ e do ES

    O Serviço Meteorológico da Marinha do Brasil alerta para possíveis ressacas e formação de ondas de até 2,5 metros na faixa litorânea entre Santos (SP), que abriga o principal porto da América Latina, e Linhares (ES). Entre os dois municípios estão localizados importantes portos como Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES)

  • Navegação

    Navegação é a movimentação no espaço marítimo ou aéreo, em percursos estabelecidos, com objetivos comerciais. É uma viagem ou transporte sobre ou dentro das águas do mar, sobre a superfície dos rios e dos lagos ou na atmosfera.

  • Navegação com escala e estratégia

    A navegação no comércio marítimo internacional desafia o Brasil em duas frentes: profundidade para acesso dos grandes navios em seus portos e a construção de embarcações para garantir qualidade soberana nos mares, para conquistar nichos para sua produção e frete para sua Marinha Mercante.

  • Navegação e portos em inovação

    Há mais de 10 anos, quem visitasse Roterdã, na Holanda, um certo terminal portuário de contêiner com equipamentos automatizados se sentiria assistindo a um filme de ficção científica. Um ambiente silencioso e sem a presença de ser humano, onde contêineres circulavam sobre pranchas sobre rodas na área de operações, em movimentos sincronizados e otimizados

  • Navegador

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    A previsão do que ocorre durante a navegação de um navio e sua interação com os demais, principalmente com outros atracados, é de grande importância para a segurança dessas embarcações. Os efeitos hidrodinâmicos causados pela passagem de uma embarcação em outra ancorada podem induzir forças/momentos hidrodinâmicos significativos, trazendo impactos consideráveis sobre as estruturas de acostagem. Nesse contexto, as forças e movimentos induzidos pela embarcação passante são transmitidos à embarcação ancorada, que por sua vez solicita os cabos e defensas, que devem ser capazes de suportar tais esforços adicionais.  
     
    Um modelo numérico foi desenvolvido pelo Tanque de Provas Numérico (TPN) da Universidade de São Paulo (USP), sendo o fenômeno validado por meio de ensaios em tanque de provas no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). O modelo está implementado em um software baseado na teoria de escoamento potencial, capaz de avaliar os efeitos de interação hidrodinâmica entre dois corpos.
     
    No caso do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, foram avaliados terminais preliminarmente considerados como críticos, em função da proposta da administração do Porto de receber navios de comprimento da ordem de 366 metros. Incialmente, foi avaliada a acessibilidade desses navios, o que se mostrou viável, com certas condições de segurança. A seguir, foram ensaiados os fenômenos do passing ships em determinados terminais e avaliadas as condições de segurança, principalmente dos cabos de amarração. Como resultado, determinaram-se velocidade de navegação e afastamento das trajetórias dos
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  • Navio com toras de madeira salvo pela Praticagem chega à China após 54 dias de viagem

    Foi recebida com sucesso, na última semana, a valiosa carga de cerca de 40 mil toneladas de toras de madeira destinadas à indústria de celulose na China. O material foi salvo de um naufrágio por manobra delicada e inédita coordenada pela Praticagem do Estado de São Paulo, cujos detalhes foram noticiados com destaque no Portogente no final do último mês de novembro

  • Navios frigoríficos

    Caros leitores, hoje falarei dos navios frigoríficos, embarcações para mercadorias que necessitam de baixas temperaturas para sua conservação, nos quais eu fui embarcado.

  • Novas tecnologias, ousadia e a voz do povo nos portos do exterior

    A implantação de novas tecnologias para a eliminação de processos é o grande trunfo para reduzir custos nos negócios do setor de navegação

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  • O avanço da CMA CGM e os obstáculos logísticos para a América do Sul

    Além da reestruturação e dos objetivos de crescimento da companhia CMA CGM, o texto aborda iniciativas no setor portuário e a mobilidade urbana precária no Brasil

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  • O mercado offshore e o IMCA M 117

    O grande problema no cenário offshore brasileiro é o fato de muitas companhias adotarem o IMCA M 117 (Training and Experience of Key DP Personnel) como o topo dos procedimentos, quando, na verdade, tal diretriz é a base para o início de toda uma estrutura mitigatória

  • O primeiro meio de transporte organizado na França

    O primeiro meio de transporte organizado na França.

    Muito antes da invenção da locomotiva - 1825 - e da abertura das primeiras estradas para as carruagens, a navegação fluvial já era utilizada como meio de transporte de pessoas e de cargas, na França Medieval. Em 1672 o engenheiro Paulo Riquet inicia o canal do Midi, ligando o Mar Mediterrâneo ao Oceano Atlântico

  • O que é praticagem?

    A praticagem pode ser definida como um serviço de assessoria aos comandantes dos navios para navegação em águas restritas, isto é, onde existem condições que dificultam a livre e segura navegação como, por exemplo, em portos, estuários e hidrovias.Profissional que atua em todos os tipos de embarcações, desde navios de carga a cruzeiros marítimos, o prático cumpre extensas jornadas de trabalho e está à disposição a qualquer hora, uma vez que a chegada e partida dos navios pode ocorrer em horários diversos.

  • O que são dark ships?

    A denominação "dark ships" é utilizada para apontar embarcações que navegam sem identificação e transportando cargas consideradas "piratas". De forma geral, o navio oculta as comunicações exigidas pelas entidades que regulam o transporte marítimo e se deslocam com o sistema de localização desligado.

  • Os impactos da expansão do canal do Panamá no setor de navegação

    Os impactos da expansão do canal do Panamá no setor de navegação

    O Canal do Panamá nasceu da necessidade de se tornar o transporte de cargas da Costa Leste para a oeste mais rápida e barata, já que antes de sua construção a única maneira de se fazer era pelo extremo sul da América, uma viagem de 15 mil quilômetros de distância.

  • Pense num absurdo: a imodicidade da demurrage no Brasil

    Atuando no setor há quase quarenta anos, primeiro como piloto de navios mercantes durante quatro anos no longo curso, tendo viajado para vinte e sete países, inclusive transportando contêineres, e desde 1992 como advogado e professor, nunca imaginei que pudesse me deparar, nessa fase da vida, com absurdos no shipping tupiniquim, especialmente quando se trata de regulação econômica

  • Ponte-canal de Briare

    Ponte-canal de Briare

    Neste artigo, iremos conhecer o canal de Briare, que permitiu a ligação do Vale do Loire, região dos castelos da nobreza francesa, à Paris, e também a ponte canal de Briare, uma verdadeira obra de arte.

  • Porto de Santos abre consulta sobre alterações na Norma de Atracação de Navios

    A Norma de Atracação de Navios no Porto de Santos passa por revisão; novo regramento substituirá resolução vigente há 40 anos

  • Porto de Santos registra operação com calado de 14,45 metros, a maior da história

    Em comunicado enviado a este blog, a Praticagem de Santos atribuiu o feito à utilização do Redraft (sistema que mede o calado dinâmico) e aos dados obtidos em tempo real pelo Centro de Coordenação, Comunicação e Operações de Tráfego (C3OT) da entidade

  • Porto de Santos rumo a 2050

    Em vez de iniciar dos fins para os meios, o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Casemiro Tércio, resolveu abrir uma caixa de ferramentas desgastadas pelo tempo e inadequadas para construir um porto para concorrer com os asiáticos. Propõe um modelo de dragagem por resultado, uma ideia de mais de 20 anos e há muito tempo defendida no Portogente

  • Portogente cria espaço Radar Usuport-RJ e dá luz às demandas dos usuários dos portos

    A partir da próxima segunda-feira, dia 8 de abril, o Portogente levará ao ar o espaço "Radar Usuport-RJ", criado com o objetivo de publicar textos e artigos relacionados às necessidades e desafios dos usuários dos portos brasileiros. A administração das postagens ficará por conta de André de Seixas, diretor-presidente da Usuport-RJ e um grande entusiasta das causas de importadores e exportadores no País

 

 

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