Sexta, 29 Março 2024
  • Porto de Santos registra aumento na movimentação de contêineres e retração nos grãos

    Foram 386.165 TEUs (medida padrão que equivale a um contêiner de 20 pés), resultado apenas menor que o registrado em agosto de 2018 (387.791 TEUs)

  • Porto de Santos: porta para a Nova Rota da Seda

    Realisticamente falando, a iniciativa do presidente do Porto de Santos, Casemiro Tércio Carvalho, de abrir um escritório comercial na China, no segundo semestre deste ano, vai ampliar as oportunidades e fortalecer o posicionamento do Brasil no mercado global. Pois, como afirmou o vice-Presidente Hamilton Mourão: China não é ameaça, e sim parceiro estratégico.

  • Porto do Açu faz acordo de cooperação com o porto chinês de Guangzhou

    A Porto do Açu Operações e o porto chinês de Guangzhou assinaram um Acordo de Cooperação com o objetivo de compartilhar as melhores práticas e conhecimentos sobre operações e gestão portuária, além de fortalecer a cooperação em investimentos e desenvolvimento de negócios

  • Portogente lança especial sobre oportunidades e desafios dos portos do Arco Norte

    Com foco nos portos da região Norte e Nordeste do Brasil, e neste primeiro momento no estado do Maranhão, a iniciativa traz notícias, vídeos, artigos, materiais, entre outros conteúdos inéditos que promovem discussões e reflexões aprofundadas sobre o plano estratégico Arco Norte

  • Portolão combate a corrupção nos portos

    A era digital e a Internet promoveram maiores velocidade e capacidade de processamento e de análise desses rastros. Assim, o Portolão, como combate a corrupção, é o primeiro passo eficaz da reforma portuária

  • Portolão começa pelo Porto de Santos

    O procurador do Ministério Público Federal Thiago Lacerda Nobre, Chefe da Procuradoria da República no Estado de São Paulo, inicia uma faxina que há muito se esperava fosse feita no Porto de Santos e deve se estender aos demais portos do Brasil

  • Portos brasileiros inteligentes: quando?

    Nove meses já passados do governo de Jair Messias Bolsonaro e ainda não se vislumbra sequer um sinal de política pública eficiente aplicada nos portos brasileiros. Por isso, a angústia da pergunta: os portos brasileiros estão preparados para o novo paradigma digital?

  • Portos do Arco Norte e do Nordeste

    O assim denominado Arco Norte, de acordo com estudo desenvolvido pela Câmara Federal, envolve os portos localizados na região de Porto Velho, em Rondônia, passando pelos estados do Amazonas, Amapá, Pará e Maranhão. Uma visão mais abrangente, todavia, também agrega a este grupo os portos localizados nos estados da região Nordeste

  • Portos do Brasil seguem sem rumo

    Surpreende que, passados 80 dias de governo Bolsonaro, o que se anuncia como planejamento para os portos brasileiros não expressa a mínima possibilidade de alcançar, nos próximos quatro anos, os patamares dos portos asiáticos

  • Portos do Paraná registram crescimento de 15% no primeiro quadrimestre

    O principal desafio para continuar crescendo, observou Luiz Fernando, é aumentar a profundidade do canal de navegação de 12,3 metros para 13,5 metros, possibilitando o atendimento regular a embarcações de grande porte, como os navios de 366 metros de comprimento

  • Portos lentos repetem políticas passadas

    A quem servem as atuais diretorias dos portos do Brasil? Repetindo o passado, são indicações pessoais desalinhadas dos objetivos dos portos e justificadas por argumentos absolutamente anacrônicos em relação à evolução do comércio global.

  • Portuários pedem a Padilha prorrogação do aumento do Portus

    Padilha, segundo os sindicalistas, escutou atentamente as ponderações feitas pelos representantes dos trabalhadores, e afirmou que, apesar da questão ser de responsabilidade do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, trabalhará para atender o pleito inicial da Federação de prorrogar por 90 dias a aplicação do aumento da contribuição dos assistidos e dos participantes

  • Presidente da Codesp busca criar clusters de cargas e garantir ambiente sadio a investidores

    Portogente dá prosseguimento à publicação de entrevistas com presidentes de autoridades portuárias destacando visão e postura do atual mandatário do Porto de Santos, Casemiro Tércio Carvalho. Nas respostas enviadas à nossa redação ele destacou que o novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), em fase de elaboração, "tem como premissa condensar e adensar as áreas de movimentação de cargas" com o objetivo de formar clusters e aumentar a produtividade do porto santista

  • Privatização é melhor opção e limita risco da União a condições da outorga, opina Carlos Magano

    Convidado pelo Portogente a opinar sobre os rumos dos portos brasileiros e os modelos de gestão "colocados à mesa", Carlos Eduardo Bueno Magano foi claro em apontar a privatização das administrações como solução mais efetiva no momento, "pois limita o risco da União a condições estabelecidos na outorga", e por possibilitar avaliação de desempenho na aplicação de investimentos que jamais foi efetivado na gestão das "atuais" Autoridades Portuárias brasileiras

  • Projeto de construção de terminal em Alcântara é apresentado a ministro da Infraestrutura

    O investimento projetado por Salvador é de cerca de R$ 10 bilhões, com o potencial de movimentar até 140 milhões de toneladas de minérios por ano. O grupo assinou um contrato, de caráter inédito no Brasil, com uma associação de quilombolas que habitam áreas na região, minimizando riscos de disputas judiciais

  • Regionalização é bem vinda para integrar a administração do porto e o município onde está instalado

    A análise é do executivo nas áreas de RH, Gestão de Projetos, Planejamento e Qualidade e ex-gerente da Brasil Terminal Portuário (BTP), Hudson Carvalho, convidado pelo Portogente a participar de um debate sobre a descentralização da gestão dos portos brasileiros

  • Reinvenção das comunidades portuárias

    Celebrando os 211 anos de Abertura dos Portos às Nações Amigas, Portogente lança o projeto Comunidades Portuárias. O mundo portuário vive um momento de aceleração, impulsionado por novas tecnologias. A onipresença da Internet estabelece novos padrões de concorrência e competitividade nos mercados internacionais. Reinventar é preciso.

  • Seis empresas disputam operar três áreas em caráter transitório no Porto de Santos

    Seis empresas apresentaram propostas e estão aptas a participar da inédita concorrência de arrendamentos transitórios via seleção simplificada no Porto de Santos, no litoral paulista. A disputa acontece por três áreas na região do Saboó que estão desocupadas desde o término dos contratos com os antigos arrendatários (Terminal Marítimo do Valongo e Rodrimar), informa a Superintendência de Comunicação Corporativa do Porto

  • Sem notícias boas para os brasileiros

    Quem se deu ao trabalho de dar um vistaço nos jornalões deste final de semana perceberá, absurdamente, que para o governo e aliados sobraram notícias boas, patrocinadas, em grande parte, pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

  • Sensatez do presidente Bolsonaro com os portos

    Um fato relevante nas previsões para 2020 é a importância política das eleições municipais. Não é verdade que a formação de uma nova base política municipal, onde as pessoas moram e trabalham, não influencie a eleição dos próximos deputados, senadores, governadores e presidente.

 

 

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