• O mundo do agronegócio festeja o que eles chamam de "esforço do ministro dos Portos, Helder Barbalho, em definir as poligonais e liberar licitações de terminais portuários para movimentar os investimentos privados e públicos no Arco Norte, região que compreende os estados de Rondônia, Amazonas, Amapá, Pará e segue até o Maranhão, garantirá ao país, em 10 anos, um equilíbrio entre a oferta de soja e milho e a capacidade de movimentação de carga nos portos brasileiros". Essas são as palavras do especialista em logística e infraestrutura, Luiz Fayet, que prossegue reluzente: "Com a definição das poligonais, os investimentos privados para a construção de Terminais de Uso Privado tornam-se possíveis, e, com a construção do Terminal Público de Outeiros possibilitarão a diminuição do “Custo Brasil” para a exportação das safras localizadas nas novas fronteiras: Mato Grosso, Brasília e Bahia, principalmente."

    Ele explica que, atualmente, a maior parte da plantação de soja e milho dessas regiões é transportada via rodovia até o Porto de Santos (SP). Ele conta na ponta do lápis tal "caminho" do produto: “Gasta-se hoje cerca de US$ 130,00 a US$ 140,00 por tonelada para exportar pelo Sudeste. Ao fazermos pelo Norte, conseguiremos diminuir entre US$ 50,00 e US$ 60,00 esse custo."

    Outeiros terminal

    Segundo Fayet, os maiores benefíciados com a ampliação da capacidade dos portos do Arco Norte serão os produtores e exportadores de milho. Além disso, beneficia-se também toda a cadeia de prestadores de serviços e equipamentos para infraestrutura portuária, que deverá testemunhar um aumento na demanda por soluções aplicadas à operação nos portos e terminais.

  • Na metade setentrional do Brasil situa-se um potencial logístico há muito e lentamente em desenvolvimento que, desde o início da Transamazônica, alcança finalmente um estágio operacional para conquistar protagonismo e ser modelador da economia nacional.

  • Três dos projetos de arrendamento já tiveram seus estudo concluídos e passaram por consulta pública, aguardando agora a conclusão de acórdãos pelo Tribunal de Contas da União (TCU)

  • Santos, cidade onde situa-se o maior porto do País, cediou um encontro que aprovou protocolo de intenções para a criação do que foi definido como a Federação dos Estivadores e Portuários do Brasil (FEPB).

  • No bate-papo com o experiente apresentador, o ministro disse que sua meta mais ambiciosa é entregar ao Brasil a Ferrogrão, corredor ferroviário que ligaria as regiões produtoras de grãos do Centro Oeste aos portos do Arco Norte

  • A Hidrovias do Brasil inicia o ano de 2018 com duas novidades que serão apresentadas durante a Intermodal 2018, uma das principais feiras de logística da América do Sul. Visando a expansão operacional rumo ao desenvolvimento de soluções logísticas multimodais...

  • Seis empresas apresentaram propostas e estão aptas a participar da inédita concorrência de arrendamentos transitórios via seleção simplificada no Porto de Santos, no litoral paulista. A disputa acontece por três áreas na região do Saboó que estão desocupadas desde o término dos contratos com os antigos arrendatários (Terminal Marítimo do Valongo e Rodrimar), informa a Superintendência de Comunicação Corporativa do Porto