• Agente de carga é o intermediador e facilitador do processo de envio de uma carga, desde a sua origem até o seu destino. Essa tarefa envolve diversas empresas e atribuições

  • A solução inteligente do aplicativo Smart Milk Run pode viabilizar a negociação de uma taxa menor do risco na apólice do seguro da carga, além de facilitar a gestão das coletas e avaliação do risco no transporte

  • Em geral, os embarques não são negociados pelos exportadores diretamente com as empresas aéreas, exceto quando se tratar de grandes volumes. Os agentes de carga da IATA – International A .ir Transport Association – são os intermediários entre as empresas aéreas e os usuários. Eles têm todas as informações referentes a vôos, empresas, rotas, vagas em aeronaves, fretes, etc, e têm também facilidade na obtenção de descontos nos fretes com a consolidação de carga.

  • O transporte de cargas do terminal do Aeroporto de Vitória (ES) conta, pelos próximos 30 dias, com o cargueiro 737-400F, que fará um voo diário entre a capital capixaba e de São Paulo.

  • O XV Congresso Nacional Intermodal dos Transportadores de Cargas acontece em 15 de setembro em Belém (PA). Dirigido a empresários do transporte de cargas, o evento coloca discutirá problemas do setor e soluções para a volta do crescimento econômico do País.

  • Dá esperança a atitude do ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas de dialogar com os setores afetos a sua pasta. De formação técnica e profissional incontestável, bem como experiência na administração pública com resultados positivos, Freitas poderá colher bons frutos na integração logística nacional

  • Não são poucas as dificuldades enfrentadas pelo segmento de logística. Roubo de cargas, trânsito, temporais, estradas precárias. A missão de empresas, transportadoras e distribuidoras é fazer com que as mercadorias cheguem não só cada vez mais rápido, mas também com qualidade, segurança e custos reduzidos. Mas, para isso, é preciso inovar.

  • A Operação envolverá a instalação de bases operacionais em três pontos críticos da rodovia - localizados entre os municípios paraenses de Novo Progresso e Moraes Almeida -, a implantação de sinalização específica para controle de tráfego pesado e o envio de mais de 40 veículos e equipamentos especiais, entre eles retroescavadeiras, caminhões carroceria, tratores agrícolas, motoniveladoras e cavalos mecânicos com reboque

  • Os detalhes da normatização foram estabelecidos pela Resolução 552 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que proíbe, entre outras coisas, a utilização de cordas para amarração, sendo substituídas por cintas, correntes ou cabos de aço

  • De acordo com comunicado divulgado pela empresa, o presidente da GLP Brasil, Mauro Dias, ressalta que a escolha de um galpão vai muito além da contratação de um lugar para armazenagem

  • O encontro anual tem como objetivo o desenvolvimento dos profissionais e mercado de riscos, seguros e transportes de carga

  • A Volvo Trucks anunciou, nesta terça-feira, dia 20 de novembro, a assinatura de um acordo com a mineradora. Segundo a montadora internacional, vários testes foram realizados com sucesso ao longo de 2018. A solução estará totalmente operacional até o fim de 2019

  • Uma vez registrada a Declaração de Importação e iniciado o procedimento de despacho aduaneiro, a DI é submetida a uma análise fiscal e selecionada para um dos canais de conferência da mercadoria, denominados de Canais de Parametrização (verde, amarelo, vermelho ou cinza)

  • Mateus Draxler Damazio, chief operating officer do Porto de São Sebastião, falou ao Portogente sobre a construção do contorno da Rodovia dos Tamoios, um novo trecho de Serra que possibilitará um acesso rodoviário exclusivo ao porto do litoral norte do estado de São Paulo

  • Portogente recomenda a pós-graduação em Direito dos Transportes oferecida pela Maritime Law Academy (MLAW). O curso é oferecido nas versões EaD (100% online) e semipresencial. Nesta segunda modalidade as aulas presenciais estão confirmadas nas cidades de Brasília/DF, Curitiba/PR, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, São Luís (MA), Santos e São Paulo (SP)

  • Portogente dá prosseguimento à publicação de entrevistas com presidentes de autoridades portuárias destacando visão e postura do atual mandatário do Porto de Santos, Casemiro Tércio Carvalho. Nas respostas enviadas à nossa redação ele destacou que o novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), em fase de elaboração, "tem como premissa condensar e adensar as áreas de movimentação de cargas" com o objetivo de formar clusters e aumentar a produtividade do porto santista

  • Engenheiro civil e mestre em Infraestrutura e Gerenciamento Viário, Sílvio dos Santos contribuiu com o debate do Portogente sobre regionalização dos portos brasileiros indicando que a seleção dos diretores das companhias docas brasileiras necessita priorizar gestores com "conhecimentos específicos" referentes aos portos que irão administrar

  • Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) com empresários do setor, no final de 2017, a maioria deles previa aumento na movimentação de cargas no faturamento para 2018, com um crescimento ainda maior para 2019.

  • O modelo defendido pelos profissionais para utilizar nos portos brasileiros é o Landlord Port, presente em todos os portos mundiais competitivos e apontado pelo Banco Mundial como o mais indicado e competitivo, ocorrendo nos Portos de Rotterdam, Hamburgo, Singapura, Shangai e demais portos.

  • Estudo analisou dados dos 40 principais portos internacionais envolvidos no comércio exterior brasileiro, que representaram, em 2018, 80% da movimentação portuária, na importação ou exportação, mas não considerou que o modus operandi da cobrança se dá sem qualquer controle pela Antaq. Afinal, o THC pode ser cobrado pelo transportador marítimo ou seu agente intermediário, para fins de ressarcimento ao terminal onde o contêiner é movimentado