• Como já foi visto no artigo ’’As capacidades dos vagões ferroviários’’, a capacidade do vagão ferroviário depende da resistência de cada eixo que compõem o truque e também da resistência da linha por onde ele transita

  • Após os primeiros experimentos ficou comprovado que as rodas da locomotiva patinavam sobre os trilhos, principalmente em rampas ascendentes, as subidas. Apesar do grande esforço das máquinas, estas não conseguiam mover o trem adequadamente

  • Hoje, falaremos sobre um equipamento importante para a ferrovia o amv: aparelho de mudança de via

  • Brasil precisa trabalhar o conceito de porto-indústria para gerar mais empregos nas regiões portuárias e acelerar o desenvolvimento econômico do País; sururu no ambiente interno da Santos Brasil após anúncio de investigação do Ministério Público; Cabedelo inicia reuperação de importante berço em seu cais e outras notas

    horizonte porto

  • Barulho, desconforto, péssimas noites de sono e a conseqüente perda na qualidade de vida. Essa série de fatores nada agradáveis é resultado direto do barulho da buzina dos trens que atravessam regiões populosas da cidade de Santos. O modal ferroviário, uma alternativa fundamental para descongestionar os gargalos logísticos do maior porto da América Latina, tem tirado o sono das pessoas que moram próximas à linha férrea, especialmente no trecho da Avenida Francisco Glicério, entre o canal 1 e a Avenida Conselheiro Nébias

  • Chamamos a atenção para debate que acontece, nesta quarta-feira (4/04), na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. O tema diz respeito à sociedade: as consequências da redução orçamentária para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e os sistemas de transporte ferroviário urbano de passageiros.

  • A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disponibilizou no seu portal, a partir desta terça-feira (31/10), a lista de documentos para a Audiência Pública nº 014/2017, que colherá subsídios para aprimoramento da minuta de edital e dos estudos técnicos que vão disciplinar as condições da concessão da ferrovia greenfield Ferrogrão

  • A expectativa era grande com relação ao início do processo licitatório para concessão da Ferrogrão (EF-170), uma das espinhas dorsais da acalentada e genericamente denominada “Saída-Norte”. Uma aparente quase unanimidade tem agora futuro sombrio com a recente recomendação do Ministério Público Federal – MPF para anulação das Audiências Públicas agendadas pela ANTT

  • O FNDF será composto de recursos do Orçamento da União, de doações e de outras fontes, tais como a quantia arrecadada com a outorga da subconcessão da Estrada de Ferro 151 — conhecida como Ferrovia Norte-Sul —, no trecho entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP)

  • Portogente tem enfatizado a importância do Arco Norte do Brasil como logística para exportação e para desenvolver uma região de grande potencial para o novo paradigma produtivo internacional. Ao concluir a construção da Ferrovia Norte-Sul (FNS), iniciada no regime militar há mais de 30 anos, haverá integração ferroviária do Rio Grande do Sul ao Pará que poderá surpreender as projeções de demandas hoje consideradas superestimadas

  • Um dos primeiros precursores da locomotiva a vapor foi o veículo autopropulsor idealizado em Pequim, no ano de 1681, pelo jesuíta francês Ferdinand Verbiest. Em 1769, Joseph Cugnot, militar francês, construiu em Paris um veículo a vapor destinado ao transporte de munição. O aparecimento da locomotiva, e com ela o das vias férreas, está associado tradicionalmente ao nome do engenheiro inglês Richard Trevithick

  • De acordo com comunicado da companhia, diversos fatores motivaram a Contrail a estabelecer este novo trecho, entre eles o aumento dos índices de roubo de cargas nesse trecho e também a Política de Preços Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas

  • Codesp dispensou licitação sem justificativa para permitir que quatro companhias explorassem linhas férreas no interior do terminal portuário

  • O Ministério Público Federal voltou a acionar a Justiça para que o licenciamento ambiental do trecho sul da Ferrovia Norte-Sul seja revisto. A Procuradoria ajuizou o pedido após tomar ciência de que a Valec, empresa estatal responsável pela construção da linha férrea, vem descumprindo uma ordem liminar de 2016...

  • O contrato vigente prevê o encerramento da concessão da malha ferroviária paulista à Rumo Logística em dezembro de 2028. O Ministério da Infraestrutura e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentaram proposta de prorrogar antecipadamente o contrato por mais 30 anos. Em contrapartida, a Rumo se comprometeria a realizar obras de ampliação da capacidade do transporte de cargas e de resolução de conflitos urbanos em cidades paulistas que são cortadas pela ferrovia

  • O prazo de exploração da Malha Paulista pela Rumo termina em 2028 e o contrato assinado prevê uma prorrogação por mais 30 anos. A Rumo, todavia, quer antecipar a renovação para ter tempo de amortizar investimentos necessários no ativo.

  • Quem nunca viu a famosa placa de sinalização “Pare, Olhe e Escute”, instalada no cruzamento das linhas férreas? Pois é, mas até mesmo cumprir esta simples determinação tem se tornado difícil na Baixada Santista. A falta de sinalização, o vandalismo contra o patrimônio e o descaso das autoridades geram acidentes e o receio em alguns motoristas que, em pelo menos três cidades da Baixada Santista, são obrigados a cruzar a linha diariamente, pois os trens de carga rumam incessantemente ao Porto de Santos.

  • Desde segunda-feira (18) a VLI, empresa que controla as ferrovias Centro-Atlântica (FCA) e Norte Sul (FNS), mobiliza equipes Brasil afora para a campanha de segurança da Semana Nacional do Trânsito, entre os dias 18 e 25 de setembro.