• Banco Mundial não recomenda administração privada nos portos

    Nossa coluna conversou com Sérgio Aquino, presidente da Federação Nacional dos Operadores Portuários (Fenop), sobre o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santos. Confira:

  • Canal do Marne ao Reno

    Canal do Marne ao Reno

    Neste artigo, iremos conhecer o canal do Rio Marne ao Rio Reno, que permitiu a ligação de Paris, no Rio Sena, ao porto de Strasbourg, no Rio Reno, na divisa com a Alemanha.

     

  • Engenheiro destaca vantagens técnicas e ambientais de túnel na ligação entre Santos e Guarujá

    Ele é reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas em túneis hoje. No momento em que a Dinamarca acaba de anunciar que iniciará as obras do maior túnel submerso do mundo, o engenheiro Tarcísio Barreto Celestino desmitifica o discurso de que na Baixada Santista a construção de uma ponte tem menor custo do que construir um túnel.

  • Ligação seca: A importância da informação

    Um veículo de comunicação deve ser um espaço de debate aberto para o ente mais importante da sociedade: o cidadão.

  • Ponte, túnel ou teletransporte?

    Pontes existem desde a pré-história, naturais ou improvisadas pela necessidade de transpor barreiras.

  • Por uma ponte de conexões

    Hoje o diálogo sobre o projeto da ponte que liga as duas margens do Porto de Santos (SP) se dá em vários âmbitos. O primeiro deles é estadual e envolve a Ecovias e o Governo do Estado – especificamente a agência reguladora de transportes (Artesp) e a Secretaria de Logística e Transporte.

  • Túnel-canal e Ponte-canal

    Túnel-canal e Ponte-canal

    Neste artigo, iremos conhecer as obras que permitiram que a rede hidroviária francesa inter/igasse bacias hidrográficas distintas: o túnel-canal e a ponte-canal.