Quinta, 25 Abril 2024

Feira-global > Comunidades Portuárias > Porto de Macapá

 

Sobre o Porto de Macapá

 

Localizado na margem esquerda do rio Amazonas, no canal de Santana, em frente à ilha de mesmo nome, a 18km da cidade de Macapá, capital do estado do Amapá. O porto é administrado pela Companhia Docas de Santana  CDSA, vinculada à Prefeitura Municipal de Santana.
Sua área de influência compreende o estado do Amapá e os municípios paraenses de Afuá e Chaves, situados na foz do rio Amazonas, a noroeste da ilha de Marajó.
Seus acessos:

  • RODOVIÁRIO – Pelas rodovias AP-010, ligando as cidades de Macapá e Mazagão, BR-210 (Perimetral Norte), encontrando a BR-156 próximo a Macapá, e, já na área urbana, pela rua Filinto Müller, que alcança as instalações portuárias.
  • FERROVIÁRIO – Não existe acesso ferroviário; no entanto, uma ferrovia da região, a Estrada de Ferro Amapá (EFA), com 194km desde a Serra do Navio até o terminal privativo da Indústria e Comércio de Minérios S.A. (Icomi), em Santana, fica a 2km do porto de Macapá.
  • MARÍTIMO – Pelo rio Amazonas, tanto pela Barra Norte, situada entre as ilhas Janaucu e Curuá, como pela Barra Sul, delimitada pelas ilhas de Marajó e Mexiana. Para o ingresso no porto é utilizado o canal natural de Santana, braço norte do rio Amazonas, com largura variável entre 500m e 800m e profundidade mínima de 10m.
  • FLUVIAL – Compreende o Amazonas e seus afluentes, principalmente o Jari.

O porto dispõe de dois cais para atracação:

  • Cais A – com 60m de extensão e profundidade de 10m, dotado de um berço, recebe embarcações fluviais de pequeno porte.
  • Cais B – com comprimento de 200m e profundidade de 10m, com dois berços, atende às navegações de longo curso e de cabotagem.

Porto de Macapá
Fonte: https://www.correioamapaense.com.br/companhia-docas-de-santana-se-transforma-em-uma-das-maiores-fontes-de-renda-para-o-estado-do-amapa/

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

newsletter novo menor 2.fw