Sexta, 29 Março 2024

NBR 5410 é a principal norma técnica da ABNT e contém requisitos para projeto, execução e manutenção de instalações elétricas de baixa tensão

O Instituto de Engenharia (IE), por meio do seu coordenador da D.T. de Instalações Elétricas, Engenheiro Eletricista Paulo Barreto, faz um alerta sobre a importância da instalação correta de equipamentos, cabos e postes em vias públicas para evitar acidentes como no carnaval de 2018, que levou um folião a ser eletrocutado em São Paulo.

“Este fato motivou a Comissão de Estudos da ABNT que está revisando a norma NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão - a estudar a viabilidade desta norma abranger também as instalações elétricas em vias públicas. O ideal é que os cabos utilizados nessas instalações urbanas possuam cobertura (dupla isolação), pois isso permite maior segurança e durabilidade contra as intempéries. Outro ponto importante são as conexões realizadas no interior do poste e a necessidade de um aterramento elétrico adequado, vide exemplo abaixo, explica Barreto.

Atuante entre os engenheiros eletricistas do Brasil, o IE tem capacitado esses profissionais para que desempenhem suas atividades com excelência. Com cursos voltados para projeto, execução e manutenção em instalações, como por exemplo inspeção, vistoria e patologia das instalações elétricas, foca-se no dia a dia do profissional que atua em todos esses processos para que seja possível evitar acidentes de trabalho nas instalações elétricas.

Nos dias atuais, os requisitos para projeto, montagem e manutenção de equipamentos em vias públicas ficam por conta dos órgãos e empresas responsáveis por cada sistema (iluminação, sinalização de trânsito, câmeras, etc). Com o objetivo de promover a Engenharia em benefício do desenvolvimento e da qualidade de vida da sociedade, o IE apoia a atualização da norma da ABNT – NBR 5410, que em breve contará com uma nova edição. A inclusão das instalações em vias públicas como escopo da Norma deverá aumentar significativamente a segurança de pessoas e animais que circulem próximos aos postes em capitais e municípios pelo Brasil.

“Toda instalação elétrica dos equipamentos colocados em vias públicas deve atender os requisitos da norma NBR 5410. Isso significa que instalações a céu aberto precisam ter os mesmos níveis de proteção aplicados no interior das edificações”, comenta Barreto.

Para saber mais sobre o tema, cursos e palestras do IE que envolvem esse assunto e outros, acesse https://www.institutodeengenharia.org.br.

 

Sobre o Instituto de Engenharia

A missão do Instituto de Engenharia é promover a Engenharia em benefício do desenvolvimento e da qualidade de vida da sociedade. O IE é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com mais de cem anos de tradição, credibilidade e comprometimento com o desenvolvimento do Brasil. Seu quadro de associados é constituído por personalidades importantes de todas as áreas da Engenharia do Brasil, firmando-se como uma das mais conceituadas entidades do ramo no Brasil. Em sua sede, são realizados diversos eventos, cursos e palestras, além de visitas técnicas para promover a troca de informações e o desenvolvimento da qualidade e da credibilidade dos profissionais, bem como a valorização da engenharia e os avanços científico e tecnológico do País.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome