Sexta, 19 Abril 2024

Mudança na forma como os livros chegam até o público garante as vendas 

As grandes editoras colocam todas as suas fichas nas vendas de livros impressos por meio de famosas livrarias. Apesar da crise editorial que atrasou pagamentos, essas empresas têm condições de manter seus livros à venda nas livrarias conhecidas.

Esse cenário é diferente para as editoras independentes, que imprimem tiragens menores e apostam, muitas vezes, em novos talentos nacionais ou traduções de autores internacionais ainda desconhecidos.

O trabalho dessas empresas menores se diferem muito dos realizados pelas editoras tradicionais, já que ele não é lucrativo — ou demora muito para pagar pelos livros vendidos.

Com a crise editorial que assombra o país há alguns anos — e muitas livrarias sendo fechadas ou anunciando que não têm condições de honrar suas dívidas —, era esperado que editoras pequenas sumissem, mas não é isso que vem acontecendo. Algumas delas, inclusive, já conquistaram um público fiel e vendem muito mais do que se estivessem em alguma famosa livraria.

O que as editoras pequenas fazem de diferente?

Grandes editoras sabem que, mesmo que demorem para ver algum retorno do valor investido nas publicações, precisam estar presentes nas lojas mais conhecidas. Apesar disso, a Planeta, por exemplo, chegou a retirar suas publicações da Livraria Cultura, quando não recebeu pelas vendas realizadas na livraria.

Para as editoras menores, não receber esse valor as prejudica, e pode até mesmo significar o seu fim. Assim, elas decidiram fazer diferente e investir em outro mercado, ainda não tão explorado por suas concorrentes de grande porte.

A publicação de autores nacionais, a venda através do site da editora e com frete grátis, o uso dos influenciadores digitais literários e o foco nas feiras de livros — como as bienais e a Flip — garantiu um pouco mais de visibilidade para essas pequenas empresas.

Para o autor nacional, a chance de lançar seu livro pagando um pouco menos, ou, no caso dos escritores independentes, a oportunidade de ter um selo editorial os apoiando é importante. Para os leitores, é considerável uma editora com a qual é possível ter um relacionamento mais próximo e poder pagar um valor mais em conta pelos seus livros favoritos.

A tiragem menor também é outro segredo das editoras independentes. 100, 200, no máximo 300 livros — nesse caso, para um autor com público já construído. E, nas feiras literárias, a oportunidade de trazer autores para perto de seu público, além de oferecer promoções.

É uma forma diferente de vender. Enquanto editoras tradicionais trabalham com o chamado B2B, (Business to Business) vendendo seus livros para as livrarias, as independentes perceberam que vale a pena adotar o B2C (Business to Consumer) e vender diretamente aos leitores.

Assim, sem, muitas vezes, sequer entrar em uma livraria, as editoras independentes sobrevivem — e chegam a ter mais sucesso que as grandes editoras tradicionais.

5 editoras independentes que são um sucesso mesmo na crise

Conheça 5 editoras independentes que, em meio à crise, têm feito sucesso e continuam com um bom retorno da venda de seus livros.

Coerência

Com sede em São Paulo e fundada por Lilian Vaccaro, a Coerência já participou de algumas bienais — no Rio e em São Paulo — e seu foco são os autores nacionais.

Lote 42

Fundada em 2012, por João Varella e Cecilia Arbolave, além de publicar autores nacionais, a Lote 42 também é dona da Banca Tatuí e da Sala Tatuí.

Nós

A Nós publica livros de autores nacionais e internacionais que não são tão conhecidos. Foi criada por Simone Paulino e seu intuito é dar voz para a literatura brasileira.

Hedra

Há mais de 20 anos no mercado editorial, a Hedra publica autores nacionais e internacionais, mas segue a mesma linha da Nós e foca em quem ainda não é tão conhecido. Seu foco é oferecer literatura a preços mais acessíveis.

Hope

Fundada por Jéssica Milato, a Hope lança autores nacionais por meio de seus selos editoriais. Já esteve presente em bienais e acredita no potencial dos escritores brasileiros, ajudando-os a realizar seu sonho de publicar um livro físico.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome