Quinta, 28 Março 2024

Em grandes cidades como São Paulo, número de vilas fechadas ultrapassam 400.

Quem procura maior comodidade para morar na cidade grande, muitas vezes, recorre à condomínios fechados em busca de maior segurança e tranquilidade. Escolher essa opção, no entanto, nem sempre é possível para várias famílias, uma vez que o valor de compra ou de aluguel desses condomínios é muito alto.

Uma alternativa que tem ganhado popularidade para quem deseja esse estilo de vida mas procura por soluções mais em conta são as vilas fechadas. Em grandes centros como a cidade de São Paulo, o número de locais como esse ultrapassam 400 e tem atraído cada vez mais interessados.

As vilas encontram-se, normalmente, em ruas sem saída ou ruas sem impacto no trânsito local. No caso da capital paulista, a lei permite o uso de portões, cancelas ou equipamentos similares na entrada dessas ruas, desde que não seja impedida a visualização do que acontece no interior desses espaços.

Quem deseja formalizar o selamento de sua rua precisa enfrentar um processo que dura entre 45 e 60 dias. E é necessário que ao menos 70% dos moradores do local estejam de acordo com a formação da vila fechada.

Vantagens e desvantagens

Quem tem interesse em morar nesse tipo de local precisa conhecer, de antemão, as vantagens e desvantagens de se viver em uma vila fechada. Conheça algumas delas abaixo.

Segurança

O principal fator apontado por muito dos moradores das vilas é a segurança. Existe uma portaria na entrada da rua e, no caso dos prédios que existem nessas ruas, há a portaria do próprio edifício. Os moradores se sentem mais seguros e acreditam que têm maior tranquilidade para circularem no local.

Menor movimentação

Essa sensação de segurança está ligada, também, a menor movimentação existente dentro dessas vilas, sobretudo de veículos. A portaria da rua controla a entrada e a saída de veículos e o limite de velocidade da rua é menor se comparada a outras ruas residenciais das grandes cidades.

Dessa forma, a rua torna-se mais convidativa para as pessoas passearem com seus bichos de estimação ou crianças pequenas. Além da sensação de segurança, a tranquilidade da rua cria um clima familiar e com uma integração mais próxima aos vizinhos, que você pode conhecer melhor e ter a sensação de morar em comunidade.

Preço mais em conta

Outro trunfo das vilas fechadas é que os preços dos imóveis podem ser mais em conta se comparados ao de certos condomínios. Isso porque o valor do imóvel não levará em conta os custos adicionais que existem devido à infraestrutura de um condomínio, como a manutenção e os espaços de lazer.

Outros fatores que tornam o valor da compra ou de um aluguel nas vilas fechadas mais barato é a inexistência de uma taxa condominial. Em muitos casos, as casas das vilas fechadas são geminadas, algo que impacta na privacidade dos moradores e também no preço cobrado por esses imóveis.

Falta de privacidade

Justamente pelo fato de muitas casas serem geminadas, é comum a reclamação da falta de privacidade entre os moradores desses locais. Uma vez que as residências são coladas umas nas outras, é comum que existam queixas quanto ao barulho dos vizinhos, já que qualquer som um pouco mais alto será facilmente ouvido na casa ao lado.

Custos mensais

As vilas fechadas podem até não ter uma taxa condominial fixa, mas elas também apresentam certos custos. O pagamento de um porteiro na entrada da rua, despesas relacionadas à energia ou a necessidade de consertar algum problema – como um buraco na calçada – são alguns desses custos.

A saída encontrada em muitos casos é a realização de um rateio mensal feito entre os moradores, com cada um contribuindo para a manutenção da vila. Em alguns casos, esse preço pode ser fixado. Caso você tenha interesse em morar em uma vila fechada, procure se informar sobre essa questão antes de tomar sua decisão.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome