Sexta, 29 Março 2024

Um dos pontos mais importantes na área financeira é ter segurança para investir ao se fazer um negócio. Entretanto, em algumas situações, isso pode mudar com o estalar dos dedos, alterando toda a rede global.

Os conflitos geopolíticos certamente têm uma influência mundial muito grande e o mercado financeiro mundial é um setor muito afetado por tais acontecimentos. Confira abaixo como as questões geopolíticas estão diretamente ligadas ao mercado financeiro mundial a partir de alguns casos pontuais.

Separatismo catalão

A Catalunha é uma região espanhola localizada no nordeste do país e abriga um de seus maiores grupos étnicos, os catalães. Possui cerca de 7,5 milhões de habitantes e representa quase 20% do PIB nacional.

Foi uma das primeiras regiões a seguir o industrialismo inglês, por isso, em seu território, há a presença de muitas empresas multinacionais, gerando muitos empregos e renda.

Em suas escolas, se ensina o catalão, e o espanhol é categorizado como língua estrangeira. Tal fato ilustra a forte identidade existente entre os catalães e o orgulho que sentem de sua região.

Por isso, criou-se um forte movimento separatista que dura mais de três séculos. Ao contrário da maioria dos conflitos, este é pacífico e há a presença de muitos protestos.

Como há muitas incertezas envolvendo o futuro espanhol, a economia tem tudo para sofrer junto. Caso ocorra de fato, a separação causaria uma grande fuga de empresas e a Catalunha não seria integrada à União Europeia de imediato, tendo que passar pelo processo que chega a demorar anos.

Primavera Árabe

Tudo começou com um protesto em 2011, na Tunísia, contra a corrupção, o alto desemprego e as condições precárias de vida do país. Após o comerciante local Mohammed Bouazizi atear fogo no próprio corpo após ser espancado por policiais. Toda a população do país se revoltou com o ocorrido e o presidente Zine El Abidine Ben Ali teve de deixar o país.

Seguindo o exemplo tunisiano, vários outros países árabes começaram a realizar protestos clamando por melhores condições de vida. Tudo foi muito divulgado e os eventos eram marcados pelas redes sociais.

O movimento ficou conhecido como Primavera Árabe por ser uma renovação: o florescimento de uma nova era nesses países.

Os principais envolvidos foram: Bahrein, Marrocos, Jordânia, Síria, Tunísia, Egito e Líbia.

O cenário, que parecia ser de novidades, se mostrou ineficaz, com direito a golpe de Estado no Egito, guerra civil com mais de 380 mil mortos na Síria, governo totalitário sunita no Bahrein, mais de 400 jovens presos em protestos e regresso das liberdades no Marrocos. O país com melhor previsão é a Tunísia, apesar dos altos níveis de corrupção no governo.

Boko Haram na Nigéria

O grupo radical islâmico vem tocando o terror entre os nigerianos e seus vizinhos desde 2002. De início, era uma seita religiosa que atribuía todos os aspectos ruins da sociedade à cultura ocidental. Com o tempo, os adeptos passaram a ser um grupo armado bem estruturado.

Hoje, seus princípios se diversificaram e planejam a construção de uma República Islâmica.

Para chamar a atenção da mídia e pregar seus dogmas, utilizam-se do terrorismo e realizam vários atentados.

Segundo estimativa recente, o grupo atacou mais de 100 mil pessoas, deixando 59.123 viúvas e 59.311 órfãos.

Com a recente queda no preço do petróleo e a inquietação causada pelo grupo, a economia nigeriana desacelerou. Estima-se que o petróleo seja responsável por cerca de 90% das exportações do país.

Tensão Nuclear na Coreia do Norte

A Coreia do Norte é um dos países mais fechados do mundo. Quase nada do que acontece no país é noticiado, a não ser que o próprio governo o queira. Nos últimos anos, no entanto, o país tem causado tensão no mundo todo devido ao seus testes nucleares.

Seu excêntrico líder, Kim Jong-Un, quase iniciou a 3ª Guerra Mundial ao lançar um míssil que cruzou todo o território japonês e explodiu no Oceano Pacífico. Com forte propaganda do ato, a televisão norte-coreana divulgou imagens dizendo que era um presente aos Estados Unidos.

O problema é que do outro lado do globo, também há um líder excêntrico: Donald Trump. Ele logo respondeu, ameaçando a Coreia com uma chuva de “fogo e fúria como o mundo nunca viu”. O mundo assistiu calado e aflito tal troca de farpas.

Até hoje, o país asiático continua realizando testes nucleares, e o encontro entre o líder estadunidense e o norte-coreano, em Singapura, foi apenas “para inglês ver”.

Desde então, a economia mundial oscila muito quando há algum evento relacionado aos dois países.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome