Sexta, 29 Março 2024

Quem não se lembra do curioso gato que Rachel teve em Friends? Apesar de aparecer em um único episódio, a “ponta” feita pelo bichano certamente ajudou a popularizar essa curiosa raça felina.

Dividindo opiniões, há quem não goste do gato por seu aspecto pouco comum, e quem o defenda com unhas e dentes por seu temperamento extremamente dócil. Saiba mais algumas curiosidades dessa raça felina:

Personalidade

Apesar de parecer ser mal-humorado, a raça é extremamente alegre e brincalhona. Ela chama a atenção também por sua inteligência. Caso queira ser dono de um sphynx, é preciso se preparar para ter um gato extremamente carinhoso, requerendo um dono que esteja sempre ao seu lado e pronto para lhe fazer carinho.

A raça é tida por especialistas como a mais amigável dentre os gatos. Os principais motivos são: os criadores deixam os filhotes com suas mães por períodos mais longos que o normal e estão habituados a contar com a ajuda de humanos para se proteger.

Suor

A raça se assemelha muito a nós, seres humanos, na percepção da temperatura. O sphynx sua e, justamente por isso, é preciso ficar atento à comodidade do animal conforme o clima e as temperaturas.

Como não possui pêlos, sua limpeza deve ser meticulosa para evitar que o animal fique com sujeira em excesso. Outro problema característico da espécie é a oleosidade da pele, sendo necessário limpar cuidadosamente todo o corpo do animal para evitar o acúmulo de sujeira. Gazes e cotonetes são os mais indicados para a tarefa.

Nacionalidade

Apesar do nome vir do termo “esfinge” e lembrar o Egito, o sphynx tem sua origem no Canadá, mais precisamente na cidade de Ontário.

Tudo começou com a mutação de um gene em 1966, quando uma gata teve um filhote sem pelos.

O gato pelado canadense não é totalmente pelado

Contrariando o que seu nome diz, a espécie tem alguns pelos, mas em tão pouca quantidade que chegam a passar despercebidos: são muito finos e curtos, criando a ilusão de não existirem.

Gato quente

Mesmo sem muitos pelos, os gatos da raça têm uma temperatura corporal muito alta. Como adoram o colo dos donos, frequentemente estes ajudam a esquentá-los.

Para se ter uma ideia, sua temperatura média é 4°C mais alta que a da maioria dos outros gatos.

Comilão

Caso seu sphynx pareça um saco sem fundo na hora de comer, não é preciso ficar espantado ou preocupado. Por conta do metabolismo acelerado, a raça come bem mais que as outras.

Por isso, é necessário estar sempre atento à dieta do bichano, para que não lhe faltem nutrientes.

Bichano nobre

A raça era queridinha da realeza russa, já que supostamente traziam sorte e abundância aos seus donos. Ter um sphynx significava que você conseguia bancá-lo e teria muito poder.

Primos distantes

Ao contrário do que a maioria pode pensar, o sphynx não é a única raça de gato com o “aspecto próximo à nudez”. As raças bambino, peterbald, donskoy e ucraniano levkoy são bem parecidas com o seu primo, mas possuem uma fina e macia camada de pelos que até passa despercebida aos olhos, mas é perceptível ao toque.

O Bambino foi criado por meio do cruzamento entre os sphynx e os munchkin; os ucranianos levkoy e os peterbald, pelo cruzamento de donskoi com raças variadas.

De cara limpa

Os sphynx também são uma das únicas raças que não têm bigode. Ao contrário dos humanos, os pelos na região acima da boca não são relacionados à estética, mas, sim, à sua noção espacial.

Como esses gatos pelados não possuem bigode, tendem a ser um pouco mais desajeitados que o restante.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome