Terça, 23 Abril 2024

Se você pensa em trocar de automóvel, que tal procurar por uma opção que já teve um dono antes? Existem muitas vantagens de comprar um carro seminovo, embora também existam certos riscos.

Hoje em dia, o mercado de carros usados e seminovos no Brasil é 4 vezes maior que o mercado de automóveis novos. Isso mostra que muita gente compra veículos nesse tipo de condições.

Por isso, caso você queira um novo automóvel, pode entrar nesse mercado também. Se ainda não está convencido de que essa é uma boa opção, confira abaixo as vantagens de comprar um carro seminovo!

Quais as vantagens de comprar um carro seminovo?

Nós listamos abaixo 6 vantagens de comprar um carro seminovo. Algumas podem ser mais interessantes para você e outras nem tanto. Seja como for, confira a seguir os principais benefícios desse negócio!

1. Melhor preço

Você sabia que comprar um carro é o sonho de consumo mais comum do brasileiro ao lado de comprar uma casa? Pois é. No entanto, muitas pessoas não conseguem alcançar esse objetivo por causa do alto preço de um automóvel.

O Chevrolet Onix, carro mais vendido do Brasil, por exemplo, sai de fábrica na sua versão mais barata ao redor de R$52.000,00. Um brasileiro que ganha um salário mínimo precisaria trabalhar 52 meses (ou 4 anos e 4 meses) para conseguir dinheiro para comprá-lo.

A não ser, claro, que ele opte por comprar uma versão seminova. Isso porque ela tem uma queda considerável de preço. Cerca de 30% do valor de um automóvel é perdido logo nos seus primeiros anos, então é possível achar veículos muito bons e com um preço bem em conta.

2. Acessórios completos

Outro benefício de comprar um carro seminovo é o fato de você achar versões com acessórios completos. Some isso com o fato de você achar automóveis mais baratos do que novos e você consegue um acordo muito melhor do que poderia ter antes.

Por exemplo, suponha que você esteja pronto para comprar um Chevrolet Onix. Na concessionária perto da sua casa, que só vende automóveis novos, você pega a versão mais barata por R$52.150,00.

No entanto, se você for em uma concessionária de seminovos, pode achar a versão mais completa do Onix 2020, com todos os sensores de estacionamento, ar-condicionado, banco de couro e muito mais, pelo mesmo preço da versão mais barata 0km.

É ou não é um negócio melhor?

3. Bom estado de conservação

Uma das características que faz com que um carro seminovo seja vantajoso é que existem certas regras para que ele ganhe essa classificação. Pois é: seminovo não é sinônimo de usado.

Um carro seminovo deve ter:

● três anos de uso no máximo;

● apenas um dono desde sua compra de 0km;

● lataria em perfeitas condições;

● mecânica bem conservada;

● máximo de 20 mil quilômetros rodados por ano.

Se um carro não tiver todas essas características, ele não pode ser considerado seminovo e passa a ser classificado como usado. Outra classificação muito comum usada é a de carro de repasse, direcionada para os automóveis que são vendidos sem garantia (coisa que um seminovo não pode ser).

4. Menos taxas ou impostos

Um benefício considerável na compra de seminovos é o fato de não haver tantos tributos ou taxas a serem pagas. Por exemplo, quando você compra um carro 0km, precisa pagar o emplacamento. Isso não é necessário na hora de comprar um seminovo, já que é cobrada apenas a taxa para transferência. Além disso, é muito comum que o IPVA desse ano já tenha sido quitado pelo proprietário antigo ou seja negociado dentro do valor do automóvel, o que elimina pelo menos mais um tributo na hora da compra.

5. Negociação flexível

É verdade que as montadoras normalmente oferecem boas condições para quem comprar carros 0km, uma vez que há interesse em renovar a frota no Brasil.

No entanto, as concessionárias de seminovos também oferecem negócios imperdíveis. São muitas opções interessantes, incluindo a troca de automóveis usados, dar o atual de entrada no financiamento, juros especiais em acordos com os bancos... enfim, tudo para você conseguir o melhor acordo possível.

6. Manutenção mais em conta

Para completar, uma das vantagens de comprar um carro seminovo é o fato de que a manutenção dele é bem mais em conta do que a de um usado. Na verdade, dependendo da idade do veículo, a manutenção é tão barata quanto um carro 0km.

A única coisa que você terá de fazer com o carro é trocar algumas peças simples, que são desgastadas facilmente. Por exemplo, o filtro do motor deve ser trocado a cada 20 mil quilômetros. Fora isso, você não precisará de nenhuma manutenção corretiva no seu veículo. Ele chega para você diretamente dentro de uma rotina de manutenção preventiva e permanece assim, sem necessidades extras.

E aí, gostou de aprender as vantagens de comprar um carro seminovo? Como pôde ver, esse é um excelente negócio para quem quer ter um automóvel equipado na garagem, mas pagar pouco por isso.

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de deixar um comentário abaixo com a sua opinião!

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome