Quinta, 28 Março 2024

Uma boa comunicação visual é essencial para uma empresa, afinal, é dessa maneira que os consumidores recebem as informações sobre a marca, os produtos e serviços oferecidos.

Na maioria das vezes, esse é o primeiro contato que o cliente tem com uma empresa, seja no meio virtual, com divulgações online através de um site ou redes sociais, ou no caso de um estabelecimento físico, através do apelo visual nas fachadas.

A mensagem que a empresa quer passar para o público através da comunicação visual é decisivo para que os potenciais consumidores possam decidir por aquele serviço ou não. Por isso o conteúdo é tão importante.

É possível fazer isso de muitas formas diferentes, até mesmo embalagens como sacola kraft lisa podem ser utilizadas como veículo de comunicação de um estabelecimento. Basta personalizá-la com os dados daquela empresa.

Por isso, se você deseja saber como adotar uma boa comunicação visual para o seu negócio, acompanhe a leitura deste artigo.

Benefícios de uma boa comunicação visual

Uma comunicação visual bem elaborada é capaz de levar informações da empresa até seus clientes e possíveis consumidores.

Esse é o principal meio para estabelecer um diálogo com o público-alvo, através de cores, símbolos, imagens e todo tipo de recurso visual. Quando isso é feito da forma correta, traz vários benefícios, tais como:

Destaca a marca;

Leva a mensagem da empresa para o público;

Informa sobre os produtos e serviços;

Estabelece um canal de comunicação.

O uso de recursos únicos daquele estabelecimento ajudam a caracterizar o local e destacá-lo em meio a tantas opções que o consumidor encontra.

A tag personalizada para laços é um exemplo de material gráfico de identificação que deixa as embalagens de acordo com a identidade da marca.

Como a comunicação visual pode ser utilizada

Saber que a comunicação é necessária e seus principais benefícios não é o suficiente para alcançá-los. É preciso compreender como chegar em resultados positivos para a empresa.

Para aproveitar ao máximo tudo o que esse recurso pode oferecer, é interessante observar algumas dicas.

1 - Seja simples e objetivo

Para ser efetiva, a informação visual deve ser dinâmica. As pessoas precisam olhar para a mensagem e entender o recado que a empresa quer passar, sem ter que parar e pensar sobre isso.

Para alcançar esse objetivo, é necessário trabalhar com elementos simples e diretos.

O excesso de dados pode confundir o leitor e atrapalhar o entendimento. Nesse momento é importante avaliar quais são as informações mais importantes para inserir na comunicação e adicionar uma forma de contato para a pessoa buscar mais conteúdo, caso se interesse.

2 - Pesquisar referências

Ao elaborar a comunicação visual de uma empresa, é importante saber o que já existe para elaborar algo que as pessoas estão acostumadas e, ao mesmo tempo, inovar dentro desse repertório de conteúdo para atrair o público.

As placas informativas para restaurantes precisam ter o mesmo tipo de informação, mas devem carregar a identidade daquela empresa. Desse modo, é recomendável pesquisar e fazer um levantamento de referências antes de criar o conteúdo visual do seu negócio.

3 - Conhecer o público

Saber com quem a empresa está dialogando é outra dica importante. Quando a equipe responsável conhece os interesses e o perfil do público-alvo, é possível direcionar um conteúdo adequado, que vai chegar até essas pessoas.

Isso garante que os possíveis consumidores possam despertar o interesse no material oferecido pela empresa, assim como seus serviços e produtos.

4 - Ser acessível

Trabalhar com acessibilidade é fundamental, não só porque aumenta o leque de clientes que o estabelecimento pode atender, mas mostra que aquela empresa se preocupa com as necessidades das pessoas e confere uma visibilidade positiva ao local.

Uma forma de fazer isso é usar a sinalização horizontal para deficientes físicos para destacar parte do estacionamento destinada aos clientes que precisam de vagas especiais.

Importância da comunicação visual

A comunicação visual é o meio pelo qual a empresa entra em contato com os clientes através da caracterização da marca. É dessa forma que as informações sobre o negócio, produto e serviços oferecidos chegam até o público.

Lembrando que a comunicação visual, muitas vezes, é o cartão de visitas entre o possível consumidor e a marca. Por isso, precisa ser bem elaborada, com o objetivo de causar uma boa impressão e marcar o visitante.

É importante saber quem é esse público consumidor para direcionar o conteúdo adequadamente e garantir que a mensagem chegue nas pessoas certas.

Isso permite destacar a marca, permitindo que ela seja lembrada, além de levar informação para as pessoas, conquistar clientes, melhorar os resultados e, assim, aumentar as vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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