Criar ambientes mais sustentáveis dentro da empresa é muito importante para o bem-estar dos funcionários e para a nossa própria existência no planeta. Embora não pareça, pequenas ações têm grandes resultados.

É sempre bom lembrar que não existe lado de fora quando se trata da natureza. Todo o lixo descartado vai para algum lugar e ocupa um espaço. Se esse resíduo não for biodegradável, ficará exposto no ecossistema por muito tempo.

Nós, assim como os animais e as plantas, dependemos dos recursos naturais para sobreviver: precisamos de água limpa e do solo fértil para plantar os alimentos.

Quando o solo não possui as propriedades ideais para nutrir uma plantação e cultivar os alimentos que a população precisa consumir, pode ser utilizado um fertilizante mineral complexo para suprir essa demanda.

Nesse caso, é importante que esse produto esteja de acordo com a legislação vigente para não prejudicar o solo com sua composição e não fazer mal para a saúde de quem consumir os alimentos plantados ali.

Por isso, é fundamental adotar medidas para deixar o ambiente de uma empresa mais sustentável e contribuir para a preservação ecológica. Para saber como fazer isso da melhor maneira, acompanhe a leitura deste artigo!

Como ter espaços sustentáveis na empresa

A forma de administrar um negócio e as políticas adotadas pela empresa para direcionar as ações de preservação ecológica, definem a relação que ela empresa com o meio ambiente. Isso é essencial para criar um vínculo de trabalho saudável com todos ao redor.

Para conseguir alcançar esse objetivo, é importante conferir algumas ideias interessantes que ajudam a deixar a empresa mais sustentável.

1 - Usar lixos separados

Separar os resíduos de acordo com o tipo de material que os compõem antes de fazer o descarte, ajuda no processo de coleta seletiva.

Como o ambiente empresarial acumula materiais que acabam no lixo, o ideal é usar saco de lixo reforçado 300 litros para fazer essa coleta. Isso pode ser feito para separar categorias como:

Papel;

Metal;

Plástico;

Lixo orgânico.

Além disso, apesar de não ser muito comum, também há a reciclagem de materiais como vidro, papelão, aço e alumínio.

2 - Reduzir o consumo de plástico

Uma medida muito importante é incentivar a diminuição do consumo de objetos e materiais feitos de plástico. Um copo plástico descartável demora entre 250 e 400 anos para se decompor completamente na natureza.

Considerando todos os funcionários daquele estabelecimento e cada vez que um deles pega um copo para tomar água ou café, a quantidade de copos descartados diariamente pode ser muito alta.

É interessante que os colaboradores levem seus próprios copos ou canecas para uso pessoal, para assim, reduzir esse descarte excessivo.

3 - Utilizar materiais recicláveis

O uso de materiais recicláveis reduz a quantidade de resíduos que são descartados diretamente no meio ambiente. Um exemplo de equipamentos produzidos a partir da reutilização de outras matérias primas é a lixeira ecológica de madeira plástica.

Essa lixeira pode oferecer alguns benefícios para a empresa. Além de ajudar a preservar o meio ambiente, também é versátil, econômica e possui um visual atrativo.

Ao mesmo tempo em que contribui para preservar a natureza, a instituição terá um objeto que agrega valor para a decoração do local.

Além de usar materiais recicláveis, a empresa também pode promover a reciclagem de seu próprio descarte. Realizar a reciclagem de papel alumínio, utensílios de papel e separar o lixo orgânico são algumas dicas que ajudam bastante.

4 - Otimizar materiais acumulados

Uma ideia relevante é trocar arquivos por computadores. Empresas e grandes instituições trabalham com um fluxo de informações muito intenso. Se esses dados não forem automatizados, o estabelecimento tende a acumular papéis e documentos.

O computador ajuda a organizar, administrar e proteger essas informações. Além disso reduz significativamente a quantidade de material acumulado e de resíduos descartados.

A importância das ações sustentáveis para empresas

As políticas que definem ações sustentáveis para uma empresa são fundamentais. É assim que essa instituição é capaz de reduzir o impacto ambiental e manter o local de trabalho saudável.

A relação com o espaço ecológico precisa ser desenvolvida a partir de pesquisas bem elaboradas, para não afetar os recursos naturais que precisamos para sobreviver.

Quando essas ações são elaboradas com o cuidado necessário conseguem ser bastante efetivas. O resultado disso são benefícios como economia de recursos materiais, de investimento financeiro e visibilidade positiva para a empresa em meio a sociedade.

Por isso, é importante dedicar esforços para ter uma relação sustentável com o meio ambiente e com as fontes de matéria prima que a empresa utiliza.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

O que você achou? Comente