Sexta, 29 Março 2024

É essencial para uma empresa investir no meio digital e criar uma landing page mobile. Afinal, uma grande parcela dos consumidores realizam as compras através de dispositivos móveis. Então, ter meios de atendê-los, garante bons resultados para a empresa.

Atualmente, a maioria das atividades diárias são realizadas pela internet, principalmente, por causa da praticidade e facilidade. Isso é feito mais especificamente por meio de dispositivos móveis.

Por isso, tantas empresas adotam cada vez mais as estratégias digitais: para se adaptar e adequar o método de ação de suas campanhas, de acordo com as novas demandas do mercado consumidor.

Os estabelecimentos que podem usar esse tipo de estratégia abrangem os mais diversos nichos, podendo trabalhar até mesmo com serviços de georreferenciamento.

O que é landing page?

Mas afinal, o que é landing page? Esse é um termo usado para definir qualquer página da internet que foi desenvolvida especialmente para receber visita de usuários e gerar a conversão desses acessos.

Essa é uma definição muito usada dentro do marketing digital nas campanhas que possuem a intenção de atrair pessoas até o site e gerar interesse pelo conteúdo.

Isso acontece, por exemplo, quando um usuário pesquisa por relé de tempo e é direcionado para a página de uma loja que vende esse produto. Se esse site foi estruturado estrategicamente para atrair visitas, ele é uma landing page.

Landing page mobile

Nos últimos cinco anos, o tráfego gerado pelo uso de celular aumentou dezessete vezes, segundo o Cisco Mobile Data Traffic Forecast. A quantidade de pessoas que utilizam a internet para buscar informações e que fazem isso usando um dispositivo móvel é significativa.

A solução para muitos problemas, ou apenas a resolução de afazeres, está literalmente na palma da mão de muita gente. Cada vez mais as pessoas usam o celular para executar atividades como:

Conversar com amigos;

Pesquisar e comprar um produto;

Pesquisar e contratar um serviço;

Buscar uma informação;

Pagar uma conta.

Então, além de investir no marketing digital, as empresas precisam inovar seus métodos de publicidade e atuação no mercado. Expandir essa presença online para funcionar também em dispositivos móveis garante um alcance maior de usuários.

Fazer compras pelo celular é muito mais prático, rápido e fácil. É possível localizar qualquer produto que o usuário esteja precisando, ele pode pesquisar bota epi estival, por exemplo. Por isso a importância de investir na criação de landing page mobile.

Por qual motivo desenvolver recursos mobile?

O marketing digital e suas metodologias por si só não são o suficiente para atender a demanda de um usuário de dispositivo móvel. Por isso, é necessário aplicar as estratégias adequadas para esse tipo de interação.

Dessa forma, o resultado vai ser uma página responsiva que atrai o público usuário desse tipo de aparelho. Trabalhar especificamente para alcançar esse resultado tem algumas vantagens.

Entre elas, é possível citar a produção de um site eficaz em aparelhos móveis e mais acessos de pessoas que buscam informações na internet. Esse é um nicho com grande potencial para os negócios, que precisa ser explorado.

Um usuário pode pesquisar fachada letra caixa iluminada e o mecanismo de busca vai levá-lo a um site que foi cuidadosamente elaborado com SEO para um bom rankeamento. Mas se esse site não abrir no celular, seu planejamento não foi o suficiente para alcançar esse cliente.

É necessário desenvolver recursos mobile também para que o conteúdo que a empresa disponibiliza online seja acessível através de qualquer aparelho. Por isso, a importância das landing page mobile.

Como criar uma landing page mobile

Depois de entender a necessidade de utilizar esse tipo de estratégia para a publicidade da empresa, a equipe responsável tem que colocar em prática. Mas para desenvolver uma landing page mobile é preciso saber como fazer isso da forma adequada.

É válido conferir algumas dicas úteis que vão ajudar a construir a landing page mobile de forma eficaz.

Foco em mobile

Hoje em dia, o fluxo de usuários de dispositivos móveis é tão intenso, que adaptar o conteúdo de um site para ser acessado nesse tipo de aparelho não é mais o bastante.

Para alcançar o objetivo desejado é necessário desenvolver o conteúdo em modelos de sites diferentes.

Ou seja, é preciso realmente criar uma página com o foco exclusivo em mobile. A equipe deve desenvolver duas experiências distintas para o usuário, uma será acessada por computadores e a outra pelos smartphones.

As pessoas que utilizam predominantemente dispositivos móveis têm um perfil de comportamento diferente de quem acessa a internet através de um desktop. Por isso, é importante oferecer uma experiência única para cada tipo de público.

Quem pesquisar por projeto drenagem pluvial loteamento usando um celular, por exemplo, deve encontrar páginas que ofereçam a possibilidade de usar funcionalidades próprias desse tipo de aparelho.

Atenção para as informações necessárias

Uma diferença fundamental entre a navegação por um computador e aquela realizada através de um celular, é a quantidade de informações acessadas. A versão da página elaborada para ser carregada na versão mobile deve conter menos informações.

O tamanho da tela dos dispositivos interfere na quantidade de conteúdo que o usuário consegue assimilar de forma eficaz. Por isso, é necessário avaliar quais são os dados realmente necessários para considerar no momento de criar a landing page mobile.

O que não for essencial não precisa ser adicionado, principalmente, para não poluir a página visualmente. Já as informações importantes, precisam ser transmitidas de forma clara e objetiva. A dinâmica do layout, texto e imagens são fundamentais para atrair o usuário.

O conteúdo precisa ser dinâmico e agradável para ler. Além disso, a pessoa precisa localizar as informações que está buscando de forma fácil e prática. Caso contrário, a landing page mobile perde sua função.

Quando uma pessoa procurar por uma rede de proteção contra pombos, por exemplo, é interessante encontrar uma página onde possa visualizar facilmente os dados que precisa. Tanto a imagem do produto, quanto a descrição e o preço precisam estar visíveis.

Títulos impactantes

Os títulos de uma landing page mobile são muito relevantes, porque destacam o assunto e as mudanças de tema. Escolher as palavras adequadas ajuda a chamar a atenção do cliente para o conteúdo abordado.

Dessa forma, é fácil identificar se aquela página interessa para aquela pessoa ou não. O título precisa ser objetivo quanto ao assunto que a página aborda.

Fazer uma pessoa ler um texto para descobrir que não era o que ela estava procurando não é honesto e funciona como uma publicidade negativa para a empresa e a marca. Dessa forma, diminuindo o interesse dos clientes.

Quando o consumidor procurar taças de acrílico atacado, por exemplo, vai encontrar páginas que possuem essas palavras. Se o título do site usar esses termos, mas o restante do site não abordar isso, o usuário vai buscar outra empresa.

Botão para chamadas

Outra dica importante é o botão de chamada. Antigamente a busca por um serviço era feita em lista telefônica, panfletos e até mesmo em computadores. Era necessário ir até um telefone para entrar em contato com o estabelecimento pesquisado.

Ao utilizar o celular para buscar um serviço, não é mais necessário anotar a informação e se dirigir até outro aparelho para realizar o contato com a empresa. Afinal, o dispositivo pelo qual a pessoa fará isso já está em sua mão.

Inserir um botão para chamadas na landing page torna esse procedimento muito mais prático, principalmente, porque facilita o contato com o estabelecimento. Não é necessário sair do site, abrir o aplicativo de chamadas e discar o número. Basta utilizar o próprio botão do site.

Quando um usuário pesquisar por empresas que façam projeto de instalação de cftv, por exemplo, vai encontrar páginas relacionadas a esse assunto. Se o site foi bem elaborado, terá um botão de chamada e essa pessoa poderá selecionar para entrar em contato e solicitar um serviço.

Importância da landing page mobile

Além do uso da internet aumentar cada vez mais, de forma que as pessoas utilizam esse recurso para realizar muitas tarefas cotidianas, é importante saber que o perfil das pessoas que utilizam dispositivos móveis é diferente daquelas que usam um computador.

Se essas pessoas têm hábitos, preferências e comportamentos diferentes, precisam ter acesso a conteúdos distintos. As empresas precisam modificar a forma de apresentar suas informações online para atender esses dois tipos de público.

Adaptar um mesmo conteúdo para todos os tipos de aparelhos não é mais o suficiente. O ideal é realmente criar páginas distintas, com funções adequadas a cada uma das formas de acesso.

Dessa forma, os usuários exclusivos de cada plataforma terão uma experiência completa e única. Isso permite a empresa alcançar maior número de pessoas e aumentar o número de clientes, consequentemente suas vendas também aumentam.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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