Quinta, 25 Abril 2024

Automação de Marketing permite, como o próprio nome já diz, automatizar as estratégias de marketing, reduzindo o que chamamos de trabalho manual, para aumentar a eficiência das ações. Ela é importante, principalmente, para nutrir e avançar os leads até a compra.

Quando pensamos em automação, podemos nos lembrar dos muitos processos nos quais ela é aplicada, como automação industrial, automação residencial etc. Com o marketing isso também é possível.

Isso porque o marketing digital envolve muitas ações, que podem ser difíceis de administrar até mesmo pelos melhores profissionais. A automação evita erros que podem prejudicar as estratégias, além de otimizar os resultados.

Cuidar de tudo o que envolve as campanhas pode ser desafiador, por isso, nada melhor do que usar a tecnologia a nosso favor para que os investimentos tragam bons resultados.

Só que automatizar o marketing não significa colocar tudo na ferramenta e deixar ela trabalhar sozinha, pelo contrário, é preciso entender bem como isso funciona para aproveitar ao máximo seus recursos.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre o que é automação de marketing, suas vantagens e todas as informações que você precisa saber para implantar essa facilidade nas estratégias de marketing digital do seu negócio.

O que é Automação de Marketing?

Entender o conceito de automação de marketing é muito importante para evitar algumas crenças que o circulam.

Por exemplo, existem pessoas que acreditam que uma ação realizada automaticamente, como agendar postagens nas redes sociais, já seja automação de marketing.

No entanto, essas e algumas outras práticas são muito simples perto daquilo que realmente é considerado automação de marketing.

Isso porque essa prática entende e age de maneira personalizada e escalável com quem interage com uma marca nos diferentes canais na web que ela utiliza.

Por meio da automação, uma empresa que apareça numa busca sobre aquecedor solar preço Campinas entende o interesse do lead e em que estágio de compra ele está. Isso permite que a marca forneça as informações que ele precisa, de maneira automatizada.

Vantagens da automação de marketing para os negócios

Investir em automação de marketing é tão importante quanto investir no marketing em si, pois ela aumenta vendas e receita, diminui os custos de aquisição de clientes e consegue reter aqueles que a empresa já tem.

Além disso, ela pode ser usada por qualquer tipo de organização, desde uma loja de carros até uma assistência técnica ar condicionado, trazendo benefícios como:

Nutrir leads que não estão prontos

É muito comum encontrar clientes que não estejam prontos para uma compra. E diversas razões levam a isso, como orçamento esgotado, ter outras prioridades, ter comprado algo semelhante ou ainda não conhecer a necessidade de ter o produto.

Essas pessoas ainda não estão prontas para comprar, mas podem mudar de ideia em breve, por isso, é importante cultivar um relacionamento com elas, fornecendo informações importantes.

Às vezes, o lead só precisa de um tempo para pensar, e nesses casos, o ideal é continuar próximo dele, trazendo conteúdo de valor, o que aumenta a credibilidade da marca e a mantém na cabeça do consumidor.

Por meio da automação, é possível estabelecer esse relacionamento entre o cliente e a fabricante de caixa para instalação elétrica, por exemplo, de uma forma muito mais eficiente.

Funil de vendas mais eficiente

Em toda compra há um processo pelo qual o cliente precisa passar, trata-se de um tipo de pré-requisito para dominar as informações básicas do momento anterior.

A automação de marketing ajuda a empresa a compreender o estágio de compra e os interesses de cada lead, enviando conteúdos adequados para que eles avancem pelo funil.

A automação movimenta o funil, ou seja, atravessa uma parte desses leads que entram em contato com a empresa, até o momento da compra.

Tickets maiores

A automação ajuda a educar os leads, por isso, a tendência é que eles gastem valores mais altos com a marca. Por exemplo, uma pessoa que já sabe tudo sobre logística em são Paulo vai contratar muito mais rápido os serviços de uma empresa do ramo.

Isso significa que quanto mais o lead souber sobre aquilo que deseja comprar, mais ele estará disposto a investir.

Essa nutrição necessária é garantida pela automação de marketing, porque por meio dela é possível fornecer conteúdos adequados que preparam para a venda, tais como:

  • E-books;

  • Infográficos;

  • Webinars;

  • Podcasts.

Comunicação personalizada

A automação segmenta melhor os leads, coletando informações valiosas como cargo, empresa, segmento etc. Essa segmentação permite direcionar melhor os conteúdos e personalizar a comunicação.

Com isso, a persona percorre seu próprio trajeto, melhorando o relacionamento entre ela e a empresa, agregando mais valor a cada nova etapa.

Menor trabalho recorrente

Por meio da automação, uma fabricante de container banheiro para obra consegue, também, automatizar a preparação do lead.

É necessário criar diferentes caminhos que os leads podem percorrer, mas quando bem ajustados não demandam tanto esforço e não precisam ser ajustados o tempo todo.

Com isso, a automação elimina a necessidade de ter uma equipe de marketing focada em trabalhar o relacionamento entre empresa e lead de maneira manual.

Leads mais preparados para a venda

O diálogo entre lead e vendedor muda bastante quando o cliente não entende bem o seu problema e a solução, e quando ele já leu, pesquisou e teve acesso a todas as informações que precisava.

Se os leads estão bem preparados, os vendedores não precisam investir tanto tempo para conseguir fazer uma nova venda.

Reduz o ciclo de vendas

A automação possibilita que os vendedores recebam leads que já estejam na última etapa do processo de compra.

Por isso, se ele quer comprar, por exemplo, carpete residencial, vai passar muito menos tempo argumentando com o vendedor. Ou seja, cabe a esse profissional apenas ajudar o lead a escolher a melhor opção.

Mais produtividade para os vendedores

Pelo fato de automação conduzir as primeiras etapas de venda e cuidar dos conteúdos que os leads têm acesso, os vendedores se tornam muito mais produtivos.

Eles precisarão apenas se focar naqueles leads que estão prontos para a compra, pois sabem que aqueles que ainda não estão preparados voltarão em algum momento.

Ou seja, a automação evita a necessidade de educar os potenciais clientes desde o início, podendo focar nas etapas finais, garantindo uma taxa de vendas mais alta.

Sucesso dos leads garantido

Quando o cliente está mais preparado para a compra, ele tem muito mais sucesso com o produto. Ou seja, alguém que comprou letra caixa com led conhecendo bem essa mercadoria, saberá como implementá-la em seu dia a dia.

Com isso, ele fica mais satisfeito e recomenda a marca para um número maior de pessoas.

Como fazer automação de marketing

Em vista de tantos benefícios, é natural que você queira implementar a automação de marketing agora mesmo.

Pensando nisso, montamos um passo a passo bem simples, que pode ser usado por uma fabricante de painel fotográfico personalizado ou qualquer outra empresa.

O primeiro passo é definir as métricas da campanha de automação de marketing, isso é importante porque torna a campanha mais eficiente, sendo mais fácil medir os resultados.

Depois, é necessário escolher um software que atenda às necessidades do negócio, pois ele vai liberar a equipe para pensar estrategicamente, sem se prender a atividades operacionais.

Depois disso é necessário estabelecer gatilhos para que o lead entre no fluxo de nutrição. Esse gatilho pode ser cargo ou empresa que o lead trabalhe etc.

Feito isso, é hora de definir como vai ser a interação com o lead em cada etapa de compra. Planeja como vai interagir com ele, se por e-mail ou pelas mídias sociais, fazendo as alterações necessárias no software até o momento da compra.

Depois é o momento de decidir quais conteúdos oferecer em cada etapa de compra, criando uma sequência lógica de conteúdos, que vai atravessar o lead em toda a jornada de compra.

Então, é necessário implementar os fluxos de nutrição no software, definindo regras do fluxo e a periodicidade de interação com os leads. Feito isso, é preciso testar para saber se tudo funciona como esperado, e ativá-lo.

Não se esqueça de medir a eficiência das campanhas utilizando as métricas definidas anteriormente. Por fim, melhore tudo o que não trouxer resultados esperados, para investir em campanhas que tragam bons retornos.

Conclusão

A automação de marketing é fundamental para ajudar a criar campanhas mais assertivas e que tragam mais retornos, e também organizar melhor cada uma delas, de acordo com as necessidades do lead.

É uma maneira de transformar os investimentos de marketing em algo realmente lucrativo e que facilite tanto as vendas para o negócio quanto as compras para os clientes.  

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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