Terça, 16 Abril 2024

A internet criou um novo perfil de comprador: o consumidor digital. Imerso nas plataformas online e com uma rotina cada vez mais dinâmica, ele é muito mais exigente e, por conta disso, um dos principais desafios das empresas é entregar o conteúdo adequado.

 

Além disso, com o boom de informações nas redes e o advento dos dispositivos móveis, mais do que produzir um material interessante, é necessário captar a atenção do consumidor digital em meio à uma grande concorrência.

 

Em conjunto a tudo isso, não se pode ignorar que o mundo offline continue presente e, muitas vezes, mescle-se com o digital. Tudo isso é ainda mais desafiador, mas ainda é uma oportunidade para as empresas mostrarem o seu potencial.

 

No artigo de hoje, conheça qual é o perfil do consumidor digital, as tendências para o novo público da internet e como produzir conteúdos realmente atrativos para a audiência em rede. Acompanhe a leitura!

Quem é o consumidor digital?

Como o próprio nome sugere, o consumidor digital é aquela pessoa que realiza transações comerciais, busca produtos e serviços, além de ter um interesse genuíno em informações corporativas no ambiente online, isto é, na internet.

 

Nesse sentido, ele procura por uma fábrica de camisetas lisas, por exemplo, em sites de busca, redes sociais e outras plataformas virtuais, com o intuito de saber mais sobre a empresa e fazer uma aquisição online.

 

Por outro lado, o consumidor digital não precisa comprar diretamente na internet. Ele também pode procurar por um negócio online, mas fazer a compra no estabelecimento físico. Inclusive, essa é uma tática muito comum.

 

Segundo um levantamento da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), cerca de 97% dos brasileiros busca por informações na internet antes de comprar em lojas físicas.

 

A mesma pesquisa revelou que público feminino se mostra atuante como consumidor digital, pois as mulheres compram 50,1% a mais, em comparação aos homens (49,9%).

 

O Brasil é uma das nações de destaque no consumo online. De acordo com o Content Moments, o país ficou à frente da Espanha, Alemanha, Japão, Estados Unidos e Canadá na média de consumo online.

Quais as principais características do consumidor digital?

Por estar imerso em um mar de informações, o consumidor digital quer ir além de uma mera propaganda sensacionalista e invasiva, como ocorre comumente nas mídias tradicionais (televisão, rádio e impressos).

 

Ao contrário disso, ele quer conhecimento. Por isso, ao procurar por portão de garagem basculante, por exemplo, a intenção do consumidor é conhecer o produto, suas especificações, dicas de como instalar, para que serve, entre outros.

 

Em conjunto, há também um desejo por conteúdo diversificado. Para isso, o consumidor digital confia muito nos sites de busca, como o Google, que já fazem a classificação de materiais mais relevantes, poupando o tempo de pesquisa.

 

Importante ressaltar algumas outras características desse perfil, como:

 

  • Desejo por uma boa experiência de navegação;

  • Preferência por conteúdos rápidos, de fácil assimilação, mas informativos;

  • Predileção por materiais interativos e que geram engajamento;

  • Determinação para comentar, com voz ativa.

 

Por conta disso, é necessário considerar que o consumidor digital não é passivo, mas também interfere diretamente na produção de conteúdo das empresas, pois ele pode comentar, compartilhar e ressignificar materiais.

 

Ao lado disso, ele também tem sede por interação e uma comunicação mais próxima. Não é à toa que uma empresa de tradução Curitiba, por exemplo, pode receber mensagens dos consumidores online em diferentes canais.

 

Ou seja, mais do que produzir conteúdo atrativo, é preciso saber como se relacionar e manter essa proximidade na internet.

O que o consumidor digital busca na internet?

Os consumidores online têm algumas preferências, em relação às compras e principais aquisições. Conforme a pesquisa do CNDL e do SPC Brasil, os eletrodomésticos são os produtos mais pesquisados na internet (59%).

 

Claro que não para por aí. Logo em seguida, o levantamento mostra que os consumidores digitais buscam frequentemente por celulares e smartphones (41%), vestuário (34%) e eletrônicos (34%).

 

Mas a internet é muito grande, sendo possível encontrar todos os tipos de produtos ou serviços. Aliás, empresas que prestam atividades, como aplicação de bona preço diferenciado, já fecham contratos diretamente pelos seus sites.

 

Fora os produtos, confira alguns fatores que chamam a atenção dos consumidores digitais.

Frete grátis

O frete grátis é um dos aspectos que mais agrada o público da internet, tendo um impacto decisivo na jornada de compra do consumidor. 

 

De acordo com o Consumer Propensity Study, o frete alto representa 70% dos abandonos de carrinho e, por conta disso, é recomendável que as empresas busquem por soluções de otimização da entrega, mas sem comprometer o fluxo de caixa.

Depoimentos de outras pessoas

Os consumidores digitais gostam de analisar o depoimento de outras pessoas a respeito da empresa, produto ou serviço. Aliás, esse é um excelente gatilho de prova social.

 

Dessa forma, ao procurar por um detector de fumaça preço diferenciado, a opinião de outros clientes que já adquiriram o produto é fundamental para a decisão de compra. Muitos consumidores chegam a procurar a reputação da empresa em sites de reclamação.

 

É preciso lembrar que estamos lidando com o mundo virtual, onde as pessoas não podem tocar, ver ou testar o seu produto. Por isso, ler depoimentos de outros clientes é um argumento válido para aproximar os consumidores da experiência de compra.

Facilidade de troca

Justamente por não poderem tocar ou experimentar os produtos, é bem possível que nem toda mercadoria da internet dê certo para o cliente. Sendo assim, os consumidores digitais costumam preferir lojas que oferecem facilidades de troca ou reembolso. Além do mais, nenhum produto está isento de defeitos. 

 

Por vezes, ao comprar portas automáticas para lojas, por exemplo, uma delas vir com alguma imperfeição de fábrica e, nestes casos, a empresa não deve oferecer facilidade de troca, como ela é obrigada a isso, segundo o Código de Defesa do Consumidor.

Possibilidades de pagamento

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais convencionais da internet. No entanto, apesar dos avanços na área de segurança digital, com criptografia e softwares aperfeiçoados para o armazenamento de dados, alguns consumidores ainda têm receio de colocar as informações do cartão em sites de compras.

 

Por isso, vale a pena investir em alternativas de pagamento para o cliente, como boletos e transferência bancária.

 

Além disso, quando o empresa oferece outras soluções ao público, ela é vista com mais profissionalismo e credibilidade, o que aumenta o reconhecimento do negócio na internet.

Facilidade de navegação

Hoje em dia, grande parte das buscas na internet é oriunda de dispositivos móveis, principalmente dos smartphones.

 

Diante dessa realidade, já era de se esperar que a responsividade aparecesse como um dos fatores decisivos para o consumidor digital.

 

Imagine, por exemplo, que ao procurar por terceirização de folha de pagamento SP o cliente encontra duas empresas: a primeira, com um site totalmente otimizado, carregamento rápido e design intuitivo; já a segunda, não oferece nada disso.

 

É bem provável que o usuário se volte para a primeira página, justamente por conta da facilidade de navegação.

 

Não há como negar: a responsividade é extremamente importante para garantir a venda dos seus produtos ou serviços online.

Como conquistar o consumidor digital?

Mais do que oferecer essas funcionalidades no site da sua empresa, é preciso investir em estratégias assertivas de marketing para conquistar os consumidores digitais.

 

Lembre-se que a informação é fundamental para qualquer campanha da internet, mas é preciso ir muito além disso e se destacar de uma concorrência assídua.

 

Nesse sentido, uma maneira de conquistar o consumidor digital é focar em conteúdos personalizados, ou seja, feitos especialmente para um público-alvo específico.

 

Na internet, diferentemente das mídias tradicionais, o interessante não é atingir um grande número de pessoas, mas sim acertar na audiência certa e que tem grandes chances de fazer uma compra com a sua empresa.

 

Sendo assim, ao elaborar um conteúdo sobre apreciação de risco NR12, por exemplo, é fundamental fazer uma pesquisa de mercado, identificando quem são as pessoas interessadas no assunto, suas características, interesses e comportamentos.

 

Também é importante ressaltar que a internet passa por mudanças frequentes e que impactam nos hábitos dos consumidores digitais. Por esse motivo, uma forma de se destacar é acompanhar periodicamente as tendências online, para não investir em estratégias obsoletas de marketing.

 

Desse modo, é certo que a sua empresa irá alcançar sucesso no mundo digital.

Conclusão

A internet revolucionou a maneira como se consome produtos e serviços. Muitas empresas tiveram que se reinventar para acompanhar os comportamentos dos usuários, não só no concerne aos seus produtos e serviços, mas também nas estratégias de comunicação e marketing.

 

No entanto, esse novo perfil de cliente, o consumidor digital, também surge como uma oportunidade para ampliar os negócios, aumentando as chances de venda e a autoridade da sua marca.

 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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