Quinta, 18 Abril 2024

Rondônia tem motivos para comemorar o Dia Internacional do Café. Recentemente, o projeto piloto de exportação do Café Robusta Amazônico pelo Porto Público de Porto Velho enviou a primeira remessa do produto genuinamente rondoniense com destino a Coreia do Sul.

Segundo o produtor e presidente da Cooperativa de Agricultores Familiares da Amazônia (Lacoop), Leandro Dias Martins, quando o produto é entregue deve passar por uma análise sensorial. “O cliente que recebe o produto faz uma análise que contempla uma lista de 10 atributos como: aroma, acidez, amargor, adstringência, salinidade e outros, para confirmar o atendimento das exigências do mercado. Estamos ganhando mercado e nossa expectativa é conquistar novos clientes e até o final do ano enviarmos uma nova remessa do produto”, detalhou Leandro.

A carga, com aproximadamente 40 toneladas e operacionalizada pelo Grupo BDX, foi embalada de forma especial e resistente dentro da sacaria de junta, a fim de conservar o café e evitar oxidação em função variação de temperatura e umidade. Para o diretor Administrativo, Rafael Martins, a entrega do produto dentro do prazo previsto no ato da contratação reforça a responsabilidade do operador portuário. “O primeiro lote, que foi entregue em setembro, nos coloca em condições de competir com outros mercados. O produto por si só já tem muita qualidade, viabilizar a conquista do mercado internacional, incentiva a produção local e proporciona o crescimento do setor”, destacou Rafael.

O pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves, explicou que a exportação do café representa uma nova janela de oportunidades para a cafeicultura do Estado de Rondônia, que é inclusive uma das mais importantes do país. “Somos um ponto de referência da cafeicultura na Amazônia, formada por agricultores familiares de pequena escala, onde são utilizadas pequenas áreas quando comparada com outras culturas como a soja que precisa de grandes áreas. Os agricultores produzem cafés tidos como premium e especiais, agregando valor final ao produto. A tecnologia da lavoura evoluiu nos últimos 10 anos com emprego de qualidade nas das etapas de produção e pós colheita, com contínua busca pelo uso eficiente de insumos, sustentabilidade e redução do custo de produção. Assim, resulta em um produto mais puro e livre de resíduos. Esta valorização do produto final propiciou ao produtor o acesso aos mercados mais exigentes e competitivos como a Europa e Ásia”, finalizou.

Para o produtor de Cacoal e presidente da Associação dos Cafeicultores da Região das Matas de Rondônia (Caferon), Juan Travain, é momento de reunir esforços e conquistar outros mercados. “Enviamos amostras do produto para Itália, Estados Unidos da América e Holanda. Tivemos excelente aceitação e estamos em negociação para escoar o produto. Ainda não temos como definir a quantidade, pois dependerá dessa transação comercial. Divulgamos nosso produto e atingimos o objetivo. Agora precisamos estabelecer a comercialização”, afirmou Juan.

Sobre o produto

O Brasil é o maior produtor, exportador e segundo maior mercado consumidor de café. Possui uma cafeicultura plural e diversificada, com muitos aromas e sabores originados em lavouras das espécies arábica e canéfora (conilon e robusta), cultivadas de norte a sul do país. Rondônia é responsável por 97% de todo o café produzido na Amazônia, é o 5º maior produtor de café do país e o 2° da espécie canéfora, o café produzido em Rondônia é denominado ROBUSTAS AMAZÔNICOS.

De acordo com o IBGE, o café é produzido por cerca de 17 mil produtores familiares. Dados da CONAB apontam que em 2020 foram mais de 63,6 mil hectares destinados à cafeicultura em Rondônia, representando aumento de 1,3% em relação à área em produção utilizada no ano passado. A produtividade média foi de 38,29 sacas/hectare, com uma produção de 2.434,1 mil sacas de café canéfora beneficiadas, sendo 10,7% superior ao volume colhido em 2019.

Leia mais:

Cooperativa de Rondônia exporta 640 sacas de café Robusta Amazônico para a Coreia do Sul

Colheita dos cafés Robustas Amazônicos avança e chega a 40% em Rondônia

Texto:

Assessoria de Comunicação –

Rafaela Schuindt

Jornalista MTB 977/RO

Informações:

Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Embrapa Rondônia.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome