Sexta, 29 Março 2024

Graças a esses métodos construtivos inovadores, é possível antecipar

em até 50% o prazo de entrega de empreendimentos imobiliários

O setor de construção civil vem evoluindo ao longo dos anos, incorporando tecnologias e tendências de acordo com o comportamento do consumidor. Entre os avanços observados estão as soluções modulares de construção, que contribuem para otimizar prazos, custos e minimizar o impacto ambiental das obras. Considerado o futuro da engenharia civil, o método de construção modular movimenta um mercado global que deverá atingir US$ 51,9 bilhões até 2025, segundo relatório da Reportlinker publicado no final de 2019.

De acordo com Rafael Castelli, Diretor de Engenharia da Yuny Incorporadora, reconhecida por empreendimentos icônicos em São Paulo e no litoral paulista, as soluções modulares na construção civil já são uma realidade no Brasil. “Isso já vem acontecendo, principalmente em empresas do real estate, focadas na metodologia ESG - Environmental, Social and Governance, que evidenciam um cuidado e uma preocupação com questões principalmente inerentes a sustentabilidade e impactos sociais”, explica.

Castelli acrescenta que uma grande vantagem dos sistemas modulares é a redução expressiva na geração de resíduos nas obras. “Um exemplo são as fachadas pré-fabricadas, que dispensam o uso de alvenaria e argamassa de assentamento e revestimento, materiais que produzem uma grande quantidade de entulho durante suas aplicações”.

Além da questão da sustentabilidade, que vem sendo cada vez mais observada e questionada pelos compradores, os sistemas modulares, por serem pré-fabricados, trazem a possibilidade de otimização dos processos, por meio da limitação dos espaços necessários na área de estoque do canteiro de obras, da antecipação das atividades do cronograma físico, da eliminação de etapas e redução do efetivo de mão de obra.

“Se compararmos com os métodos de construção convencionais, dependendo do sistema modular utilizado, podemos reduzir em até 50% o prazo de entrega da construção, além de aumentar a precisão nas medidas e melhorar o padrão de qualidade”, destaca Castelli.

A antecipação na entrega de um empreendimento promove uma redução nas despesas indiretas da obra, tais como equipe técnica, custos com o canteiro de obras, e nos custos diretos, como fundações e superestrutura. Além disso, para o comprador, isso significa um índice reduzido de assistência técnica, já que os sistemas são produzidos em ambiente fabril, possuem melhor qualidade nos acabamentos finais e um desempenho acústico e técnico superior às construções convencionais.

Um empreendimento recém-lançado pela Yuny, o UWIN Brooklin, já embarca diversas soluções pré-fabricadas, entre elas a fachada modular e as vedações internas em drywall, com a instalação de kits hidráulicos e elétricos em vários ambientes. “Neste projeto, vamos conseguir antecipar a obra em três meses, em relação à construção convencional. Também prevemos uma redução no consumo de aço e concreto nas fundações e na superestrutura, devido ao menor peso das soluções modulares”, conta o diretor.

O UWIN Brooklin é um empreendimento diferenciado e tem como foco o público jovem, que busca por espaços inovadores, autênticos, confortáveis, que proporcionam liberdade e mobilidade para que não precisem se locomover de carro pela cidade. O projeto, que já está com estande de vendas aberto, faz parte de uma linha de apartamentos studio e um dormitório, e está localizado na Rua Eleutério, 59, Brooklin, a 300 metros da Estação Brooklin do Metrô-CPTM. O empreendimento também prevê sensores de presença nas áreas comuns, elevadores com chamadas inteligentes, utilização de madeira reflorestada, vasos sanitários com dispositivos que economizam água e medição individualizada de água. Mais informações em www.uwinbrooklin.com.br.

Sobre a Yuny

Há 24 anos no mercado, a Yuny Incorporadora registra em sua história mais de 70 empreendimentos, entre edifícios residenciais, comerciais e corporativos, e 17 mil unidades entregues. Ao todo são mais de 2,5 milhões de metros quadrados construídos ou em construção e um VGV de R$ 15 bilhões.

Sempre à frente, a Yuny é a única incorporadora do mercado brasileiro a estruturar um Lab de Inovação, o YunyLab, para transformações que envolvem desenvolvimento de soluções construtivas, modelos ágeis e corporate innovation.

Além disso, mantém parcerias de sucesso com os mais importantes escritórios de arquitetura do Brasil e do exterior, e cria empreendimentos emblemáticos como o UnLimited Ocean Front, em Santos, United Home, Infinity, a linha Limited e o Habitarte, ícone no Brooklin Paulista.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome