Prateleiras e armários ajudam a deixar cada objeto em seu lugar.

Todo mundo quer ter uma cozinha limpa e organizada, mas, para muita gente, isso parece ser uma tarefa impossível. No entanto, não se trata de algo difícil ou que exige muito tempo — basta adotar uma série de hábitos rotineiros.

Quem faz isso garante que, com o tempo, as tarefas viram algo automático. São esses hábitos que facilitam o dia a dia, além de fazerem da sua cozinha um espaço com mais conforto — afinal, ninguém acha realmente agradável ficar no meio da sujeira e da bagunça.

Quer manter a sua cozinha sempre organizada, mas não sabe como? As dicas a seguir vão te ajudar.

Suje, mas lave

Esta é uma regra fundamental para manter a sua cozinha em ordem: não deixar a louça acumular. Lavar uma pia cheia de vasilhas pode ser uma tarefa desagradável, mas não será necessária se sempre limpar tudo o que sujar na hora em que fizer isso.

Um bom jeito de garantir isso é estimulando todos da casa a não deixar louça na pia. Até as crianças conseguem lavar o copo ou o prato que usaram. Outra dica é ir limpando as vasilhas enquanto as panelas estão no fogo. Assim, fica mais fácil deixar tudo em ordem logo após a refeição.

Lave e seque

Esta dica é continuação da anterior: seque e guarde a louça, após lavá-la. Este é um ótimo jeito de não acumular tarefas na cozinha, especialmente, se você tem pouco espaço na pia e precisa liberá-lo. Tudo o que você usar deve voltar imediatamente para o lugar.

Organize cada item

Guardar os utensílios amontoados não é nada funcional e ainda favorece a bagunça. Para não ter esse problema, é uma boa ideia investir em armários e prateleiras, tendo lugares bem definidos para cada item. Assim, você mantém tudo organizado e não perde tempo procurando aquela vasilha perdida.

Outro jeito de organizar os objetos na cozinha é pendurando canecas ou utilizando imãs para fixar as facas. Essas são soluções ótimas para quem tem pouco espaço, pois, ainda deixam tudo à vista, como parte da decoração.

Limpe a geladeira

Esta é uma dica básica, já que guardamos os alimentos na geladeira. Por isso, é importante que a higiene desse eletrodoméstico esteja sempre em dia, até para garantir a nossa saúde.

Um jeito de fazer isso é guardar tudo em potes fechados, além de limpar a geladeira com água e bicarbonato de sódio uma vez por semana. Fique sempre de olho em alimentos que possam estar estragados e, na dúvida, jogue-os fora.

Higienize a esponja

Você sabia que a esponja de lavar louças pode ser o item mais sujo da sua casa? Ela pode conter até dez milhões de bactérias por metro quadrado — mais que o seu vaso sanitário. Por isso, ela precisa ser trocada uma vez por semana.

Além disso, o ideal é higienizá-la todos os dias. Você pode fazer isso fervendo a esponja em água ou colocando-a de molho em uma solução com água sanitária. Vale deixar um aviso na geladeira ou em cima da pia para te lembrar de fazer isso, até que isso vire um hábito automático.

Retire o lixo

O lixo, especialmente, o orgânico, é um dos principais responsáveis pelo mau cheiro na cozinha. O ideal é separá-lo e retirar aquele com os restos de alimento todos os dias. Também é importante lavar a lixeira e, de preferência, higienizá-la com vinagre ou limão.

Cuide da pia

Uma pia que sempre entope e acumula água é muito desagradável. Para prevenir esse problema, é essencial utilizar um ralinho — aqueles do tipo peneirinha são ótimos. Além disso, é fundamental nunca jogar óleo na pia, o que pode entupir a caixa de gordura que, inclusive, deve ser limpa regularmente.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

O que você achou? Comente