Um dos grandes problemas em uma empresa é a falta de visibilidade e de participação estratégica das áreas de TI. Por mais que digam que informação é um ativo valioso, nem todas as empresas a gerem bem. E o que é ITIL 4 nesse cenário?

Parte de uma transformação digital que visa a automação da informação. Segundo relatório da AXELOS, 89% dos profissionais acham que o aumento na automação assumirá as tarefas repetitivas da TI. A nova versão do ITIL entra nesse cenário.

E como funciona a metodologia ITIL na prática? Prossiga com a leitura e entenda mais sobre o ITIL 4!

O que é ITIL 4?

“Mais do que metodologia, ITIL é um modelo adaptável a diversos tipos de organizações, com diferentes momentos e níveis de maturidade.”

Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, também conhecido como ITIL. Se trata de um conjunto de boas práticas que faz parte do ITSM, o Gerenciamento de Serviços de TI.

Essas boas práticas são tidas como padrão no gerenciamento de projetos e atividades. Por isso, o ITIL é a principal estrutura de gerenciamento e entrega dos serviços de TI.

Nele, se define um modelo de ciclo de vida ITIL do serviço, que prescreve processos e atividades específicas durante:

· Design;

· Desenvolvimento;

· Entrega e suporte dos serviços de TI.

Ao adotar a metodologia ITIL (ou melhor, modelo), a empresa garante serviços entregues através de um conjunto de processos consistentes. Com isso, se define um nível constante de qualidade no serviço ao usuário.

Quais são as vantagens do ciclo de vida ITIL?

· Ocorrem reduções no custo de desenvolvimento e implantação de serviços;

· Nível constante de qualidade na entrega de serviços, o que permite maior satisfação do cliente;

· O número de incidentes e erros é reduzido;

· Através do uso de uma nomenclatura comum, se facilita a comunicação da equipe de TI, assim como aumenta sua produtividade.

O que muda com o ITIL 4?

Desenvolvido na da década de 80 como um guia de recomendações, o ITIL evoluiu bastante até o ITIL 4. No 3, já se apresentavam alguns essenciais processos do ITIL na biblioteca, os cinco livros.

No entanto, o ITIL 4 trouxe profundas mudanças na arquitetura em fevereiro de 2019, apresentando uma nova visão geral e nova estrutura.

Uma nova visão geral: as 4 dimensões da gestão de serviço

O ITIL apresenta agora 4 dimensões, que estão sujeitas a fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, legais e ambientais. Essas dimensões são:

1. Organização e pessoas: o gerenciamento de TI atravessa várias áreas de negócio e envolve diferentes stakeholders;

2.nformação e tecnologia: I as áreas de TI lidam com a tecnologia e informação das empresas, tudo em busca da segurança dos dados e seu compartilhamento;

3. Parceiros e fornecedores: se envolvem mais essas parcerias e colaborações;

4. Fluxos de valor e processos: agora, o ciclo de vida ITIL é um meio de possibilitar a cocriação de valor.

Uma nova estrutura: Sistema de Valor de Serviço (SVS)

Além das mudanças no ciclo de vida ITIL em questão de valor, há agora uma nova estrutura composta de:

· Princípios orientadores: adoção de direções que norteiam a implantação do framework ITIL. Com isso, os processos ITIL se abrem mais para a gestão ágil;

· Governança: a adoção de normas e diretrizes para garantir o funcionamento correto do TI;

· Cadeia de Valor de Serviço: é uma representação que exibe tudo que a TI precisa ter e fazer para atender às demandas e gerar valor à empresa;

· Práticas: nome novo para os processos do ITIL, que podem ser práticas gerais de gestão, práticas de gerenciamento de serviços e práticas de gestão técnica;

· Melhoria contínua: o ciclo de vida ITIL continua baseado no ciclo PDCA.

Como implantar da melhor forma o ITIL 4?

A resposta é através de profissionais de TI validados pela certificação ITIL, obtida através do processo de capacitação. A certificação é apenas para profissionais que buscam se capacitar e que passaram por um curso online ITIL 4.

Nessa capacitação, você tem a chance de alcançar até 5 níveis:

· Certificação ITIL Foundation;

· Certificação ITIL Practitioner;

· Certificação ITIL Intermediate;

· Certificação ITIL Expert;

· Certificação ITIL Master.

Claro que muitos profissionais podem se preparar para cada certificação sozinhos, mas o recomendado é adotar um curso de ITIL 4 antes.

Conclusão

Para muitas empresas, a certificação ITIL é praticamente um pré-requisito na contratação. Afinal, o ITIL é um modelo que alavanca a empresa para um cenário de automação dos serviços. Por isso, é importante que você saiba o que é ITIL 4 e como usá-lo para a empresa.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

O que você achou? Comente