Sexta, 29 Março 2024

Com dedicação e ferramentas certas todos podem falar mais de uma língua. O aprendizado exige trabalho, mas a tecnologia pode ajudar.

Falar mais de um idioma está deixando de ser diferencial e se torna cada vez mais um pré-requisito do mercado de trabalho. Se você ainda não fala inglês, ou se quer investir em outras línguas para se destacar ainda mais, esse texto foi escrito para te ajudar.

Se tornar fluente em outra língua é um desafio, especialmente para quem não pode gastar muito ou não tem tempo disponível para se dedicar a esses estudos. No entanto, incluir alguns hábitos na rotina pode facilitar. Os smartphones e tablets, sempre conosco, também.

Para te auxiliar, fizemos uma lista com 5 dicas de ouro que quem aprendeu um novo idioma dá para quem está nesse processo.

 

Tenha contato com a língua todos os dias

Você sabe por que é mais rápido aprender um novo idioma em um país que fala ela? Justamente porque, no cotidiano, o contato com aquela língua é diário e então o nosso cérebro vai se acostumando com ela, o que é parte fundamental do aprendizado.

No entanto, não é preciso se mudar para outro país para aprender — embora, se o orçamento permitir, uma viagem seja uma boa ideia em algum momento. Uma boa alternativa é incluir na rotina hábitos que te façam ter contato com a nova língua todos os dias.

Como? O ideal é pelo menos uma hora de estudo por dia. No entanto, essa não precisa ser uma tarefa chata. Você pode estudar ouvindo músicas e podcasts ou assistindo a vídeos, filmes e séries falados na língua que você pretende aprender. Com algumas adaptações, dá para aprender também nos momentos de lazer.

 

Mude o idioma dos seus dispositivos

Essa é uma dica que pouca gente dá, mas que pode fazer toda a diferença, por um motivo parecido ao do tópico anterior dessa lista: mais contato cotidiano com o idioma.

Como, em geral, o uso constante do celular já é algo intuitivo, isso não costuma atrapalhar muito e, além disso, faz com que o usuário aprenda novas palavras sem perceber. Vale fazer a mesma coisa com a sua televisão, computador e outros dispositivos que costuma usar.

 

Utilize a tecnologia a seu favor

Nem sempre é viável levar um livro de estudos do idioma para qualquer lugar, mas o seu celular certamente está sempre com você. E não é novidade que esses dispositivos são ótimas ferramentas para estimular e auxiliar no aprendizado.

Além de poder assistir vídeos e acessar sites de estudo, existem na loja do seu aparelho uma série de aplicativos especializados em te ajudar, seja qual for o idioma que você quer aprender.

Por essas ferramentas é possível assistir aulas, fazer atividades diárias e até avaliações que mostram o quanto você está evoluindo. A maioria delas ainda te lembra se ainda não concluiu a atividade do dia, fazendo uma pressão a mais nos indisciplinados.

 

Faça um amigo gringo

Conversar informalmente com pessoas que falam aquela língua é um dos jeitos mais eficientes de aprender. Não conhece ninguém de outro país? A internet está aí para isso. Você pode entrar em alguma rede social especializada nesse tipo de troca e ensinar português para o seu novo amigo enquanto aprende a língua dele.

 

Não dispense o professor

Fazer um curso ou contratar um professor particular pode ser muito importante, especialmente se você ainda não sabe o básico sobre a língua. O motivo é que você vai precisar aprender as regras de gramática e também algum vocabulário antes de conseguir colocar as dicas anteriores em prática.

A didática de um professor costuma ajudar muito nesses primeiros passos. Se o orçamento é curto, a dica é procurar por locais que ofereçam aulas a preços acessíveis e investir no nível 1. Depois, com dedicação e as dicas valiosas dessa lista, pode ser que você já consiga caminhar sozinho.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome