Quinta, 28 Março 2024

Nesse ano vimos grandes áreas do Pantanal e da floresta Amazônica sendo destruídos pelo fogo. Além dos pontos negativos em relação à destruição da natureza e dos recursos naturais, também existem diversos prejuízos das queimadas no Brasil à saúde dos brasileiros.

Os efeitos negativos afetam especialmente os moradores das regiões Norte e Centro-Oeste brasileiras. Contudo, não se limitam a elas, uma vez que ainda no último mês de outubro houve a detecção da chegada dessas fumaças em Curitiba, capital do Paraná.

Por isso, o perigo se coloca para todos, especialmente pela grande quantidade de fumaça gerada pela queimada intensa do material orgânico das florestas. Assim, continue lendo para ver quais são os principais prejuízos à saúde.

Aumentam os casos de procura de atendimento hospitalar durante as queimadas

Estudos promovidos pelo Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), do Ieps (Instituto de Estudos para Políticas de Saúde) e da organização não governamental HRW demonstram o aumento proporcional entre as queimadas e o número de internações por problemas respiratórios em hospitais na região Norte.

As queimadas vêm ocorrendo com maior intensidade desde 2019 e isso reflete no relatório que combina os resultados dos institutos acima.

Nesse sentido, tem-se que os principais prejuízos das queimadas no Brasil se referem ao agravamento de doenças respiratórias pré-existentes e no desenvolvimento delas. Assim, esses estudos apontaram que somente em 2019 as chamas e a fumaça causadas por elas causaram ao menos 05 mil mortes prematuras, um número alarmante.

Abaixo, veja as principais doenças causadas pelas queimadas que vem crescendo cada vez mais nas regiões Norte e Centro-Oeste.

1. Aumento do risco de câncer

Primeiramente, um dos prejuízos das queimadas no Brasil é o aumento do risco de desenvolvimento do câncer de pulmão por quem for exposto intensivamente à fumaça.

Esse tipo de fumaça aumenta a inflamação, o stress oxidativo e causa, também, danos genéticos irreparáveis às células dos pulmões.

2. Insuficiência respiratória

O monóxido de carbono presente na fumaça das queimadas no Pantanal e na floresta Amazônica oferece diversos prejuízos à saúde. Quando inalado, ele chega ao sangue e se liga à hemoglobina, que por sua vez é a responsável por transportar o oxigênio para os órgãos e células.

Dessa maneira, um dos prejuízos das queimadas no Brasil é o aumento da incidência da insuficiência respiratória que pode causar insuficiência cardíaca e até a morte. Portanto, esse é um grave problema que deve ser analisado com muito cuidado.

3. Intoxicação por material particulado

Outras substâncias presentes na fumaça são conhecidas como material particulado, o que corresponde a uma mistura de compostos químicos tóxicos. Ao serem inaladas, elas conseguem transpor a barreira epitelial que protege os órgãos e chega aos alvéolos do pulmão.

A partir de então, espalham-se pela corrente sanguínea e tendem a intoxicar todo o corpo.

Cabe ressaltar que as conseqüências da inalação dessas substâncias e do monóxido de carbono podem somente causar prejuízos a longo prazo e demorarem anos para ser diagnosticadas.

4. Doenças respiratórias gerais

Ainda, outros dos prejuízos das queimadas no Brasil é a maior incidência de diversas doenças respiratórias que podem surgir ou serem agravadas pelo contato do indivíduo com a fumaça presente no ar.

Dentre essas doenças estão bronquite, asma, rinite, sinusite e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Ainda, causa problemas para a respiração, ardência na garganta e constante sensação de falta de ar, uma das características de algumas dessas doenças.

5. Perigos de destruição de casas

Por fim, é claro que o alastramento das chamas também apresenta outros perigos e ameaças. Por exemplo, um dos prejuízos das queimadas no Brasil é a possibilidade de destruição de propriedades particulares, especialmente casas.

Sendo a moradia um fator essencial para a manutenção do bem-estar, é necessário garantir também a sua integridade. Uma forma de fazê-lo é o uso de detectores de fumaça e alarmes de incêndio. Contudo, eles podem apresentar falhas dentre a densa presença de fumaça no ar durante as queimadas.

Assim, outra opção muito interessante e que pode ser a chave da proteção do seu lar é a adoção de terceirização de bombeiro civil.

Essas empresas contam com profissionais capacitados para evitar incêndios, controlá-los, retirar pessoas do local afetado pelas chamas e prestar os primeiros socorros. Além disso, elas possuem diversos empregados e equipes que se revezam.

Portanto, não importa o momento em que o incidente ocorra e os serviços de bombeiro civil sejam requeridos, uma vez que sempre terão profissionais de prontidão para prestar as atividades necessárias.

Isso pode manter a sua tranqüilidade ao garantir que qualquer tipo de incidente será tratado e controlado pelos melhores trabalhadores do mercado. Dessa maneira, considere essa opção para manter a sua família sempre segura.

Além disso, em caso de sintomas como falta de ar, dor ao respirar, ardência dos olhos e garganta procure auxílio médico para que haja o correto diagnóstico e a indicação de quais são os tratamentos necessários contra esses prejuízos das queimadas no Brasil.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome