Sábado, 20 Abril 2024

Você já ouviu falar em trabalhabilidade? Conheça tudo sobre esse termo e porquê ele é indispensável para melhorar a sua vida profissional e até mesmo pessoal

Se você nunca ouviu falar sobre o conceito de trabalhabilidade, provavelmente está perdendo uma grande oportunidade de melhorar a qualidade da sua vida profissional e deixando de ser promovido.

Afinal, não é segredo para ninguém que a forma de se trabalhar hoje em dia não é a mesma que há 10 anos, e praticamente nem se compara com o que era feito 20 anos antes do dia de hoje. Já que a tecnologia foi incorporada e muito se transformou em todas as áreas.

Como tudo na vida, o emprego e as relações de trabalho também mudam e evoluem de acordo com o passar do tempo. Normalmente, essas características profissionais se modificam de acordo com a necessidade de cada momento da sociedade, moldando novos hábitos.

Hoje em dia, vivemos em um mundo onde cabe ao trabalhador se reinventar diante de um cenário de constante mudança.

Aquele que se destaca mais é quem se distancia cada vez mais de uma visão conservadora sobre a profissão - seja ela qual for.

Diante de um cenário muito incerto, onde o número de empregos informais cresce esporadicamente, o conceito de trabalhabilidade ganha notoriedade, principalmente agora que o trabalho teve que se adaptar à pandemia do novo coronavírus.

Afinal, o que é trabalhabilidade?

Apesar de pouco conhecido, o conceito de trabalhabilidade não é tecnicamente novo. Surgiu há aproximadamente 20 anos e faz referência ao desenvolvimento do potencial que cada ser humano possui para gerar trabalho e, consequentemente, renda.

Além de um profissional altamente qualificado do ponto de vista técnico, trabalhabilidade remete ao potencial de competências específicas, tais quais:

Criatividade;

Pensamento crítico;

Resiliência,

Capacidade de solucionar problemas.

Todas essas qualidades em potencial se somam e acabam se convertendo em diferenciais de um profissional que investe em seu autoconhecimento e apresenta uma postura completamente ativa diante de seu desenvolvimento pessoal e de sua carreira.

Qual a diferença entre trabalhabilidade e empregabilidade

É muito comum para quem ainda não é familiarizado com o conceito confundir, ou até mesmo, não conseguir diferenciar trabalhabilidade de empregabilidade. Ao separar esses termos, a compreensão acerca do comportamento e da evolução do mercado fica mais fácil.

Com seu surgimento nos anos 90, a empregabilidade foi resultado indireto da nova era da globalização. Esse conceito está ligado à capacidade de atingir um bom cargo ao longo da carreira profissional.

Isso significa que a empregabilidade é uma característica que abarca os principais fatores que são exigidos no mercado de trabalho para que algum indivíduo consiga se manter em um emprego formal e seguir carreira sob essa perspectiva.

Apesar de ter sido um conceito extremamente importante há relativamente pouco tempo, hoje em dia tem perdido força e vem sendo substituído pela trabalhabilidade.

Essa mudança ocorreu porque o mercado de trabalho se move de maneira mais dinâmica do que se imaginava, assim o foco passou de ser a conquista de um bom emprego para ser a capacidade de geração de trabalho e renda.

Entendendo melhor o conceito

O conceito de trabalhabilidade já é tido por muitos especialistas como o futuro da vida profissional, visto que abrange características que se tornaram indispensáveis para qualquer trabalhador, como agilidade e flexibilidade diante da maneira como se estabelecem as relações de trabalho modernas.

Muito do conceito pode ser entendido quando observamos as novas gerações, Y e Z, que nos mostram que o trabalho pode ser realizado de maneira colaborativa e alinhados com valores individuais de cada ser.

Uma grande vitrine da trabalhabilidade são as startups, a partir de uma breve análise sobre as novas empresas é possível entender melhor ainda.

Por não estarem submetidas a uma estrutura engessada tal qual a de grandes companhias, as startups costumam adotar uma visão que põe como prioridade a identificação com demandas sociais, buscando trazer soluções únicas para elas.

Dessa forma, a vantagem principal da trabalhabilidade é compreender como as competências individuais de cada um podem ser melhoradas e desenvolvidas de tal forma, que se transformem em soluções que chamem atenção do interesse do mercado.

Quais as vantagens?

Seja você um profissional novo ou que já está consolidado no mercado de trabalho, é sempre válido rever alguns pontos para não ficar para trás. Com as mudanças acontecendo tão rápido, é necessário que todo mundo esteja preparado para lidar com elas a qualquer momento.

A época de incertezas que enfrentamos atualmente é um ótimo exemplo sobre como você pode exercitar sua trabalhabilidade e enxergar melhor suas vantagens.

Através da ampliação das suas possibilidades de vagas de emprego, por exemplo, é possível criar novas oportunidades que estejam totalmente alinhadas com os seus objetivos pessoais.

Além disso, o profissional que sabe lidar bem com esse conceito é capaz de:

Desenvolver seu potencial para liderar;

Ganhar mais autonomia;

Construir uma carreira voltada para seus objetivos e preferências,

Diversificar suas fontes de renda.

Dessa forma, é possível experienciar ao máximo a trabalhabilidade e, de fato, aplicá-la em sua vida profissional. Após compreender um pouco mais sobre esse conceito dos tempos modernos fica mais fácil planejar seus próximos passos tendo em mente que esse é o futuro das empresas.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome