Sábado, 20 Abril 2024

Depois de completar 18 anos, é muito comum que as pessoas compareçam a um determinado estabelecimento: a auto escola. Afinal, é ali que elas poderão, enfim, obter a sua licença para dirigir.

A conquista da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é, sem dúvida, um marco na vida de qualquer pessoa. A partir dali, ela está apta para conduzir veículos, podendo se locomover com facilidade para qualquer lugar que deseja ir.

Para que isso seja possível, o indivíduo precisará recorrer aos serviços de uma autoescola, local responsável por fornecer todo o processo para a obtenção da CNH. É a partir da sua inscrição e dos conhecimentos adquiridos ali que ele poderá conseguir o documento.

As autoescolas podem fornecer a capacitação necessária para os mais diversos tipos de necessidades. Há, por exemplo, aquelas que fornecem o suporte para quem precisa tirar a carteira nacional de habilitação pcd, que exige a adaptação do veículo para as aulas.

Dessa maneira, ir atrás de uma autoescola especializada é importante para que o processo da CNH seja concluído com êxito, e que o condutor obtenha a sua licença para dirigir de acordo com as exigências estipuladas por lei.

Portanto, conhecer como funciona o estabelecimento e saber o que é preciso para obter a Carteira Nacional de Habilitação é fundamental para ter maior tranquilidade nesse momento.

Se você já estava pensando em ir até uma autoescola, mas ainda tinha dúvidas relacionadas ao processo, esse artigo pode ser de grande ajuda para você. Por isso, siga na leitura dele e saiba mais sobre o assunto.

Como funcionam as autoescolas?

Obter a Carteira nacional de habilitação é um desejo de muitas pessoas, mas também há quem decida tirá-la apenas pela necessidade profissional, por exemplo.

Afinal, quem vai trabalhar como motoboy para delivery precisa estar devidamente habilitado para realizar essa função.

No entanto, como não poderia deixar de ser, existe todo um processo para conseguir a CNH, e ela só é obtida perante a matrícula do futuro condutor em uma autoescola, estabelecimento especializado nesse tipo de serviço.

O primeiro ponto a ser definido é o tipo de carteira de motorista que se quer obter. As categorias são as seguintes:

A - motos e triciclos;

B - carros de passeio;

C - veículos de carga com 3,5 toneladas;

D - veículos com mais de 8 pessoas;

E - veículos com unidade acoplada.

Ao mesmo tempo, é preciso lembrar que na primeira habilitação o futuro motorista só consegue a licença para as categorias A, B ou a carteira carro e moto unificadas.

Para adicionar a categoria C na sua CNH, ele precisará estar habilitado há, pelo menos, um ano antes de realizar a solicitação, além de não ter cometido infrações graves ou gravíssimas nesse período.

Já na categoria D, é exigido que se tenha mais de 21 anos e habilitação na categoria B por dois anos ou na C por um ano. Para a E, é preciso ter um ano na categoria D ou dois na C.

Tendo decidido em quais categorias ele deseja estar habilitado, o futuro motorista deve comparecer à autoescola e realizar a sua matrícula.

Etapa 1: Exame médico e psicológico

A primeira fase do processo de habilitação consiste no exame médico e psicológico, onde um médico credenciado pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) fará uma avaliação para atestar as condições físicas e psicológicas do aluno.

Nesses exames são verificados elementos como a visão, o coração, a força muscular e a saúde psíquica do futuro condutor.

Etapa 2: Curso e prova teórica

Com a aprovação nos exames médicos, é possível seguir para a próxima etapa, que se trata do curso teórico oferecido pela autoescola. Ali, quem deseja tirar uma cnh tipo b ou tipo A aprenderá conteúdos importantes para a sua direção.

Os temas são: legislação, sinalização, infrações, direção defensiva, mecânica básica, meio ambiente e cidadania, que são passados em 45 horas de aulas teóricas.

Depois de concluir esse período, o aluno terá o atestado de finalização das aulas, e será encaminhado para a prova teórica aplicada pelo Departamento de Trânsito. A exigência é de 70% de acerto, caso contrário, uma nova prova pode ser feita em 15 dias.

Etapa 3: Curso prático

Sendo aprovado na avaliação teórica, o futuro motorista passa então para a terceira etapa, onde terá aula de dirigir carros e motos. Para concluir esta, precisará ter ao menos 25 horas de direção ao lado do instrutor devidamente habilitado para a tarefa.

Atualmente, elas são divididas em 20 horas dentro do veículo, sendo que quatro delas devem ser no período noturno. Precisará também passar por cinco horas de aprendizado no simulador de direção, sendo uma com o conteúdo também noturno.

Após a conclusão desse processo, o aluno será encaminhado para a prova prática, que é uma das avaliações mais importantes de todo o caminho percorrido para obter a CNH.

Etapa 4: Prova prática

Seja para conseguir a sua primeira habilitação ou para adicionar categoria a na CNH, a prova teórica costuma ser um dos momentos de maior ansiedade.

No dia da avaliação, o condutor deverá cumprir o trajeto já estudado nas aulas práticas, em um percurso determinado, que também inclui a baliza. Para ser aprovado, ele não pode passar de três faltas cometidas.

Quem avalia o aluno é um fiscal do DETRAN, que estará dentro do automóvel com o futuro motorista, verificando se ele conseguiu absorver todos os detalhes aprendidos e fundamentais para poder dirigir de modo seguro e consciente.

Caso aprovado, o aluno obterá a PPD (Permissão Para Dirigir), com validade de um ano. Depois disso, ele poderá solicitar a sua CNH definitiva, estando devidamente habilitado em território nacional.

Toda a realização desse processo depende da autoescola, que fornecerá a preparação técnica e prática para o aluno e que intermediará a relação do motorista com o DETRAN, otimizando e garantindo que cada etapa seja concluída com sucesso.

Outras informações importantes sobre a autoescola

Encontrar uma boa autoescola é essencial para que o aluno tenha uma maior tranquilidade no seu processo de conquista da CNH. Assim, seja um estabelecimento convencional ou uma auto escola para deficientes auditivos, é importante buscar uma boa opção.

Existem algumas dúvidas comuns para quem vai dar início ao processo e quer entender melhor como funciona. Confira-as a seguir.

1. Qual é o preço para obter a CNH?

Não existe um valor tabelado para todas as autoescolas, de maneira que é possível pesquisar e obter descontos em estabelecimentos que estão promovendo os seus serviços.

Isso porque cada autoescola pode cobrar o valor que acha coerente de acordo com o que oferece. No entanto, as taxas pagas ao DETRAN possuem um preço fixo, e costumam estar incluídas no pacote ofertado pelo estabelecimento.

Sendo assim, tal como as empresas de moto guincho possuem valores diferentes para prestar o serviço, é possível escolher a autoescola de acordo com o seu orçamento e preferências.

2. Quanto tempo dura o processo completo até chegar a CNH?

Para quem tem pressa em obter a carteira nacional de habilitação, o tempo mínimo pode chegar a três meses, desde que o aluno tenha a disponibilidade de concluir as suas aulas mais rapidamente.

Caso ele seja reprovado em alguma das etapas, o processo pode se prolongar um pouco mais.

Ao mesmo tempo, é importante lembrar que o limite máximo para obter a CNH depois de iniciado todo o trâmite é de 12 meses, por isso, é necessário estar atento ao prazo.

3. Como escolher a melhor autoescola

Como em qualquer tipo de segmento, o das autoescolas também contam com estabelecimentos de excelência em comparação a outros.

Não à toa, a melhor maneira de saber que se está matriculado em uma empresa idônea é pesquisando as referências do local, de maneira que seja possível tomar uma boa decisão.

Outra dica relevante é consultar no site do DETRAN da sua cidade a lista de autoescolas credenciadas, o que vai garantir que você escolha um estabelecimento devidamente credenciado no órgão de trânsito.

Além disso, mesmo que seja possível encontrar uma autoescola com preços bem abaixo dos normais, é necessário verificar se o local possui referências positivas, para ter a certeza de que o condutor não será prejudicado no processo.

Sendo assim, não deixe de pedir indicações ou de consultar avaliações da autoescola na internet, uma vez que este cuidado pode fazer toda a diferença no momento de tirar a sua habilitação.

Selecionar bem o estabelecimento em que você fará a sua inscrição é um meio de garantir que o seu aprendizado será de qualidade, e que você terá o sucesso desejado no processo para obter a sua carteira de motorista.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome