Sábado, 20 Abril 2024

Alcançar um novo público pode parecer uma tarefa árdua, mas é a chave para o sucesso de sua empresa. Quanto mais clientes você conseguir conquistar, mais vendas serão convertidas e, como consequência, conseguirá se manter ativo no mercado.

Existem inúmeras formas de atrair um público, como por exemplo:

Indicações de outros clientes;

Contatos de parceiros e outras empresas;

Visitas e prospecções;

Criação de rede de contatos;

Entre outros..

Entretanto, este conhecimento sozinho não é o suficiente para conseguir o engajamento adequado para aumentar sua carteira de clientes. Você precisa saber como e quando agir para conquistar novas pessoas e apresentar seu conteúdo para elas.

Para saber quais são os melhores meios de identificar novas oportunidades de clientes para sua gráfica de convites personalizados ou qualquer outro negócio, é preciso estar atento a alguns elementos básicos do mercado. Conheça alguns deles nos próximos tópicos.

Antes de tudo: conheça o seu público

Entender como seu público é composto é um passo fundamental para conseguir encontrar novos clientes.

Quando você entende os gostos e peculiaridades das pessoas que consomem seu produto ou serviço, um simples panfleto pizzaria é o suficiente para cativar o cliente e fazê-lo consumir em seu estabelecimento.

Os hábitos de consumo e o perfil de um cliente precisam ser traçados para você conseguir estipular quais ferramentas de marketing pretende usar para conseguir atingir seus objetivos. Por isso, o ideal é a consolidação de uma persona.

A persona é uma idealização de um cliente, ou seja, um perfil semi fictício construído com base no seu público-alvo, mas com características reais. Por isso, você precisa definir o máximo de detalhes que conseguir para a persona funcionar de forma efetiva.

Quando tiver uma persona construída, é hora de planejar ações de marketing e aplicá-las com base no que sua persona diria sobre elas. Quando encontrar as que parecem ter o melhor resultado, aí é o momento de iniciar a campanha de fato.

A importância da comunicação

A comunicação é um dos maiores desafios que uma empresa pode ter. É preciso saber entrar em contato com seu público, sejam eles clientes fidelizados ou visitantes que ainda estão em um estágio de descoberta.

Para isso, você precisa identificar o tipo de comunicação que seu público-alvo deseja. Pode ser algo mais sério e formal ou um diálogo leve. Quando você define essa primeira etapa, é mais fácil pensar em outros fatores.

Um estúdio para ensaio precisa de uma comunicação assertiva para evitar desmarcações ou ausências, por exemplo, isso porque você deve identificar os principais meios de se comunicar com seus clientes.

Hoje em dia, as pessoas preferem um contato rápido e imediato, em grande parte por conta dos avanços tecnológicos de dispositivos móveis.

Com o celular na mão, um cliente pode entrar em contato em segundos, checando e-mails, mensageiros instantâneos ou até mesmo ligando para a empresa. Por isso, você deve tentar manter o máximo de canais disponíveis para os clientes.

Entretanto, o custo de manutenção de uma equipe de atendimento pode acabar ficando muito alto, não valendo a pena o investimento, dado o retorno que será recebido de início. Para solucionar essa problemática, existe uma boa alternativa: os chatbots.

Chatbot é uma inteligência artificial que funciona como um atendimento automático, identificando palavras digitadas pelo cliente e buscando em um banco de dados as respostas ideais para a pergunta.

Embora não substitua um atendimento humano, os chatbots representam uma grande vantagem porque não precisam parar nunca, permitindo que o usuário tenha um atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Assim, quando alguém decidir perguntar no meio da madrugada quais dias da semana sua escola oferece aula de dança forró, ela terá a resposta automaticamente, deixando-a mais satisfeita.

Além disso, alguns chatbots vêm inseridos com a tecnologia de machine learning, ou “aprendizado de máquinas”.

Isso quer dizer que a ferramenta aprende sozinha com as dúvidas que vão sendo apresentadas, modificando seu próprio banco de dados, similar ao modo que um humano trabalharia.

Assim, você consegue diminuir o custo com uma equipe de atendimento, resolve a maioria das dúvidas básicas de clientes com a inteligência artificial e tem mais tempo para se focar nos questionamentos mais complexos que eventualmente se apresentem.

Evidencie sua presença no mercado

Quem não é visto não é lembrado. Em um mundo digital, onde a concorrência aumenta a cada dia, isso é ainda mais verdadeiro. Qualificação e bons produtos muitas empresas podem ter, mas você precisa ser o diferencial que atrai o público para a conversão.

Identifique-se dentro do mercado, e trace estratégias para subir e se tornar um líder. As técnicas para alcançar esse objetivo são inúmeras, desde o impulsionamento de publicações até os movimentos orgânicos, como o SEO.

As pessoas contratarão muito mais seu serviço de aluguel som para festa se te encontrarem na internet.

Quanto mais as pessoas souberem quem você é e o que representa, mais elas se aproximarão de seu conteúdo e, consequentemente, de seus produtos e serviços. Por isso, invista em material de qualidade.

Seu posicionamento também é fundamental para que as ferramentas de busca na internet encontrem seu conteúdo quando as pessoas apresentarem algum tipo de necessidade. Desse modo, é importante tentar ficar sempre no topo de sua área de atuação.

Invista na experiência do usuário

O cliente de hoje é muito mais exigente do que a um tempo atrás. Não há mais espaço para anúncios diretos e impessoais. Hoje em dia, um dos principais pontos que atraem clientes até uma empresa é a experiência que eles obtêm no processo de compra.

Por isso, é importante considerar todos os pontos que tornam a experiência de fazer um negócio com sua empresa algo único, que dê vontade de repetir. Dessa forma, seus clientes acabarão fidelizados, mas acima disso, servirão como promotores de sua marca.

Um aluno de aula de bateria para iniciante precisa se sentir satisfeito na sua experiência, assim, ele indicará o curso para outras pessoas.

Isso significa que suas redes de amigos e familiares acabará ouvindo falar de seu produto ou serviço, o que atrai uma gama nova de potenciais clientes para você trabalhar. Quanto melhor tiver sido a experiência anterior, mais fácil será cativar os novos clientes.

Além disso, um cliente que passou por uma boa experiência tem uma propensão maior a deixar um feedback positivo ou um elogio público para sua empresa, o que pode ser um excelente argumento de negociação para clientes que estejam descobrindo seu negócio.

Mantenha um bom relacionamento com seus clientes

Atrair novos clientes é fundamental, mas é preciso se preocupar também com aqueles que já foram conquistados.

Manter o relacionamento com os clientes é uma forma de identificar os pontos fortes e fracos de seu negócio, além de criar a possibilidade de manter uma relação de fidelidade com seu público.

Clientes fiéis costumam atrair novos clientes, uma vez que o famoso marketing boca a boca ainda é fundamental em qualquer estratégia de vendas.

Se você trabalha com produtos infantis, vender uma escova de cabelo bebê é muito mais fácil se outras clientes atestarem a qualidade de seu produto.

Quanto mais você cativar aqueles que já consomem seus produtos e serviços, maiores as chances deles se engajar em atrair novos clientes para você.

Além disso, ter sua presença marcada na internet não é ter um site e um cadastro em uma rede social. Você precisa movimentar seu conteúdo e criar materiais interessantes que façam as pessoas sentirem vontade de consumir o que você disponibiliza.

A internet é uma grande ferramenta nas mãos de quem deseja explorar novos públicos. Isso porque ela não tem limitações físicas, podendo levar seu nome para qualquer lugar.

As pessoas que procuram por um tapete atividade infantil estarão muito mais inclinadas a consumir seus produtos se os encontrar virtualmente. Entretanto, a internet é um lugar onde informação e conteúdo são inseridos o tempo todo em grandes quantidades.

Portanto, você precisa se destacar dos demais na sua área de atuação. Quanto mais as pessoas lembrarem de você quando pensarem em seu produto ou serviço, maior será sua capacidade de se apresentar como uma autoridade.

Assim, a possibilidade de conquistar um novo público interessado no seu conteúdo é muito maior.

Planejamento é fundamental!

Nenhuma das técnicas citadas anteriormente irá funcionar corretamente sem muita atenção ao planejamento. Definir quais estratégias serão implementadas e quais elementos precisam de atenção é fundamental.

Com o conhecimento de como seu público-alvo funciona, você pode planejar diversas opções de engajamento, conseguindo conquistar novos públicos e considerar novas estratégias, que façam você sair do padrão e se tornar conhecido no mercado.

Considerações finais

Conquistar novos públicos é o desejo de qualquer empresa, uma vez que essas pessoas ajudarão a movimentar o balanço da empresa e mantê-la de pé. Entretanto, esse tipo de conquista deve ser feito com muito preparo e carinho.

Isso porque o nome de sua empresa deve ser elevado ao status de líder do mercado e, para isso, você deve agir com responsabilidade e assertividade, garantindo resultados melhores a cada movimentação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome