Sábado, 20 Abril 2024

A ayahuasca é um chá potencialmente alucinógeno composto de ervas amazônicas, era usado em rituais religiosos por indígenas da América do Sul.

A ayahuasca pode alterar a consciência por até 10 horas após o uso, o que permitia que os índios religiosos abrissem a mente para conseguir alcançar um estreitamento espiritual.

A ayahuasca possui substâncias que atuam no sistema nervoso, como o DMT, a harmina e a harmalina.

Ao consumir o chá de ayahuasca o indivíduo experiencia visões relacionadas aos problemas pessoais, sentimentos, experiências e medos.

Devido ao efeito causado pela ayahuasca, algumas religiões ainda utilizam a bebida em cultos e rituais de limpeza.

O objetivo destes rituais é permitir ao indivíduo abrir a mente para vencer seus problemas, medos, traumas, vícios e frustrações de uma maneira mais efetiva.

Além disso, a ayahuasca causa vômito e diarreia, proporcionando uma limpeza completa do corpo e da mente.

Como são as visões da ayahuasca?

O chá de Ayahuasca não provoca alucinações e sim mirações, que é quando a pessoa está com os olhos fechados, nestes momentos a pessoa pode ter visões de divindades, demônios, animais e outros seres.

Existem centenas de relatos positivos a respeito das visões provocadas pelo chá de ayahuasca.

Como a ayahuasca poderia ser utilizada na medicina?

Embora ainda não existam estudos científicos sobre a substância, o uso como medicina alternativa vem aumentando cada vez mais, principalmente para tratar:

Depressão: algumas pessoas que sofrem com depressão que experimentaram a ayahuasca relatam que conseguiram resolver seus problemas internos;

Estresse pós-traumático: pessoas que sofrem com estresse pós-traumático relataram que o efeito alucinógeno permitiu reviver as memórias que causaram a síndrome de outra perspectiva, superando o trauma;

Vícios: após beber o chá, algumas pessoas com vícios relataram que puderam ressignificar seus estilos de vida, crenças, valores, problemas e ideais, o que fez com que os hábitos puderam ser mudados.

Alguns cultos que utilizam a ayahuasca em seus rituais afirmam que o efeito medicinal só ocorre quando a pessoa quer superar seus traumas, ou seja, não deve ser tomado como um remédio.

A ayahuasca é considerada uma droga?

Apesar de ser considerada uma droga devido ao efeito psicoativo, o chá de ayahuasca não está oficialmente nesta categoria, principalmente por não ter comprovação de efeitos tóxicos ao organismo nem causar dependência.

Quais os possíveis efeitos negativos do chá de ayahuasca?

Os efeitos que podem ser considerados negativos após ingerir o chá de ayahuasca são náuseas, diarreia e vômitos, porém, estes são efeitos esperados e que fazem parte da limpeza corporal.

Algumas pessoas podem apresentar excesso de suor, tremor, aumento da pressão arterial e de batimentos cardíacos.

Algumas pessoas também afirmam que o chá de ayahuasca pode causar alteração emocional permanente, como: medos, paranoias, ansiedade e até morte.

Mesmo assim, não existe comprovação de que estes casos foram causados pelo uso do chá de ayahuasca.

Alguns sacerdotes que fazem uso da ayahuasca em seus cultos afirmam que as mortes após o uso do chá de ayahuasca foram causadas por outros fatores.

A ayahuasca é permitida legalmente?

O uso espiritual da ayahuasca é permitido graças à Resolução Nº 1 do CONAD publicado no Diário Oficial em 25 de Janeiro de 2010.

Este reconhecimento não é novo, é apenas um complemento de outros processos de 1986 e 1992 realizados pelo antigo CONFEN.

Formação neuronal

Um estudo feito pela Universidade Complutense de Madri, na Espanha mostrou que o DMT não só estimula a produção de novos neurônios como também de outras células neurais.

O estudo foi publicado na revista científica Translational Psychiatry da Nature Research.

O estudo identificou a criação de astrócitos e oligodendrócitos que são fundamentais para o sistema nervoso.

O estudo foi feito em camundongos também mostrou que os animais aumentaram sua percepção espacial e de memória.

Conclusão

Ainda faltam muitos estudos para comprovar a eficácia e o uso medicinal do chá de ayahuasca, porém, existem milhares de relatos positivos sobre a bebida.

Existem alguns estudos em andamento com previsão de lançamento em 2023, algumas destas pesquisas incluem mais de 800 indivíduos.

Mesmo assim, a lei garante que a substância possa ser utilizada em rituais e cultos religiosos como instrumento religioso.

Esperamos que tenha gostado deste artigo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos em suas redes sociais.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome