Quinta, 28 Março 2024

A autoridade sobre um determinado assunto pode ser o ponto essencial para a venda de um produto ou serviço. Os consumidores atuais costumam olhar a vida inteira da pessoa e da empresa que está oferecendo um serviço.

Muitas delas compram um produto unicamente pelo fato de um expert estar a frente de um determinado projeto. O engajamento de um site e as vendas são alavancadas quando a autoridade sobre o tema é exposta de diferentes formas.

Neste artigo falaremos um pouco sobre como desenvolver a autoridade ma hora de vender ou oferecer um tipo de produto ou serviço. Inclusive, o renome que uma empresa busca e o alavancamento de suas vendas pode estar atrelado a conquista desse quesito.

O que é autoridade? Eu tenho?

Autoridade por definição é o poder acumulado que foi consolidado e institucionalizado pelas pessoas em volta, ou seja, autoridade é a forma de exercer poder sob um determinado assunto, tema ou condição. Um exemplo são médicos e policiais.

Esses dois tipos de autoridades são respeitadas pela sociedade, por serem profissões que se estabeleceram ao longo dos séculos. Eles são facilmente identificados e respeitados pela sociedade por dominarem ou terem aval popular para realizar suas funções.

Um policial é a autoridade responsável por preservar a lei e a ordem da sociedade, assim como o médico é autoridade responsável por tratar de doentes. A ordem de um policial deve ser obedecida por ele ser um agente da lei, já o médico por ser o detentor do conhecimento.

No mundo empresarial, não se pode se segurar em leis para que um consumidor realize a compra de um determinado produto, por isso, a autoridade que deve ser conquistada deve ser parecida com a autoridade exercida pelos médicos.

Um exemplo disso é quando uma pessoa vai realizar um exame. Ninguém questiona se houve a calibração de equipamentos de laboratorio para realização dele. Devido ao profissional ser um médico, acreditamos que ele é capacitado para realização da tarefa.

Toda a pessoa pode exercer autoridade sobre um determinado assunto, para isso é necessário estabelecer a conversão do consumidor. Ele precisa entender que você é o “médico” daquele assunto, ou seja, poderá receitar qualquer que seja o produto ou serviço.

Isso porque você deve ser a autoridade que tem o conhecimento sobre o assunto. Sua ampla experiência e capacitações na área fizeram com que o conhecimento adquirido fosse transformado em conteúdo para lidar com todas as situações.

Autoridade por meio de certificados

Uma das formas de gerar autoridade é mostrar ao público todas as suas capacitações, sendo que elas podem ser demonstradas por meio dos diplomas e certificados conquistados.

Uma pessoa que oferece um serviço pode se especializar em uma determinada área, tornando-se uma especialista no assunto. Claro que certificado não é sinônimo de conhecimento, mas ajuda a dar aquela boa primeira impressão.

Autoridade por meio de experiência

Existem áreas que apenas um certificado não mostrará que a pessoa é boa na realização daquela tarefa. Pense em técnicos em eletrônica, por exemplo, nem todos que são capacitados realizam uma manutenção preventiva e corretiva de geradores.

Por isso, montar uma forma de mostrar o tempo que o segmento está no mercado realizando o serviço é uma maneira muito interessante de adquirir autoridade.

Aposte em placas que mostram o número de clientes atendidos e fotos antigas que traçam a história do comércio. Essas são algumas formas de mostrar como a experiência pode agregar para atrair um cliente ao seu negócio por meio da autoridade no assunto.

Autoridade por meio de prêmios, indicações e reportagens

Um segmento premiado é um segmento de destaque, afinal, mostra que você gosta de participar de competições e estar sempre entre os melhores.

Neste caso, nem precisa ser somente o primeiro lugar, mas uma prateleira de prêmios ou fotos no site podem gerar esse tipo de autoridade.

Aqui o objetivo é conseguir autoridade através das conquistas ou indicação para elas. O consumidor gosta de ver que o local que ele está pensando em comprar é um local premiado.

Qualquer prêmio no assunto trará esse renome. Um médico mostra em seu consultório o número de corações que ele transplantou. Uma empresa de resistência de imersão pode divulgar quantos clientes foram atendidos e estão satisfeitos.

Além de premiações e indicações, a mídia também é uma forma muito positiva de gerar autoridade no segmento. Reportagens e participações em programas de televisão ou internet mostram que aquele profissional é relevante e tem conhecimento.

Ter contatos de assessores e tentar vender pautas de ações do escritório, consultório ou comércio podem levar os clientes a ficarem curiosos quanto ao trabalho daquela pessoa. Você pode fazer a impressão em madeira das matérias ou deixar destacado no site.

Apenas tenha cuidado e tente ser o mais profissional possível. Entrar em mídias enviesadas ou dar comentários pessoais podem causar o efeito contrário e as pessoas podem perder o conceito positivo pelo segmento por uma opinião que não venham a concordar.

Autoridade no Marketing Digital

No marketing digital existem algumas formas de destacar essa autoridade. E nesse tipo de estratégia ela terá pontos de influência importantes sobre o cliente. Sendo os principais pontos:

  • Influência na experiência do cliente com a marca;
  • Influência no primeiro contato feito pelo cliente ou empresa;
  • Influência no impacto das vendas e geração de leads;
  • Influência no preço que a ser cobrado.

A experiência que o cliente tem no momento da compra é totalmente diferente quando ele sabe que ali existe um negócio com experiência no mercado, mas a funcionalidade do site e a forma como o produto chegam até o consumidor são tão importantes quanto.

É comum em segmentos de venda de produtos não terem tanto engajamento nas redes ou blogs que ajudam na construção dessa autoridade.

Então, é interessante investir em como as vendas são realizadas e entregues até o cliente. O segmento pode ser pioneiro na venda de um calandra de chapas, o foco deverá ser na venda deste produto. Seja o melhor no que está se propondo a vender.

Empresas que cumprem com seu dever de vender e entregar também constroem uma relação de autoridade com o cliente. Se acontecer algum problema e ele for resolvido rapidamente, o cliente se sentirá único.

Geração de leads e tráfego orgânico

Em um blog, por exemplo, o segmento pode falar de diversos assuntos, além de se aproveitar de tags em alta para divulgar sua marca. Uma empresa de mecânica pode falar um dia de tornos mecânicos e no outro sobre construção de calandra de chapas.

Por isso, a importância de ter um blog, lá o conteúdo é escolhido por você, além de possibilitar aos poucos a conversão dos leads que passarão a consumir o produto e defendê-lo. Os blogs também são responsáveis pelo crescimento do tráfego orgânico.

Lembre-se, tráfego orgânico são todos acessos ao site que foram obtidos sem a necessidade da realização de anúncios e vindos dos mecanismos de pesquisa como Google, Bing, Yahoo e outros.

Impacto no preço

Da mesma forma que pessoas pagam mais caro para ter algo de uma marca famosa, também pagam por serviços renomados. É do interesse delas conhecerem os melhores.

Por isso, a autoridade de um empreendimento impacta também na vontade do consumidor de pagar o valor requisitado. Todo mundo conhece alguém que pagou mais caro em um determinado produto somente por ser de uma marca específica, é o mesmo caso.

O segmento poderá vender até um filtro ciclone por um preço alto, caso a influência sobre o consumidor seja grande ao ponto dele acreditar que o produto vale o preço.

Considerações finais

A autoridade de um segmento pode ser explorada de diversas formas. Ela gera diversos aspectos positivos na divulgação do empreendimento. Isso influencia diretamente na conquista dos novos clientes e defensores da marca.

A estrutura para construção de da autoridade pode ser feita como uma tenda piramidal, ou seja, com 3 (três) apoios. Certificação, experiência e qualidade. Esses três pontos são necessários.

Experiência para lidar com diversas situações e propor soluções rápidas, criativas que gerem boa experiência no processo de compra.

Certificação ou premiações para que o cliente se sinta seguro ao estar comprando com seu negócio. Desta forma, ele irá adquirir o produto por meio da influência que essas conquistas trazem.

Por fim, a qualidade. É imprescindível que o foco de todo produto e serviço dever ser na qualidade, pois o capricho gerará a determinação necessária para estruturar um bom serviço ou produto a ser vendido, independentemente do segmento.

Não esqueça de investir nos segmentos digitais para divulgação de todas essas estratégias. Trabalhe bastante e tenha paciência, como vimos a autoridade é gerada ao longo do tempo, você precisa conquistá-la.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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