Sexta, 29 Março 2024

Desenvolver o hábito da leitura é um desejo em muitas famílias. Táticas podem melhor relação das crianças com os livros

Um desejo de muitas famílias é educar crianças com o hábito da leitura. Isso não é algo simples, já que muitos adultos não foram orientados a ler. Nesse sentido, a ausência de livros pode se tornar um ciclo vicioso. Para quebrar esse cenário, é preciso um esforço coletivo em prol do objetivo de inserir cada vez mais livros na rotina dos jovens.

ben-mullins-5QTQz-oYk1A-unsplash.jpg

Foto: Ben Muslins/Unsplash

Além disso, não se pode esquecer a oferta tecnológica que acontece atualmente. As crianças são envolvidas por plataformas diversas, que vão do videogame ao tablet, passando por sites de música, filmes e redes sociais, como Instagram, Facebook e o próprio Whatsapp. A concorrência é pesada, mas é possível introduzir os livros na vida das crianças e tornar esse momento algo especial.

Especialistas não discutem a importância da leitura na idade infantil. "A leitura é uma atividade muito atraente porque apresenta ao interlocutor os diferentes mundos linguísticos possíveis. Devemos ler para as crianças não só porque elas ainda não são leitoras autônomas mas também porque a linguagem dos livros é diferente da que se produz em uma conversação - ela tem maior densidade lexical e diversidade de construções", afirmou Ana Teberosky, psicóloga e psicopedagoga, especialista em Psicologia da Educação e catedrática da Universidade de Barcelona, na Espanha, ao site Nova Escola.

Ela complementa dizendo que a leitura infantil depende de uma série de fatores e que os pais devem estar atentos, como a escolha do livro. "Para uma boa leitura, alguns questionamentos são fundamentais: qual livro será lido, como e em quais condições. O Brasil conta com uma produção incrivelmente boa, de muitos autores. Existem obras indicadas para determinadas faixas etárias e essas referências precisam ser levadas em conta. Vale também organizar o ambiente, que tem de ser confortável. Esse momento é fundamental para o aprendizado e o desenvolvimento das crianças, tanto do ponto de vista cognitivo como linguístico", afirma a especialista.

As dicas de Ana Teberosky certamente ajudam os pais ou gestores familiares, assim como a adesão a um clube do livro infantil. Os clubes do livro possibilitam que as crianças recebam obras indicadas para cada idade. Os autores são selecionados por uma equipe de especialistas, entre psicólogos, pedagogos e educadores, para que cada jovem possa ler algo apropriado para o seu desenvolvimento educacional.

O clube do livro também é uma forma eficaz de fazer com que a leitura se torne algo comum a toda família. Como afirmou Teberosky, os pais ou cuidadores precisam estar envolvidos na leitura. Quando você lê com crianças, elas absorvem tudo: vocabulário, conceitos, cores, formas, animais, sentimentos, valores e todos os tipos de informações úteis sobre como o mundo funciona.

Outro fator importantíssimo é o ambiente em que a leitura é feita. Certifique-se de que a atmosfera seja tranquila. Para quem quer ler à noite, escolha obras que possam deixar a criança relaxada, pronta para dormir sem sobressaltos. Mas uma coisa importante: a leitura pode e deve ocorrer também ao longo do dia, com a introdução de histórias mais agitadas e divertidas. O importante é criar uma conexão que possibilita à criança uma viagem pela narrativa apresentada.

Com o tempo, seu filho começará a desenvolver o próprio gosto para escolher os livros que mais gosta. Respeitar esse gosto é parte fundamental do processo de apropriação da leitura. Às vezes, o adulto pode não ficar tão animado com histórias sobre fadas ou caminhões falantes, mas seu filho pode estar. Incentive as crianças a expressarem o que gostam em suas obras e os ajude a aprimorar suas preferências.

Isso nos leva a outra dica importante. Incentive seu filho a construir uma coleção pessoal de livros. As crianças adoram colecionar. Faça da coleção de livros do seu filho um ponto de orgulho e identidade pessoal, como uma estante decorada. Deixe o lugar com a cara da criança. Isso certamente será carregado para a vida adulta.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome