Sexta, 29 Março 2024

Como está a logística da sua empresa ou do local onde você trabalha? Muitos gestores convivem com diversos tipos de materiais e acabam encontrando dificuldades para gerenciar o estoque, armazenamento e principalmente o transporte das mercadorias. A gestão de frotas é uma solução, porém, qual a melhor alternativa: terceirizar ou montar uma própria?

O que é gestão de frotas?

A gestão de frotas é responsável pelo controle de todos os veículos da empresa. O profissional responsável monitora as atividades, os trabalhadores, gastos e todas as ações relacionadas com os veículos. Através dela é possível reduzir custos, evitar acidentes e aumentar a produtividade dos serviços executados.

Gestão de frota própria ou terceirizada?

Existem vantagens e desvantagens em ambas as opções de frotas. As características variam de acordo com o perfil da empresa e o modelo de negócio empregado. Confira abaixo um pouco de cada uma delas:

Gestão de frota própria

Ter uma gestão de frota própria possibilita mais controle de todas as operações envolvidas. Com isso, o trabalho se torna independente e é executado com mais agilidade. A empresa é responsável por controlar todos os aspectos relacionados aos veículos, desde os operacionais como as manutenções até o planejamento e mensuração de resultados.

Essas atividades facilitam o planejamento e a tomada de decisões, principalmente em casos emergenciais. Isso possibilita a execução de serviços de qualidade e pontualidade, além do acompanhamento constante e o contato direto com o cliente. Ter uma gestão de frotas própria oferece as seguintes vantagens:

– Controle total da frota;

– Veículos próprios da empresa;

– Agilidade na tomada de decisões;

– Resolução de problemas em tempo hábil;

– Motoristas próprios da empresa;

– Proximidade com os clientes, etc.

Ter uma gestão de frotas própria gera diversos custos. A empresa é responsável pelos salários dos trabalhadores, manutenções, seguros, licenças, treinamentos e outros gastos com o setor. Para montar uma frota própria é preciso possuir um valor de investimento disponível e um estudo sobre a real necessidade de implantação no momento.

Gestão de frotas terceirizada

Existem duas formas de ter uma frota terceirizada. Ela pode ser somente dos veículos ou incluindo os motoristas. Assim como a frota própria, esse modelo de trabalho também possibilita o controle de alguns fatores, como escalas e custos de transporte. Nesse modelo de serviço, os custos são previsíveis, já que tudo é definido em contrato assinado com a empresa responsável.

A frota terceirizada apresenta as seguintes vantagens:

– Baixo custo de manutenção;

– Menor investimento inicial;

– Previsão dos custos operacionais;

– Resolução de problemas externamente, etc.

Por outro lado, a gestão de frotas terceirizada descentraliza o poder de decisão do gestor. Os processos de mudanças se tornam mais burocráticos e as resoluções, por parte do cliente, se tornam menores. Nos casos de terceirização da frota com os motoristas, o monitoramento deve ser constante e a atenção com manutenções redobradas. Qualquer problema é o nome da sua empresa que está em jogo.

Qual a melhor opção?

Ambos os modelos possuem benefícios para as empresas. Porém, a necessidade real deve ser analisada antes de escolher qual o tipo de gestão de frotas deseja implementar. Se o objetivo é manter uma estrutura mais enxuta, ter uma carga de controle menor e reduzir os custos, a terceirização é uma ótima opção.

Mas, se a empresa busca um controle maior, mais autonomia nas decisões e um processo de definições de estratégias mais simplificado, a frota própria é a melhor alternativa. Analise as duas opções, faça uma lista com as reais necessidades e os principais objetivos pretendidos com o serviço. Isso irá propiciar uma visão melhor para a escolha das alternativas.

A gestão de frotas é uma solução eficiente para as empresas. Tanto a terceirizada quanto a própria, oferecem soluções e melhorias no trabalho.

No mercado hoje tem grandes empresas que podem lhe ajudar na gestão de frotas da sua empresa. A Declatrack hoje é a grande referência no setor. Se precisar de ajuda, pode entrar no site www.declatrack.com.br e solicitar a ajuda de um consultor. 

#Declatrack

#RastreamentoVeicular

#TaTranquiloTaRastreado

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome