Quinta, 18 Abril 2024

O Polo Petroquímico de Capuava, um dos maiores parques industriais do País, tem forte influência no desenvolvimento econômico e social de Mauá, que completa 62 anos de emancipação nesta quinta-feira, 8 de dezembro. Atualmente 14 indústrias compõem o Polo, das quais companhias como Air Liquide, AkzoNobel, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Oxiteno, quantiQ e Vitopel estão localizadas no município.

“Dentro da cadeia produtiva do setor químico no ABC, o Polo Petroquímico contribui fortemente para o desenvolvimento econômico e social da região, com grande impacto direto em geração de emprego e renda e arrecadação tributária nos municípios de Mauá e Santo André”, avalia Claudemir Peres, presidente do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC).

Em 2014, o Polo Petroquímico apresentou R$ 8,6 bilhões de faturamento, R$ 2,2 bilhões de Valor Adicionado Fiscal e 10 mil empregos formais, sendo 2.500 diretos e 7.500 indiretos, segundo estudo realizado pela consultoria especializada MaxiQuim. Do processamento de produtos como eteno, propeno e polipropileno, provém parcela significativa dos impostos recolhidos, sendo 66% da arrecadação de Mauá e 36% da arrecadação de Santo André, ambos em ICMS.

Com foco em promover o desenvolvimento sustentável da região, o COFIP ABC atua como articulador de ações compartilhadas entre as empresas e interlocutor do setor industrial com seus principais públicos de interesse. “A entidade acredita que a produção industrial gera riqueza, arrecadação tributária, emprego e renda em um círculo virtuoso que beneficia todos: empresas, trabalhadores, cidadãos e municípios do ABC”, afirma Peres.

Inaugurado em 1972, o Polo é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome