Quinta, 28 Março 2024

A partir de reunião deliberativa com representantes de sindicatos ligados à Federação Nacional dos Portuários (FNP), a categoria dos trabalhadores nos portos brasileiros entrou em estado de greve. O anúncio pressiona o presidente Michel Temer (MDB), que há duas décadas mina a eficiência da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) com indicações políticas inexplicáveis, em detrimento à escolha de profissionais técnicos para compor a direção do Porto de Santos, o mais importante do País. Caso a paralisação das atividades não seja evitada, o desgaste de Temer com a greve dos caminhoneiros irá se agravar junto à sociedade. Ele vem batendo sucessivos recordes de presidente mais impopular da história brasileira.

O presidente da FNP, Eduardo Guterra, declarou ao Portogente que as companhias docas estão recebendo sucessivos ataques, ressaltando recentes demissões, acordos coletivos irregulares e o aumento substancial da contribuição do Portus para os trabalhadores. Para a Federação, há quatro pontos a combater: a privatização dos portos públicos, as demissões de trabalhadores e sindicalistas, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2018 - que ainda está em aberto - e uma possível liquidação do Portus, o instituto de seguridade social da categoria.

Leia também
* Temer, demissões, indicações políticas e o Porto de Santos
* Crise entre Libra e Codesp pode incriminar Temer
* Portus: assunto para Temer
* Temer: despreparo, incompetência, confusão

A administração portuária no Brasil tem sido dilapidada desde sempre, com a indicação política de diretores sem qualificação para os cargos que ocupam. Essas cadeiras não passam de moeda política de negociação entre os caciques dos principais partidos do País. Não há, também, uma definição clara sobre como essas companhias devem ser geridas. Os métodos de trabalho variam de acordo com o pensamento das pessoas que estão momentaneamente na administração, causando grande insegurança jurídica e afugentando investimentos essenciais para o aprimoramento da infraestrutura da movimentação de cargas no Brasil.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto